sexta-feira, 28 de março de 2014

Primeira biografia autorizada de Messi diz que R10 era um 'pai' para o craque

Autor do livro, lançado somente na Espanha, conta que Ronaldinho protegeu o argentino em seu início de carreira no Barcelona


Por Madri, Espanha



Livros que contam a história de Lionel Messi não faltam nas livrarias de todo o mundo, mas a primeira biografia autorizada do craque só foi lançada agora na Espanha e, por enquanto, não tem previsão para chegar ao Brasil. São 600 páginas sobre a vida do jogador argentino, que chegou um menino no Barcelona e se tornou o número 1 do mundo (aos 26 anos, acumula quatro prêmios da Fifa). As páginas que contam esse começo no clube catalão também destacam um brasileiro: Ronaldinho Gaúcho, atualmente no Atlético-MG. Segundo a biografia, R10 era considerado um pai por Messi na época em que os dois jogaram juntos (assista ao vídeo).

- Imagina quando o Ronaldinho era o melhor do mundo (levou o prêmio em 2004 e 2005). Alguns psicólogos esportivos dizem que, neste momento, a estrela tem duas opções: ou "mata" o adversário ou protege. Ronaldinho resolveu protegê-lo - contou Guillem Balagué, autor da biografia, ao comentar o trecho em que destaca a relação de Messi com o craque brasileiro.

Guillem Balagué, autor da biografia de Messi (Foto: Reprodução SporTV)
Guillem Balagué compara estilo da 
biografia de Messi a uma novela 
(Foto: Reprodução SporTV)

Para o escritor, o fato de ser uma biografia autorizada já dá ao livro uma grande importância - a quantidade de livros não autorizados chegou a irritar a família do jogador, especialmente por conter fatos que não seriam verdadeiros. Outro diferencial, segundo ele, é a forma escolhida para contar a trajetória do craque do Barcelona. Balagué comparou o livro a uma novela.
- Primeiro, é um livro autorizado.  Segundo, pode ser como uma novela. Gosto muito de novela desde sempre e tento fazer como uma literatura essa biografia - explicou.

Primeiro treinador de Messi no Barcelona, Xavi Llorens compareceu ao lançamento e disse que o argentino chamou atenção desde que chegou.

- Quando Leo chegou para jogar comigo, com 13 anos, vi que era um jogador muito diferente do resto. Ele é o melhor atualmente e um dos melhores de toda a história. Tem tantos ótimos: Pelé, Maradona, Cruyff, Beckenbauer, tantos. Mas entre os três melhores estão Maradona e Messi - considerou.

O brasileiro Neymar também ganhou elogios do primeiro treinador de Messi.

- É um jogador muito bom, que num futuro muito breve será o melhor jogador do mundo - afirmou.

Biografia autorizada de Lionel Messi (Foto: Reprodução SporTV)
Biografia de Messi foi lançada na 
Espanha, mas não tem data para 
chegar ao Brasil (Reprodução SporTV)


saiba mais

Nenhum comentário: