sexta-feira, 28 de março de 2014

Inesquecível: Zidane perde a cabeça e ‘encontra’ o peito de Materazzi

Na última partida da sua carreira, craque francês abre placar na decisão da Copa de 2006, mas é expulso por cabeçada em rival e vê Itália conquistar tetra nos pênaltis


Por Rio de Janeiro



header inesquecível (Foto: arte esporte)



 Em uma Copa do Mundo decidida nos pênaltis, uma cabeçada foi o lance mais marcante. A careca de Zinedine Zidane, que havia ajudado a dar o título à França em 1998, novamente foi decisiva em 9 de julho de 2006, em Berlim. Aos 5 minutos do segundo tempo da prorrogação, Marco Materazzi provocou, Zizou perdeu a cabeça e “encontrou” o peito do italiano. Na última partida de sua carreira, o craque francês foi expulso pela agressão ao zagueiro adversário, e a Itália acabou tetracampeã mundial na Alemanha.

Zidane e Materazzi foram os principais personagens do jogo, alternando momentos de protagonismo e antagonismo. O zagueiro italiano fez pênalti em Malouda. Na cobrança, o camisa 10 deu uma cavadinha que ainda bateu no travessão antes de abrir o placar para a França logo aos 7 minutos de jogo.

Contagem regressiva: faltam 76 dias para o início da Copa do Mundo
 Materazzi apareceu de novo, 12 minutos depois, na primeira cabeçada importante da partida. Subiu mais alto que a marcação francesa e empatou o duelo que seguiu assim até o fim da prorrogação.

Copa do Mundo 2006 - Materazzi (Foto: Agência Reuters)
A cena histórica: Zidane dá cabeçada 
em Materazzi e é expulso na final da 
Copa de 2006 (Foto: Agência Reuters)


Faltando 10 minutos para o fim da prorrogação, os dois voltaram a aparecer. Em uma jogada na área da Itália, Marco Materazzi agarrou o francês, que reclamou. O italiano, então, provocou e xingou a irmã do camisa 10. Zidane se virou e deu a famosa cabeçada no peito do zagueiro, que caiu no chão e ficou se contorcendo. O craque recebeu o cartão vermelho e foi para o vestiário.
Nos pênaltis, Trezeguet acertou o travessão e Fabio Grosso mandou para a rede a bola decisiva que definiu o tetra da Itália. Apesar da expulsão e do vice-campeonato, Zinedine Zidane ainda ganhou o prêmio Bola de Ouro, oferecido pela Fifa ao melhor jogador da Copa.


saiba mais

Nenhum comentário: