sexta-feira, 28 de março de 2014

Nadal reage, bate Raonic de virada e vai pegar Berdych na semi em Miami

Touro Miúra perde set pela primeira vez para canadense, mas mantém invencibilidade contra adversário. Espanhol volta à quadra já nesta sexta


Por Miami, EUA


Foi uma noite de alguns fatos inéditos para Rafael Nadal. Diante de Milos Raonic, nas quartas de final do Masters 1.000 de Miami, o Touro Miúra (apelido de Nadal) foi quebrado pela primeira vez no torneio deste ano e também perdeu de forma inédita um set para o canadense em toda a carreira. De corriqueiro só mais uma derrota do 12º do ranking da ATP para o número 1 do mundo. No duelo desta quinta-feira, o quinto entre os tenistas, o espanhol manteve a invencibilidade, levou a melhor por 2 sets a 1 (4/6, 6/2 e 6/4) e se classificou para as semifinais do evento disputado na ilha de Key Biscayne, na Flórida.

tenis rafael nadal miami (Foto: EFE)
Três vezes vice-campeão em Miami, 
Nadal segue em busca do título 
inédito (Foto: EFE)

O tcheco Tomas Berdych será o adversário de Nadal na semifinal, que será disputada nesta sexta-feira, às 20h (de Brasília). O 7º do ranking não vence o Touro Miúra desde 2006 e tem apenas três vitórias em 20 confrontos com o espanhol, cujas melhores campanhas em Miami foram três vice-campeonatos, em 2005, 2008 e 2011. Berdych derrotou nesta quinta o ucraniano Alexandr Dolgopolov (23º) em sets diretos, mas pelas disputadas parciais de 6/4 e 7/6(3).

A outra semifinal envolve o sérvio Novak Djokovic (2º) de um lado e o japonês Kei Nishikori (21º), algoz do suíço Roger Federer, do outro. O duelo acontece também na sexta, às 16h (de Brasília). O SporTV2 transmite ao vivo as duas partidas.


O jogo
A todo tempo Nadal tentava combater o poderoso saque de Raonic, que alcançava velocidades próximas de 230 km/h. O problema era que o canadense estava muito bem no fundamento. Nos dois primeiros games de saque, pontuou em todas as vezes que acertou o primeiro serviço. Porém, nenhuma em cima do segundo. Foi principalmente por causa de erros de Raonic que o Touro Miúra teve três chances de quebra no primeiro set e as desperdiçou com um misto do bom saque do rival com falhas próprias.

O equilíbrio seguiu até o nono game. Com 5/4 de frente, Raonic ficou a dois pontos de fechar o set. Nadal conseguiu levar o game de serviço ao 40-40, mas o canadense, com inteligência na deixada de bate-pronto, chegou ao set point. Num game em que cometera a primeira dupla falta no jogo, o número 1 do mundo adicionou mais uma nas estatísticas e perdeu, pela primeira vez em toda a carreira profissional, uma parcial para o canadense.

Apesar da vantagem, Raonic entrou mal no segundo set. Devolveu o presente do set anterior e também perdeu o game de saque com uma dupla falta. Outra dupla falta manteve o canadense ainda sem faturar games na parcial, e Nadal em seguida fez 4/0. Para enfim tirar o zero do marcador, Raonic suou e teve até que salvar break point, valendo-se bastante do saque forte. O canadense melhorou a partir de então e teve a chance de devolver uma das quebras já no sexto game. Com muita potência nos golpes de direita, exigiu muito de Nadal na defesa, mas desperdiçou o break point com um inside-out na rede. Raonic conseguiu apenas confirmar o serviço mais uma vez antes de ver o líder do ranking empatar a partida.

Raonic retomou a concentração e exibiu, no terceiro set, um tênis mais próximo do que havia apresentado no primeiro. E logo no primeiro game, Nadal não aproveitou a chance de quebra que teve. Bem distante da linha de base, o Miúra também pecava com devoluções de saque muito curtas. Para intensa vibração do número 1 do mundo, Raonic falhou no sétimo game. Com dois ataques na rede após troca de bolas, o canadense deu a quebra para Nadal. O espanhol então confirmou o serviço e ficou a um game da classificação, que veio no game de saque seguinte dele na partida.

Confira a programação do Masters 1.000 de Miami (horários de Brasília):

Sexta-feira, dia 28
16h - Kei Nishikori (JAP) x Novak Djokovic (SER)
20h - Rafael Nadal (ESP) x Tomas Berdych (TCH)


Domingo, dia 30
15h30m - Final



FONTE
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/03/nadal-reage-bate-raonic-de-virada-e-vai-pegar-berdych-na-semi-em-miami.html

Nenhum comentário: