segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Josi desembarca em Sochi, e técnico afirma: 'Decisão foi dela e da Lais'

Sochi 2014 sochi 2014 

Abalada, atleta do esqui chega à sede dos Jogos de Inverno prometendo homenagear a amiga, internada desde grave acidente: 'Está bem difícil controlar a emoção'

Por Sochi, Rússia

Nos olhos, a emoção era visível. Josi Santos desembarcou em Sochi na noite desta segunda-feira (horário local) dividida pela alegria de pisar em solo olímpico pela primeira vez na carreira enquanto sua companheira de treinos, Lais Souza, está internada em estado gravíssimo nos Estados Unidos. Com a voz embargada, Josi concedeu breve entrevista no aeroporto russo e deixou claro que sua participação nas Olimpíadas de Inverno é uma homenagem à Lais. O treinador Ryan Snow foi além, e revelou que a decisão do embarque de Josi foi incentivada pela amiga na Unidade de Terapia Intensiva neurológica da Universidade de Utah.

- Foi uma decisão dela (Josi), mas também da Lais. Elas tiveram uma conversa no hospital. Lais foi extremamente forte, fazendo piadas e desejando força. É inacreditavelmente duro, mas é parte de ser técnico. Eu nunca tinha tido que viver isso, mas eu conheço outros técnicos e tenho mentores que têm me ajudado, ajudado a manter separado, a colocar Josi de volta no rumo e o foco de todo mundo de volta. - disse Snow, dizendo que Lais consegue mexer os lábios.

Josi Santos (Foto: Helena Rebello) 
Abalada, Josi quer se concentrar nos treinos em 
Sochi (Foto: Helena Rebello)

Ex-ginasta, Josi fará sua primeira participação olímpica. Assim como Lais, ela participou das seletivas promovidas pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) no início de junho de 2013, em São Roque, interior de São Paulo. Aprovadas, as duas atletas fizeram diversos campings de treinamento em pista artificial, no Brasil, e na neve, na Finlândia e nos Estados Unidos.

As duas estrearam em competições na Finlândia e depois disputaram etapas da Copa América – em que Lais conquistou duas medalhas de bronze. Classificadas para disputar a Copa do Mundo, as duas saltaram nas etapas de Deer Valley e Lake Placid, nos EUA, e Val St. Come, no Canadá. Com a pontuação obtida, ambas entraram na lista de atletas reservas para Sochi. Com desistências de Canadá, Estados Unidos e Belarus, elas conquistaram a vaga olímpica. A esta altura, porém, Lais já não possuía condições médicas.

- Eu estou vindo para cá em homenagem a ela. Por tudo que a gente fez durante estes sete meses treinando junto com o Ryan. Não dá para abandonar assim de uma hora para a outra porque foi muito árduo, a gente estava muito junto. Então estou vindo para cá por causa dela e para representar nosso país. A gente já tinha um bom tempo de treinamento para poder vir para cá. Está bem difícil controlar a emoção, mas vou tentar dar o meu melhor. Gostaria de não entrar muito em detalhes. Eu estou muito abalada com tudo que aconteceu e quero focar nos meus treinos. Se vocês conseguirem me respeitar, vou agradecer. - concluiu, emocionada.

josi santos desembarque sochi (Foto: Helena Rebello) 
Josi chega a Sochi, onde vai competir no esqui 
aéreo (Foto: Helena Rebello)

 Josi será acompanhada por uma equipe de psicólogos e terá também que lidar com problemas físicos. A paulista está com os ligamentos dos dois joelhos lesionados e vai competir no sacrifício. Diante de tamanho esforço e do abalo emocional da brasileira, Ryan Snow tem batido na tecla de que Josi merece estar em Sochi. É a forma que ele encontra para animá-la.

 - Ela tem ficado realmente preocupada com Lais e com o acidente, mas tenho tentado fazê-la entender que está ok ela ficar orgulhosa com suas próprias conquistas e com o fato de que ela ter se classificado para as Olimpíadas. Ela fez isso sozinha, assim como Lais fez. Esta ok ela ser um pouco egoísta (em ir a Sochi e nos EUA). Ela pode ter todos esses sentimentos pela Lais, mas ela também tem um trabalho. Checamos toda precaução e nos certificamos de que ela estava pronta para vir para cá antes de viajarmos. Fomos esquiar alguns dias, saltamos alguns dias, e ela foi muito bem.

Relembre o acidente 
Na expectativa de uma realocação de vagas para obter a classificação olímpica para Sochi, Josi e Lais Souza estavam treinando em Salt Lake City. No dia 28 de janeiro, enquanto esquiavam com o técnico Ryan Snow em pista livre, sem saltar, Lais se chocou contra uma árvore e sofreu um trauma na vértebra C3 da coluna. Desde então, a ex-ginasta está internada em estado grave em no hospital de Utah. O médico Antônio Marttos Jr. informou neste sábado que a atleta apresentou melhora na fala, e já consegue dizer algumas palavras. Um tubo mais fino foi colocado na traqueia da ex-ginasta, fazendo com que o ar passe mais facilmente pelas cordas vocais, e já é possível compreender algumas coisas que ela fala. 


saiba mais
 
A migração de atletas da ginástica para o evento de Aéreos do Esqui estilo livre é bastante comum, já que a modalidade exige mais técnicas de salto do que habilidades com o esqui propriamente. A apresentação consiste basicamente na descida de uma rampa, seguida de saltos acrobáticos, que são avaliados de acordo com grau de dificuldade, altura, distância, precisão e execução. A nota de cada salto é dividida em três quesitos: ar, aterrissagem e forma. O atleta apresenta dois saltos nas eliminatórias e mais dois na final.

Nenhum comentário: