segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Britânico surfa mar gigante e ameaça Burle: 'Grande, assustador e perigoso'

Andrew Cotton pega onda de cerca de 80 pés em Portugal. Após encarar o 'paredão',  surfista de 34 anos concorre ao XXL, o 'Oscar' das ondas grandes. Assista ao vídeo!

Por Nazaré, Portugal

A Praia do Norte, em Nazaré, entrou definitivamente para o mapa do surfe mundial. Após o havaiano Garret McNamara e o brasileiro Carlos Burle pegarem ondas gigantes, foi a vez do britânico Andrew Cotton encarar um paredão de cerca de 78 a 80 pés (em torno de 24m) no pico português. Apesar de não ter chegado à base da onda, o surfista de 34 anos desceu boa parte dela, ameaçando Carlos Burle na disputa do XXL, o "Oscar das ondas grandes". Especialistas apontam a ondulação como uma das maiores já surfadas na história. No entanto, ainda não houve uma medição oficial. Cotton agradeceu pelo apoio da equipe que o acompanhou em Portugal, em especial, a G-Mac, uma de suas maiores inspirações no esporte.

Confira a onda de Andrew Cotton e compare com a de Carlos Burle

Andrew Cotton onda gigante surfe (Foto: AP) 
Andrew Cotton surfou onda gigante na Praia do 
Norte, em Portugal, e pode ter quebrado o 
recorde (Foto: AP)

- Nazaré estava muito grande, assustador e perigoso. Apenas algumas ondas foram surfadas. Muito obrigado Garrett McNamara por me colocar de novo no lugar perfeito. Você (McNamara) é uma inspiração para mim. Obrigado também ao Hugo Vau, que me deixou completamente seguro. E queria agradecer a toda a equipe de Nazaré, que tornou tudo possível. Eu me sinto muito sortudo. Estou vivendo um sonho - disse o big rider britânico no Facebook.

Antes de surfar a onda, Cotton ligou para a sua mulher para avisá-la sobre as condições do mar, algo que não fazia há 10 anos. Pai de dois filhos, o britânico contou que nunca havia surfado uma onda de tamanha proporção e entrou em pânico ao perceber que estava sendo puxado pelo "tsunami". Centenas de pessoas se deslocaram à Praia do Norte na expectativa de ver McNamara realizar outra proeza no paraíso das ondas grandes. Mas o dia era do britânico, que se aproveitou das condições climáticas e geológicas do lugar para dar o seu show.


saiba mais

O Canhão de Nazaré, ou Cana da Nazaré, é um desfiladeiro submarino de origem tectônica situado ao largo da costa de Nazaré, que começa a se definir a cerca de 500 metros do litoral. Considerado por muitos o maior da Europa, o cânion separa a costa da Península Ibérica na direção leste-oeste desde a plataforma continental, numa extensão de 211km - a partir de 50 metros de profundidade até a planície abissal ibérica, onde atinge profundidades de cinco mil metros.

No Canhão, as ondas viajam a uma velocidade maior por conta da falha de Nazaré-Pombal e chegam à costa praticamente sem perder energia, formando grandes dimensões, ao contrário do restante do país. Um ambiente ideal para a prática mais radical do surfe.

Andrew Cotton onda gigante surfe (Foto: AP) 
Andrew Cotton desce paredão de 80 pés, 
enquanto é observado de longe por 
fotógrafos e curiosos (Foto: AP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2014/02/britanico-surfa-mar-gigante-e-ameaca-burle-grande-assustador-e-perigoso.html

Nenhum comentário: