segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Barcelona do Rio ignora briga política e homenageia Espanha em uniforme

Marketing do clube que joga a Terceira Divisão do Rio elabora camisa que é a bandeira do país por inteiro. 'O esporte não vive no meio da crise', diz presidente

Por Tébaro SchmidtCabo Frio, RJ

Só o nome não basta. O Barcelona carioca decidiu, este ano, literalmente se vestir de Espanha. Aproveitando o clima de Copa do Mundo e ignorando um conflito histórico que envolve a Catalunha - de onde se origina o Barcelona "original" -, o marketing do clube que disputa a Série C do Campeonato Carioca vai usar um uniforme que é por inteiro a bandeira do país. O projeto da terceira camisa já foi encaminhado para a confecção, e as primeiras peças devem sair dentro de 20 dias.

Uniforme do Barcelona carioca que faz homenagem à Espanha (Foto: Rogério Nunes/Arquivo Pessoal) 
Projeto do uniforme do Barcelona carioca que faz 
homenagem à Espanha (Foto: Rogério 
Nunes/Arquivo Pessoal)

- A gente já tinha considerado essa briga, mas pensamos que o esporte não vive no meio da crise. É feito justamente para tirar esse clima de guerra. Em termos de desportividade, mesmo tendo essa briga política, a origem (do clube) é a Espanha. Mesmo querendo se separar, eles são espanhóis. Os jogadores vão vestir a camisa da Espanha - argumentou Augusto Vieira, presidente da equipe.

A ideia do clube, segundo o presidente Augusto Vieira, é justamente homenagear o país que abriga o clube catalão, que, por sua vez, originou o nome da pequena equipe do Rio de Janeiro, fundada em 1999. A camisa de goleiro será parecida com aquela usada por Casillas na última Copa do Mundo, que teve a Espanha como campeã.

Barcelona carioca foi goleado pelo Barra da Tijuca (Foto: Divulgação Barra da Tijuca)Barcelona em ação contra o Barra da Tijuca pela Série C do Rio (Foto: Divulgação Barra da Tijuca)
- Como a origem do nosso nome vem do Barcelona da Espanha, a gente achou bacana, nesse clima de Copa do Mundo, fazer um material em homenagem à Espanha. Mas não deixamos de ser brasileiros e de torcer pela Seleção por conta disso. Apenas estamos fazendo uma homenagem ao país que inspirou o nosso clube - explica o presidente.

Quem projetou o novo uniforme foi o designer Rogério Nunes, o criador da camisa do time de fut7 do Madureira, que estampa o rosto de Che Guevara e faz sucesso nacional e internacionalmente, com pedidos de compra de mais de 10 países diferentes.

Entenda o conflito entre Espanha e Catalunha
A Espanha apresenta duas grandes regiões que lutam por independência: os catalães e os bascos. Ambas desejam a formação de seus respectivos Estados Nacionais, com a diferença de que, entre os bascos, existem ações e programas separatistas mais radicais. 
 
A estratégia catalã é tentar através da via institucional a conquista de sua independência e a criação do País da Catalunha, que já tem, inclusive, língua e tradições próprias. Aos 17 minutos e 14 segundos de todos os jogos do Barcelona, a torcida grita pela independência da Catalunha. 

Escolha pelo momento é uma alusão ao ano de 1714, quando um levante separatista catalão foi sufocado pelas tropas da monarquia dos Bourbon, que reinava no país.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2014/02/barcelona-carioca-ignora-briga-politica-e-homenageia-espanha-em-uniforme.html

Nenhum comentário: