segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Cara de título? Chelsea supera City com autoridade fora e aquece briga

Blues fazem grande partida, colocam três bolas na trave e seguram ímpeto do melhor ataque do Inglês. Diferença para o líder Arsenal volta a ficar na casa dos dois pontos

Por Manchester, Inglaterra

 
saiba mais

Pode chegar maio e o Chelsea nada ter conquistado em sua primeira temporada no retorno de José Mourinho. Mas definitivamente não terá sido pelo que aconteceu nesta segunda-feira no City of Manchester. Com absoluta autoridade, os Blues ignoraram o fator casa e derrotaram o Manchester City, por 1 a 0, em jogaço que encerrou a 24ª rodada do Campeonato Inglês.

O dono da melhor defesa da competição venceu com um gol de defensor. O lateral-direito sérvio Ivanovic acertou um petardo aos 32 minutos do primeiro tempo e foi o único a balançar as redes. O Chelsea ainda carimbou a trave em três oportunidades, com Eto'o, Matic e Cahill, embora tenha sofrido enorme pressão dos Citizens e seu ataque mais positivo (68 gols) nos minutos finais.


Ivanovic comemora, Manchester City x Chelsea (Foto: AFP) 
Ivanovic e Matic, ao fundo, festejam o gol da 
vitória importantíssima do Chelsea (Foto: AFP)
 
O resultado confirmou a devolução da liderança ao Arsenal. Com a vitória sobre o Crystal Palace, no domingo, os Gunners chegaram aos 55 pontos, contra 53 do City, segundo, e 53 do Chelsea, terceiro - a vantagem do time de Yaya Touré e companhia está no saldo de gols (41 a 24).

Pelo City, dono de exibição abaixo da média recente, pesaram os desfalques do atacante argentino Sergio Agüero e do volante brasileiro Fernandinho, este último com uma lesão muscular de última hora. No Chelsea, Fernando Torres não estava disponível, mas não fez falta diante da eficiência dos Blues, que tiveram em Hazard uma peça-chave em seus ataques. David Luiz (volante), Willian e Ramires foram titulares, enquanto Oscar entrou apenas nos minutos finais.
Pode isso, Mourinho?

ivanovic chelsea x manchester city (Foto: Getty Images)Ivanovic parece não acreditar no gol (Foto: Getty)
 
A coletiva pré-jogo escancarou mais uma vez a faceta irônica de José Mourinho. Técnico do Chelsea, o português dedicou alguns minutos para reclamar da gastança do Manchester City. Bastava aí um rápido exercício de memória, ou até mesmo um chá de Simancol. Eram justamente os milhões e milhões de Roman Abramovich que deixariam o seu time em vantagem no primeiro tempo no City of Manchester - com generosas doses de treinamentos, é claro.

Porque o Chelsea não é apenas um produto de vitrine, com suas estrelas espalhadas do goleiro até o banco de reservas. Este Chelsea que até então era bastante contestado por suas atuações pouco encantadoras, conseguiu controlar o ímpeto ofensivo daquele que é apontado como o time dono do futebol mais bonito da Europa. Era senso comum: os Blues ignoraram o fator casa e poderiam ter construído vantagem ainda maior que o 1 a 0 na etapa inicial.

Antes de a bola rolar, a proposta de Mourinho já era clara: anular o time de Manuel Pellegrini, em especial o marfinense Yaya Touré, dono do meio-campo dos Citizens na temporada. Mas o Chelsea não apenas fez isso e, sem Oscar - relegado justamente por conta de uma marcação mais eficaz -, conseguiu criar as melhores oportunidades, quase sempre com um endiabrado Hazard.


mourinho fotos torcida do city chelsea x manchester city (Foto: Getty Images) 
Torcedores do City tietam Mourinho antes do 
apito inicial (Foto: Getty Images)

Hazard deita e rola

willian chelsea x manchester city (Foto: AP)Willian disputa a bola com Demichelis (Foto: AP)
 
Foram dos pés do belga que saiu o gol. Aos 31, Ivanovic iniciou a jogada, e Hazard encontrou Ramires no meio da área. Kompany se jogou e conseguiu salvar, mas o próprio Ivanovic acertou um chutaço com a canhota - é destro - no rebote. Indefensável para Joe Hart. Pouco depois, a chance de abrir ótima vantagem: Hazard passou pela marcação de Zabaleta com extrema facilidade e cruzou rasteiro. Eto'o carimbou o travessão. Aos 27, Ramires já havia desperdiçado um chute cara a cara com o goleiro inglês num contra-ataque de quatro contra um.

Sem Agüero e Fernandinho, o City precisou se esforçar para colocar Cech em apuros. David Silva, aos 18 do primeiro tempo, chegou perto, lamentando os poucos centímetros decisivos. Algo semelhante ocorreu com Yaya Touré, aos seis da etapa final, aproveitando escorada de Dzeko.

Mas o Chelsea era melhor - ao menos ameaçava mais o gol adversário. Matic, aos sete, resolveu chutar da intermediária. Acertou a junção de trave e travessão. Cahill, aos 21, carimbou o poste esquerdo em cabeçada pós-escanteio. Os donos da casa demoraram, mas reagiram. Negredo, apagado, saiu para a entrada de Jovetic. A maior mobilidade do montenegrino trouxe novo gás. David Silva, de falta, obrigou Cech a fazer um milagre. Dzeko, aos 29, finalizou perto. Jovetic, nos acréscimos, também ficou no quase. Entre o lá e cá, melhor para a defesa.


david silva chelsea x manchester city (Foto: Reuters) 
David Silva lamenta oportunidade desperdiçada 
pelo Manchester City: derrota pode ser fatal 
na briga pelo título (Reuters)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/02/cara-de-titulo-chelsea-supera-city-com-autoridade-fora-e-aquece-briga.html

Nenhum comentário: