Miúra prega respeito para duelo em que pode conquistar 14º Grand Slam e se igualar a Sampras. Futuro nº 1 da Suíça entra confiante para primeira decisão de Grand Slam
Wawrinka ainda não ganhou um set sequer
contra Nadal no circuito profissional
(Foto: Agência AFP)
Se o retrospecto nos últimos confrontos for mantido, Nadal, apesar de dar de ombros para as estatísticas, já tem motivos para encarar a decisão em Melbourne com bastante otimismo.
Campeão do Aberto da Austrália em 2009 sobre Roger Federer, o Miúra já jogou contra Wawrinka 12 vezes como profissional e ganhou todos os confrontos. Mais do que isso, o espanhol não sabe o que é perder um set sequer para o suíço. No ATP Finals, em novembro do ano passado, Wawrinka chegou perto de encerrar o tabu, mas levou a pior em dois tie-breaks.
- É uma final de Grand Slam, um tipo diferente de partida das outras que joguei contra ele no passado. Ele está jogando melhor do que nunca e se prepara para ganhar de qualquer um hoje em dia. Se eu não jogar o meu melhor tênis, tenho certeza de que ele vencerá três sets contra mim. Não é uma final que penso que vou vencer jogando normalmente. Preciso jogar o meu melhor - garante Nadal, que já não se preocupa mais com a bolha estourada na mão esquerda, como mostrou ao vencer Federer nas semifinais.
Se for campeão, Nadal vai se tornar o homem mais jovem a conquistar 14 Grand Slams, com 27 anos e 237 dias de vida.
Cerca de dez meses mais velho que o número 1 do mundo, Wawrinka está no céu com a segunda trajetória consecutiva incrível que consegue em Grand Slams. Depois de ser semifinalista do US Open no ano passado, o suíço vai encarar Nadal, na final em Melbourne, no mais alto nível de confiança que já teve. Principalmente depois de assegurar o posto de número 1 da Suíça no ranking da ATP que será divulgado na próxima segunda-feira, ultrapassando o compatriota Roger Federer.
- Estou curtindo tudo o que está acontecendo aqui. Sei que estou jogando meu melhor tênis e se estou na final é porque venci Berdych e Novak também, então tenho nível para estar na decisão.
Estou me mexendo bem, estou bem agressivo, sacando bem e sempre encontrando uma solução (dentro dos pontos). É daí que estou tirando minha confiança. Estarei bem fisicamente (para a final) porque tenho dois dias de descanso - afirmou Wawrinka, depois da classificação para a final.
Com a derrota nas semifinais em Melbourne para Nadal, Federer deixará de ser o número 1 da Suíça, posto que ocupa desde janeiro de 2001. Por ter repetido a mesma campanha do ano passado em Melbourne, o ex-líder do ranking mundial permanecerá com os 4.355 pontos que tem atualmente, enquanto Wawrinka já terá 4.910 mesmo se for vice-campeão. O título fará com que o atual número 8 do mundo chegue a 5.710 de pontuação, o que irá elevá-lo à terceira colocação do ranking da ATP.
Futuro número 1 da Suíça, Wawrinka vai se
tornar número 3 do mundo se for campeão
(Foto: Getty Images)
as campanhas de nadal e wawrinka
Rafael Nadal 1 x 0 Bernard Tomic (AUS) - desistência
Rafael Nadal 3 x 0 Thanasi Kokkinakis (AUS)
Rafael nadal 3 x 0 Gael Monfils (FRA)
Rafael Nadal 3 x 0 Kei Nishikori (JPN) - oitavas
Rafael Nadal 3 x 1 Grigor Dimitrov (BUL) - quartas
Rafael Nadal 3 x 0 Roger Federer (SUI) - semifinal
Stanislas Wawrinka (SUI)
Stanislas Wawrinka 1 x 0 Andrey Golubev (CAZ) - desistência
Stanislas Wawrinka 3 x 1 Alejandro Falla (COL)
Stanislas Wawrinka x Vasek Pospisil (CAN) - W.O
Stanislas Wawrinka 3 x 0 Tommy Robredo (ESP) - oitavas
Stanislas Wawrinka 3 x 2 Novak Djokovic (SER) - quartas
Stanislas Wawrinka 3 x 1 Tomas Berdych (CZE) - semifinal
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/sem-clima-de-ja-ganhou-nadal-encara-wawrinka-na-final-na-australia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário