sábado, 25 de janeiro de 2014

Sem clima de 'já ganhou', Nadal encara Wawrinka na final na Austrália

Miúra prega respeito para duelo em que pode conquistar 14º Grand Slam e se igualar a Sampras. Futuro nº 1 da Suíça entra confiante para primeira decisão de Grand Slam

Por Melbourne, Austrália

Apesar das diferenças nos números, a final do Aberto da Austrália promete ser o duelo mais equilibrado entre Rafael Nadal e Stanislas Wawrinka. Enquanto o número 1 do mundo busca o segundo título em Melbourne, em cima de um adversário para o qual nunca perdeu no circuito profissional, e ainda tenta se igualar a Pete Sampras em número de Grand Slams conquistados (14), o atual 8º do ranking vem de duas vitórias sobre Novak Djokovic e Tomas Berdych que o levaram à sua primeira final de Grand Slam da carreira. Em um clima de respeito do espanhol e de confiança do suíço, a partida será realizada neste domingo, às 6h30m (horário de Brasília), com transmissão do GloboEsporte.com em Tempo Real.

Têni ATP Finals Nadal e Wawrinka (Foto: Agência AFP) 
Wawrinka ainda não ganhou um set sequer 
contra Nadal no circuito profissional 
(Foto: Agência AFP)

Se o retrospecto nos últimos confrontos for mantido, Nadal, apesar de dar de ombros para as estatísticas, já tem motivos para encarar a decisão em Melbourne com bastante otimismo. 

Campeão do Aberto da Austrália em 2009 sobre Roger Federer, o Miúra já jogou contra Wawrinka 12 vezes como profissional e ganhou todos os confrontos. Mais do que isso, o espanhol não sabe o que é perder um set sequer para o suíço. No ATP Finals, em novembro do ano passado, Wawrinka chegou perto de encerrar o tabu, mas levou a pior em dois tie-breaks. 

- É uma final de Grand Slam, um tipo diferente de partida das outras que joguei contra ele no passado. Ele está jogando melhor do que nunca e se prepara para ganhar de qualquer um hoje em dia. Se eu não jogar o meu melhor tênis, tenho certeza de que ele vencerá três sets contra mim. Não é uma final que penso que vou vencer jogando normalmente. Preciso jogar o meu melhor - garante Nadal, que já não se preocupa mais com a bolha estourada na mão esquerda, como mostrou ao vencer Federer nas semifinais.

Se for campeão, Nadal vai se tornar o homem mais jovem a conquistar 14 Grand Slams, com 27 anos e 237 dias de vida.

nadal-wawrinka-3 (Foto: Infoesporte)


Cerca de dez meses mais velho que o número 1 do mundo, Wawrinka está no céu com a segunda trajetória consecutiva incrível que consegue em Grand Slams. Depois de ser semifinalista do US Open no ano passado, o suíço vai encarar Nadal, na final em Melbourne, no mais alto nível de confiança que já teve. Principalmente depois de assegurar o posto de número 1 da Suíça no ranking da ATP que será divulgado na próxima segunda-feira, ultrapassando o compatriota Roger Federer.

- Estou curtindo tudo o que está acontecendo aqui. Sei que estou jogando meu melhor tênis e se estou na final é porque venci Berdych e Novak também, então tenho nível para estar na decisão. 
Estou me mexendo bem, estou bem agressivo, sacando bem e sempre encontrando uma solução (dentro dos pontos). É daí que estou tirando minha confiança. Estarei bem fisicamente (para a final) porque tenho dois dias de descanso - afirmou Wawrinka, depois da classificação para a final.

Com a derrota nas semifinais em Melbourne para Nadal, Federer deixará de ser o número 1 da Suíça, posto que ocupa desde janeiro de 2001. Por ter repetido a mesma campanha do ano passado em Melbourne, o ex-líder do ranking mundial permanecerá com os 4.355 pontos que tem atualmente, enquanto Wawrinka já terá 4.910 mesmo se for vice-campeão. O título fará com que o atual número 8 do mundo chegue a 5.710 de pontuação, o que irá elevá-lo à terceira colocação do ranking da ATP.

Tênis Austrálian Open Wawrinka (Foto: Getty Images) 
Futuro número 1 da Suíça, Wawrinka vai se 
tornar número 3 do mundo se for campeão 
(Foto: Getty Images)
 
as campanhas de nadal e wawrinka
Rafael Nadal (ESP)
Rafael Nadal 1 x 0 Bernard Tomic (AUS) - desistência
Rafael Nadal 3 x 0 Thanasi Kokkinakis (AUS)
Rafael nadal 3 x 0 Gael Monfils (FRA)
Rafael Nadal 3 x 0 Kei Nishikori (JPN) - oitavas
Rafael Nadal 3 x 1 Grigor Dimitrov (BUL) - quartas
Rafael Nadal 3 x 0 Roger Federer (SUI) - semifinal 


Stanislas Wawrinka (SUI)
Stanislas Wawrinka 1 x 0 Andrey Golubev (CAZ) - desistência
Stanislas Wawrinka 3 x 1 Alejandro Falla (COL)
Stanislas Wawrinka x Vasek Pospisil (CAN) - W.O
Stanislas Wawrinka 3 x 0 Tommy Robredo (ESP) - oitavas
Stanislas Wawrinka 3 x 2 Novak Djokovic (SER) - quartas
Stanislas Wawrinka 3 x 1 Tomas Berdych (CZE) - semifinal



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/sem-clima-de-ja-ganhou-nadal-encara-wawrinka-na-final-na-australia.html

Nenhum comentário: