sábado, 25 de janeiro de 2014

Com emoção de sobra, Cruzeiro bate Sesi-SP e conquista a Copa Brasil

Em tie-break recheado de nervosismo, equipe mineira leva a melhor, vence por 3 sets a 2 em Maringá e garante o troféu e uma vaga no Sul-Americano de clubes

Por Maringá, PR
 
O duelo entre os líderes da Superliga na final da Copa Brasil não deixou nada a desejar em emoção, e Cruzeiro e Sesi-SP deram um espetáculo para a torcida que lotava o Ginásio Chico Neto, em Maringá. Cada equipe desperdiçou quatro chances de garantir o título da competição até que o cubano Leal conseguiu o bloquear o ataque de Renan para fechar o tie-break e garantir o troféu para os mineiros com uma vitória por 3 sets a 2 (21/17, 15/21, 16/21, 21/15 e 23/21).

- O mínimo esperado era isso aí. Acho que valeu muito a emoção no decorrer do jogo. Foi coração, foi coração - disse o oposto Wallace em entrevista à TV Globo.


Este foi o terceiro título da temporada para o Cruzeiro, que também foi campeão mundial e tetra estadual. A conquista deste sábado garantiu também uma vaga no Sul-Americano de clubes.

Volei - Copa Brasil de Voleibol - Sesi x Cruzeiro - Cruzeiro Campeão (Foto: Ivan Amorin) 
Jogadores do Cruzeiro sobem ao pódio depois 
de conquistar o título contra o 
Sesi-SP (Foto: Ivan Amorin)
 
- Essa partida reuniu as duas melhores equipes do Brasil. Foi uma partida digna de uma final. A energia do ginásio e entre os times foi maravilhosa. Hoje provamos que somos um grupo forte. Foi a vitória de uma equipe. O nosso grupo fez a diferença. Foi muito bom ter participado dessa competição. A final foi disputada em altíssimo nível - afirmou o levantador William.

O jogo
Volei - Copa Brasil de Voleibol - Sesi x Cruzeiro - Ginásio Chico Neto (Foto: Ivan Amorin)Torcida lotou o Ginásio Chico Neto na decisão (Foto: Ivan Amorin)
 
Como era de se esperar, o jogo começou bastante equilibrado e até um pouco nervoso, com as duas equipes cometendo muitos erros. No primeiro set, cada equipe deu para o rival sete pontos de graça, um terço da parcial de 21 pontos. Aproveitando que os centrais Lucão e Sidão não conseguiam ser efetivos, a defesa do Cruzeiro apareceu bem, e o time mineiro conseguiu se manter em vantagem desde a metade do set até Filipe explorar o bloqueio adversário para fazer 21/17 e fechar o primeiro set. 

Depois de um primeiro set complicado, Lucão passou a aparecer no jogo. O meio de rede fez seus dois primeiros pontos de ataque logo no início da parcial, conseguiu um ace, e o time paulista cresceu junto com ele. Depois de ataque errado de Filipe, o Sesi abriu 17/13 e o técnico Marcelo Mendez pediu tempo para tentar acertar o Cruzeiro. Não conseguiu. Lucão bloqueou Leal, fechou o set em 21/15 para empatar o jogo e ainda provocou o jogador cubano.

Lucão pegou fogo no terceiro set. O central emendou uma sequência de oito saques seguidos, chegou a seis aces na partida, e o Sesi começou a parcial abrindo 11/4. Mesmo com a grande vantagem paulista, o Cruzeiro não se entregou e até diminuiu a distância de oito para três pontos. Mas não foi o suficiente. Sidão aproveitou bola de xeque para chegar ao set point, e, após ataque para fora de Wallace, o Sesi virou o duelo com 21/16. 

Volei - Copa Brasil de Voleibol - Sesi x Cruzeiro - Lucão (Foto: Everton Amaro) 
O meio de rede Lucão se destacou nos saques, 
principalmente no terceiro set (
Foto: Everton Amaro)

Mantendo o ritmo, Sidão começou o quarto set bem no saque, e o Sesi abriu 3/0 após ataque de Lucão. Mas o bom momento parou por aí, e a equipe de São Paulo passou a errar muito, inclusive nos saques, e deu dez pontos de graça para o Cruzeiro. Do outro lado, Wallace, que chegou a chutar uma placa de publicidade após não conseguir salvar uma bola, voltou a crescer no jogo e acertou uma boa sequência de saques que fez os mineiros abrirem 16/10. Os paulistas sequer ameaçaram uma reação e, depois que Sidão errou mais um saque, o Cruzeiro fez 21/15 para levar a partida para o tie-break.

O set de desempate não deixou nada a desejar. Apesar do equilíbrio, o Sesi ficou a maior parte do tempo em vantagem, comandado principalmente por Lucarelli, que bloqueou Wallace duas vezes seguidas para fazer 12/9. O Cruzeiro conseguiu reagir, mas foram os paulistas que tiveram a primeira chance de fechar o jogo. Não aproveitaram, e o momento virou para o outro lado, com o time de Minas Gerais com três chances seguidas de ganhar a partida. 

Por um momento, a impressão era de que o jogo não terminaria. A equipe de São Paulo perdeu outras três oportunidades de encerrar a partida, os mineiros também desperdiçaram a quarta chance e chegaram ao quinto match point depois que Lucão sacou na rede. No lance seguinte, o ataque de Renan parou no bloqueio do cubano Leal, o Cruzeiro fez 23/21 e finalmente um time pôde comemorar, e muito, o título.

Volei - Copa Brasil de Voleibol - Sesi x Cruzeiro - Cruzeiro Campeão (Foto: Ivan Amorin) 
Jogadores do Cruzeiro comemoram muito depois 
de conquistar o título da Copa Brasil 
(Foto: Ivan Amorin)
 
 
FONTE:

Nenhum comentário: