quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Camisa poluída, salário atrasado e 18 reforços: saiba mais do rival do Bota

Após ter 14 dispensas e perder suas estrelas, Deportivo Quito sofre reformulação em meio à crise financeira, aposta em 14 patrocínios e num técnico em início de carreira

Por Rio de Janeiro

O técnico Eduardo Hungaro deve ter precisado de um filtro quando foi buscar informações de jogo a respeito do adversário do Botafogo na primeira fase da Taça Libertadores. Estudar o oponente é como procurar agulha em palheiro. Rival desta quarta-feira no Equador, o Deportivo Quito está longe de ter uma cara em campo em meio a um processo de reformulação e corte de gastos. Em grave crise financeira, o clube começou a temporada com média de seis meses de salários atrasados e ameaça da Agremiação dos Futebolistas Equatorianos (AFE) de suspender o início do campeonato local, segundo a imprensa do país. Além disso, perdeu 14 jogadores do elenco do ano passado, dos quais seis eram titulares: Colón, Bolaños, Guagua, Checa, Carini (ex-Atlético-MG) e Nieto (ex-Atlético-PR). As contratações foram mais por quantidade do que por qualidade. Foram 18 reforços anunciados, sendo apenas dois estrangeiros da cota de quatro permitida: os argentinos Hansen (atacante) e Bonjour (defensor).

– É um momento de transição, a diretoria foi substituída quase totalmente. Devido às dívidas do clube, começou um processo novo para se gastar pouco. É o clube que mais movimentou quanto a saída e chegada de jogadores, e um dos que mais deve salários. No momento já estão quitando alguns valores, mas a situação segue crítica. Contudo, a diretoria combinou formas de pagamento com o elenco para poder disputar o campeonato – explicou Alejandro Bellolio, do jornal equatoriano El Telégrafo. 


MONTAGEM - deportivo quito 2013 / 2014 (Foto: Reprodução / Facebook) 
Uniforme de 2014 (à esquerda) ganha muito 
mais marcas estampadas do que o de 2013 
(Foto: Reprodução / Facebook)
 
Na nova política, a diretoria colocou o uniforme no mercado. Segundo a imprensa local, 14 empresas patrocinarão a equipe em 2014, num total de U$ 4 milhões (cerca de R$ 9,6 milhões), dos quais metade será exclusivamente para pagamentos de dívida. O escudo do Deportivo Quito teve que dividir espaço com as várias marcas que ocupam peito, barriga, ombro, mangas e costas da camisa. Nem o short escapou de uns símbolos a mais do que o normal.

O corte de gastos também chegou ao cargo de treinador. Assim como aconteceu no Botafogo, o interino Juan Carlos Garay foi efetivado no cargo após a demissão do argentino Rubén Darío Insúa. Aos 45 anos, o novo comandante equatoriano terá como primeira missão profissional a disputa da décima Libertadores do clube – sendo cinco nos últimos seis anos.

O ponto forte do Deportivo Quito, sem ser algo espetacular, é o meio de campo, que tem boas variantes e jogadores com experiência. Mas a chegada de tantos jogadores, sem a base da temporada passada, pode causar desentrosamento
Alejandro Bellolio,
jornalista do jornal El Telégrafo

Mesmo que Hungaro tenha estudado as informações exclusivas do campo, destrinchar o adversário também não é uma tarefa fácil. Com muitas caras novas, o Deportivo Quito começou sua pré-temporada bem mais cedo, no dia 16 de dezembro, e só deu folga ao elenco no Natal e no réveillon. De lá para cá, foram disputados apenas um amistoso – empate em 2 a 2 com o Imbabura – e um jogo oficial – derrota fora de casa por 2 a 0 para o Independiente del Valle, pela primeira rodada do Campeonato Equatoriano. Nos dois testes, só sete atletas estiveram desde o início entre os titulares: Chinga, Gonzales, Romero, Fuentes, Andrade, Vega e Estupiñán.
Além disso, a última escalação tinha um jogador de apenas 18 anos (o atacante De Jesús), conforme exige o regulamento do torneio nacional. E para dificultar a vida do treinador alvinegro, o Deportivo Quito tem feito treinos fechados, pois há ainda atletas que não jogaram para se recuperarem fisicamente para a partida desta quarta-feira. É o caso de três reforços: o zagueiro Bonjour, o volante Feraud e o atacante Garcés.

– Não podemos dizer a escalação ainda. Possivelmente contra o Botafogo comecem jogando os estrangeiros Bonjour e Hansen. O ponto forte do Deportivo Quito, sem ser algo espetacular, é o meio de campo, que tem boas variantes e jogadores com experiência. Mas a chegada de tantos jogadores, sem a base da temporada passada, pode causar desentrosamento – acrescentou o jornalista Alejandro Bellolio.

Uma provável escalação do Deportivo Quito tem Ramírez, Chinga, Gonzales, Romero e Fuentes; Andrade (Morales), Vega, Bevacqua (Bravo) e Lara; Estupinán e Hansen (De Jesus).

'Seedorf' equatoriano

Cristian Lara (Foto: divulgação)Volante equatoriano da Copa de 2006, Lara tem 33 anos (Foto: divulgação)
 
A ausência de Seedorf, que se aposentou dos gramados para virar técnico do Milan, da Itália, frustrou muitos equatorianos que viviam a expectativa de ver o craque holandês em campo. Mas guardadas as devidas proporções, os donos da casa terão o primeiro contato com uma figura importante do cenário nacional. Será o primeiro jogo de Christian el "Diablito" Lara no estádio Olímpico Atahualpa. Jogador da seleção equatoriana na Copa do Mundo de 2006 e considerado o melhor atleta do país em 2007, o veterano volante reforça o Deportivo Quito após ficar seis meses parado na última temporada. Apesar da idade avançado, 33 anos, sua experiência é considerada vital para a equipe chegar à fase de grupos da Libertadores.

– No papel, é o mais importante. É um jogador que desequilibra e tem boa visão para municiar os atacantes. Ainda que às vezes atue mais avançado, ele rende mais quando vem de trás, como meio-campo. Mas creio que ainda é muito cedo para dizer se ele será o melhor jogador do time – opinou Bellolio.

Deportivo Quito e Botafogo fazem o primeiro duelo mata-mata nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, Equador. O jogo de volta está marcado para a próxima quarta, dia 5 de fevereiro, às 21h, no Maracanã.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2014/01/camisa-poluida-salario-atrasado-e-18-reforcos-saiba-mais-do-rival-do-bota.html

Nenhum comentário: