quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Agüero marca, sai lesionado, e City atropela o Tottenham para virar líder

Após 6 a 0 no turno, Citizens voltam a aplicar goleada sobre rival com show coletivo. Chelsea decepciona e tropeça no West Ham graças a atuação soberba de goleiro

Por Londres


saiba mais

Pode-se dizer que a liderança do Campeonato Inglês está em boas mãos. Ela é do Manchester City, que roubou o posto do Arsenal ao atropelar novamente o Tottenham, nesta quarta-feira, por 5 a 1, em pleno White Hart Lane, no fechamento da 23ª rodada. O massacre foi coletivo, mas também houve destaque individual: Sergio Agüero abriu a contagem e chegou aos 25 gols em 26 jogos na temporada numa noite que terminou com lamentações para o argentino - uma lesão muscular deverá afastá-lo dos gramados nas próximas semanas.

Aos números: os Citizens lideram o torneio com 53 pontos, um a mais que os Gunners, que empataram com o Southampton na última terça-feira. Os Spurs, por sua vez, viram sua evolução estagnar com o resultado negativo e perderam boa oportunidade para se igualar em pontos ao Liverpool, quarto lugar (46 a 43).


Aguero gol Manchester City (Foto: EFE) 
Agüero abriu o placar para o Manchester City 
(Foto: EFE)
 
Chelsea martela, mas não sai do zero
O terceiro na corrida pelo título é o Chelsea, que foi apenas aos 50 ao tropeçar no West Ham, um dos candidatos ao rebaixamento, no Stamford Bridge. O goleiro espanhol Adrián saiu de campo com atuação soberba, evitando gols de Hazard, Lampard e Demba Ba nos minutos finais de pressão quase insustentável. 

Já o camaronês Samuel Eto'o, adversário do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, protagonizou um momento curioso, nos acréscimos, ao completar para as redes antes de o arqueiro cobrar uma falta. Ele saiu para comemorar, mas não conseguiu enganar a arbitragem, desatenta no lance. Com Oscar, foi a trave quem ajudou os Hammers, ainda no primeiro tempo. Willian e Ramires foram os outros brasileiros em campo.

Oscar jogo Chelsea e West Ham (Foto: Getty Images) 
Oscar tentou, acertou bola no travessão no 
primeiro tempo, mas não conseguiu ajudar 
o Chelsea (Foto: Getty Images)


Agüero: fé e descrença

Por um pequeno instante, o Manchester City fez o seu torcedor acreditar que estava por vir um massacre. Do outro lado estava o Tottenham, que já trazia consigo ótimas memórias dos confrontos passados - o último, válido pelo primeiro turno, terminou com um chocolate de 6 a 0 dos Citizens.

Foi por ali pela primeira metade do primeiro tempo. Sem tomar conhecimento da marcação dos Spurs, o time de Manuel Pellegrini jogava com liberdade para criar jogadas. David Silva e Yaya Touré pensavam e organizavam um ataque natauralmente perigosíssimos por conta da artilharia centenária na temporada. E mais: Sergio Agüero estava em campo.

O argentino tem sido mortal na temporada. Sem abandonar a categoria que lhe é peculiar, ele só precisou de um toque para abrir o placar no White Hart Lane, aos 14 minutos, quando recebeu ótimo passe de David Silva e deslocou Lloris com imensa facilidade. Balançou as redes pela oitava vez nos últimos seis jogos - e só não fez mais por detalhes. Uma defesa monstruosa do goleiro francês e uma finalização que saiu por centímetros impediram o atacante de ampliar o placar.

De tanta vontade, Agüero acabou se lesionando ao dar um pique para salvar um lançamento. É como se a cada vez que enchesse o torcedor argentino de esperança para a Copa do Mundo, um alerta o acompanhasse. O problema muscular é recorrente e o transforma numa baixa significativa para a sequência da temporada, inclusive para os confrontos contra o Barcelona de Lionel Messi e Neymar pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

City atropela

Para a temporada, cabe a ressalva, pois nesta quarta-feira Agüero não fez falta. O Manchester City voltou como um trator para a etapa final e garantiu a sua vitória em oito minutos. Primeiro, Danny Rose derrubou Dzeko com um carrinho por trás na grande área e acabou expulso - pênalti que Yaya Touré cobrou com classe para deslocar Lloris, aos cinco.

O City naturalmente já partiria para a pressão, mas talvez não esperasse marcar tão rapidamente. Três minutos depois, David Silva acertou a trave e Dzeko apareceu para completar o rebote, fuzilando as redes.

Para minimizar as chances de sofrer um novo atropelamento, o Tottenham ainda conseguiu mexer no placar com Capoué, num lance fortuito, de escanteio. Parecia ser a única maneira para conseguir uma reação diante de um domínio por completo dos Citizens, que graças ao contra-ataque ainda chegou à goleada: o montenegrino Jovetic recebeu na esquerda, cortou para o meio e colocou no canto - com o auxílio de um leve desvio em Chiriches. Estava completo o show.



 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/01/aguero-marca-sai-lesionado-e-city-atropela-o-tottenham-para-virar-lider.html
 

Nenhum comentário: