domingo, 19 de janeiro de 2014

Após quase parar, Kaká não tira Copa da cabeça e diz que aceitaria reserva

Em entrevista para o Esporte Espetacular, craque revela que esteve a um passo da aposentadoria após lesão logo no início da volta ao Milan: 'Pensei: chega, deu'

Por Milão, Itália

O sonho de jogar a Copa ainda está muito vivo para Kaká. Depois de deixar o Real Madrid para trás, chegar ao Milan e se machucar logo no primeiro jogo, ficar triste e pensar em aposentadoria, se recuperar novamente e voltar a jogar, o craque rossonero ainda tem esperança de estar na lista dos 23 nomes de Felipão. Para isso, Kaká não vê problema algum em ficar no banco de reservas. Em entrevista exclusiva para o Esporte Espetacular, Kaká disse que não é vaidoso e que para jogar a Copa ficaria entre os suplentes sem problema. (clique no vídeo e confira a entrevista completa).

- Não vejo esse tipo de problema de você fazer parte de um grupo. Em 2002 joguei meia hora, mas também tinha 20 anos. Vi que a importância de um grupo é muito maior do que essa vaidade de jogar 30, 40 minutos, ou não jogar, isso faz pouquíssima diferença - admitiu.

Kaká e Galvãio Bueno em entrevista para o Esporte Espetacular (Foto: Reprodução TV Globo) 
Kaká e Galvão Bueno em entrevista para o 
Esporte Espetacular (Foto: 
Reprodução TV Globo)

Se agora ele está recuperado e participando ativamente dos treinos e jogos do Milan, logo quando retornou ao clube, lesionou-se novamente e temeu pelo pior. A aposentadoria passou pela cabeça de Kaká.

 - Na hora que me machuquei eu falei: 'Não sei se eu quero mais jogar futebol não. Conversei com o doutor que disse que precisava avisar à imprensa, ao clube. Eu disse para ele que conversaríamos amanhã, eu tinha me preparado para fazer tudo o possível para jogar a Copa, aí me machuco logo no primeiro jogo oficial. Aí falei assim: Ah não, chega, deu. Aí liguei para o Galliani (diretor do Milan) e falei com ele que não queria receber. Ele disse para eu ter calma. Parti para a recuperação e consegui voltar - disse ele, aliviado com o fim do drama.
A tensão de pensar em parar foi o auge de um processo que começou ainda no Real Madrid, quando perdeu espaço no grupo.

- Eu chegava em casa chateado e as crianças eram uma motivação para continuar jogando, treinando. Mas foram momentos muito difíceis, cheguei a ir treinar sem vontade nenhuma, vontade zero -  lembrou.

Kaká recebeu Galvão Bueno e a equipe do EE em Milanello, o centro de treinamentos do rubro-negro italiano. Sempre simpático, o craque abriu o jogo e falou sobre tudo: as dificuldades com as lesões, a certeza de que Seedorf vai dar certo como técnico e sua relação com 'o gente boa' Cristiano Ronaldo.

- Ele não é marrento não - afirmou.

Para estar no grupo que disputará a Copa, o craque usa como exemplo o período que passou no Real Madrid, onde ficou várias vezes no banco de reservas. 

- Eu acho que numa Copa esse tipo de vaidade não se encaixa em um grupo campeão. Eu não tive problema nenhum em ficar três anos no banco do Real. Digo banco assim...joguei, tive meus períodos de titular também. Por que eu achava realmente que a culpa não era do Mourinho, eu sempre falei que eu tinha que fazer alguma coisa - disse.

Ele afirma ainda que, se não aceitasse naturalmente a reserva, teria brigado e saído do Real logo no primeiro ano.

- Eu nunca fui muito vaidoso em relação a isso, poderia ter brigado e saído do Real Madrid logo no meu primeiro ano e sempre tentei mudar as coisas da forma que eu acho que é correto, fazendo o meu trabalho e lutando pelo meu espaço. Se vai conseguir ou não isso aí eu não sei, mas não sinto também que foi um fracasso, por que eu fiz tudo que eu podia para poder dar certo. Não deu, não aconteceu. Então acho que para a Seleção, no caso de uma Copa do Mundo vale da mesma forma.

Kaká. (Foto: Reprodução TV Globo)Kaká. (Foto: Reprodução TV Globo)
 
Para o meio-campista do Milan, a cabeça de Felipão é objetiva. Por já ter trabalhado com o treinador, ele afirma entender como o comandante procede na hora de formar o grupo.

 - A última vez que eu conversei com ele foi quando eu fui convocado para os jogos contra Itália e Rússia, de lá  para cá não temos nos falado, nem quando ele veio aqui ver Milan x Inter. Acho que depende muito do que eu vou fazer até o fim da temporada com o Milan, essa é a minha parte. E depende dele, eu tive em 2002 com o Felipão e vi que tudo para ele é muito encaixado naquilo que ele é decidido a fazer. Diria que é um quebra-cabeça mesmo, essa peça cabe aqui, encaixa aqui, em diversas situações, para jogar e até mesmo para não jogar.

 A missão de Kaká agora é conseguir se encaixar como uma peça importante desta quebra-cabeça de Scolari.

 - Então se ele achar, mais uma vez, que eu me encaixo nesse quebra-cabeça dele, eu vou estar dentro. Se não...eu não queria realmente, lá para frente, me sentir frustrado por não ter tentado. Meu foco era esse, quer dizer era esse não, é esse, de voltar para a Seleção e ir para a Copa no Brasil. Meu planejamento foi todo em cima disso, vir para o Milan, jogar aqui, por isso trouxe um fisioterapeuta particular, para ter um bom rendimento em campo, ter alegria de jogar e voltar à Seleção. Nesse momento estou em 75 a 80% do minha condição e acredito que consiga chegar de novo aos 100% - explica o craque.

Kaká., Galvão e Seedorf (Foto: Reprodução TV Globo) 
Kaká., Galvão e Seedorf (Foto: 
Reprodução TV Globo)
 
Agora sob o comando de Clarence Seedorf, Kaká aposta que holandês vai se adaptar à função de treinador.

 -  Seedorf era um jogador tecnicamente fantástico e muito inteligente em campo. E gostava muito de falar e de orientar, ele já tinha meio que um perfil de treinador, mesmo em campo, e isso às vezes criava algumas discussões, mas entre os brasileiros ele era adorado aqui. Eu acho que ele vai dar certo. Está sendo uma novidade para mim, é a primeira vez que um ex-companheiro me treina. É estranho, o cara estava do meu lado outro dia como jogador e hoje está me orientando e sendo meu treinador. E ele vai dar dura, mas eu acho que ele tem tudo para dar certo. Ele é muito disciplinado e muito decidido naquilo que ele quer. Ele sabe muito bem a direção que ele quer ir, aprendeu bastante, rodou por grande clubes na Europa, teve uma base fantástica no Ajax.

No papo com Galvão, Kaká lembrou de um outro jogador disciplinado. Depois de conviver com Cristiano Ronaldo por três anos no Real Madrid, o brasileiro fez vários elogios ao português, a quem considera como um amigo e diz ser um cara simples.

 - É uma emoção muito grande ganhar o prêmio de melhor do mundo. E os anos que eu convivi com o Cristiano eu vi o quanto realmente ele é profissional e lutava também por este prêmio. 

Hoje eu acho que, tirando toda a genialidade do Messi, o Cristiano é o exemplo de jogador moderno, ele é completo realmente. Faz tudo, cabeceia, chuta com as duas pernas, bate falta, força física, velocidade, não se machuca. Foi merecido e por isso que ele se emocionou. Foi meio que um alívio para ele, o Messi ganhando sempre. Fiquei feliz por ele que é meu amigo, de vez em quando a gente se fala, ele não é marrento não, é super simples, tem o jeito dele, mas é um cara bacana, um cara dez.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2014/01/sem-vaidade-kaka-aceitaria-ficar-no-banco-em-2002-joguei-meia-hora.html

Nenhum comentário: