quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Goleiro do épico Furacão x Fla de 83, Roberto Costa confia no Atlético-PR

Ex-jogador acredita que time dará o troco nos cariocas na Copa do Brasil

Por Curitiba





Roberto Costa ex-goleiro do Atlético-PR 1983 (Foto: arquivo pessoal) 
Roberto Costa foi o goleiro no grande jogo do 1983
(Foto: arquivo pessoal)


A época é outra e os times também, mas, para o ex-goleiro Roberto Costa, o momento é de relembrar outro épico entre Atlético-PR e Flamengo. No Brasileiro de 1983, há 30 anos, as duas equipes jogaram em Curitiba valendo a vaga para a final do Brasileiro daquele ano. A partida foi o maior público da história do futebol paranaense até hoje - 67.391 pessoas - e o Furacão venceu a equipe de Zico e cia. por 2 a 0, mas acabou desclassificado, pois havia perdido o primeiro jogo no Rio de Janeiro por 3 a 0. O Fla foi para a final e se sagrou tricampeão Brasileiro. Nesta noite, na Vila Capanema, Roberto Costa acredita que o Furacão começará a escrever uma história diferente.


A partida ainda está fresca da memória de Roberto Costa. Atualmente técnico do Foz Futebol Clube feminino e funcionário da secretaria municipal de esportes, ele lembra da atuação impecável do Furacão naquele jogo. Os paranaenses abriram 2 a 0 no primeiro tempo com dois gols de Washington - que no mesmo ano iria para o Fluminense junto com Assis - mas os cariocas voltaram para o segundo tempo mais organizados e seguraram o resultado que garantiu a vaga na final.


- Na época fizemos 2 a 0 e tivemos a chance de matar o jogo, mas o goleiro Raul (Plassmann) salvou o Flamengo. No segundo tempo, pelo desgaste de ter que correr atrás do placar, o time não desempenhou o mesmo futebol - relembra ele.

A derrota em 83 não deixa mágoas para o ex-goleiro. Roberto acredita que o Furacão perdeu porque sofreu um desgaste e não teve forças para conseguir matar o jogo. Além disso, perder para o grupo comandando por Zico não tira os méritos da bela campanha no Brasileiro, a melhor do clube até então.


Roberto Costa, ex-goleiro do Atlético-PR (Foto: Arquivo pessoal) 
Roberto Costa: 'não tenho mágoas daquela derrota'
(Foto: Arquivo pessoal)


No entanto, o goleiro aposta que a história da final da Copa do Brasil deste ano será diferente. Ele acredita que a atual equipe tem, finalmente, chance de dar o troco. Diferente do que foi na época, ele lembrou que o Atlético-PR tem a chance de fazer um bom resultado na partida de ida, na Vila Capanema, e ter a vantagem para o jogo da volta, no Maracanã.

- Acho que pelo que o Atlético-PR está jogando (o Atlético-PR pode ser campeão). O Flamengo também não está tão forte como naquela época. As equipes se equiparam. O Atlético-PR joga na Vila Capanema e tem a torcida a seu favor no primeiro jogo. O importante é tentar um bom resultado na primeira partida. A vantagem de jogar em casa, como fez como o Grêmio, é favorável. Conseguindo um bom resultado, o Flamengo vai ter um desgaste maior na volta, com um Maracanã lotado de torcedores. O Atlético-PR tem todas as condições de ser campeão da Copa do Brasi

Atlético-PR x Flamengo, em 1983, tem o recorde de público no Couto Pereira (Foto: Site oficial de Atlético-PR/Arquivo) 
Washington comemora, mas seus dois gols não foram 
suficientes (Foto: Site oficial de A


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2013/11/goleiro-do-epico-furacao-x-fla-de-83-roberto-costa-agora-confia-no-titulo.html

Nenhum comentário: