quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Decidido nos detalhes, Brasil supera EUA em jogo emocionante no Japão

Vitória da seleção coloca equipe comandada por Bernardinho na liderança isolada da competição. Próximo duelo será contra os donos da casa, em Tóquio, na sexta-feira

Por Kyoto, Japão

Na raça. Essa foi a tônica da excelente vitória do Brasil, por 3 sets a 0 (31 a 29, 25 a 23, 25 a 23), em cima da forte seleção dos Estados Unidos, em duelo válido pela segunda rodada da Copa dos Campeões, no Kyoto Prefectural Gymnasium, no Japão. Apesar do resultado, a equipe de Bernardinho teve dificuldades para superar os americanos, mas a regularidade tática da seleção brasileira encontrou maneiras de pontuar e abafar as reações comandadas por Anderson, Priddy e Christenson.

Brasil x USA - Copa dos Campeões (Foto: FIVB) 
Maurício foi o destaque do jogo com 13 pontos marcados 
(Foto: FIVB)
 
Com o resultado, o Brasil se firmou como líder isolado da competição, já que no outro duelo de vencedores da primeira rodada, a potente Itália foi derrotada para o Irã, do técnico Julio Velasco, que na terça-feira perdeu para Bruninho, Lucarelli e companhia. O próximo duelo da seleção brasileira será contra o Japão, em Tóquio, na sexta-feira, com transmissão do SporTV.

- Jogo muito bom taticamente. Em alguns momentos de dificuldade o time realmente não se desintegrou. O saque não entrou, mas entrou a força tática e deu certo. Essa questão mental que o time demonstrou foi um dos pontos mais positivos nesses dois jogos. Sabíamos que existia essa pressão. Nos momentos que algo não está funcionando, a equipe está sabendo jogar taticamente. Agora é trabalhar pensando no Japão para a gente fazer uma segunda etapa ainda melhor do que a primeira. Que essa experiência nos sirva para melhorar ainda mais em Tóquio - disse Bernardinho.

Duelo extremamente equilibrado

O Brasil começou fazendo o que Bernardinho pediu: forçando o saque com Sidão. A reação americana vinha com a boa atuação de Anderson, Lee e Priddy na rede. Sem falhas, o Brasil conseguiu abrir uma vantagem em 7 a 4, empolgando os torcedores. Errando muito no saque, os americanos buscavam furar o bloqueio verde e amarelo, mas sem muito sucesso. A vantagem brasileira se mantinha em 16 a 13 até a metade do set. Lucão e Lucarelli continuavam bem nos bloqueios e os EUA mal no saque. Mas, quando Shoji acertou a mão e Maurício falhou, o jogo mudou, era o empate em 22 a 22. A partir desse lance, o set ficou totalmente aberto. Ponto a ponto, Brasil e EUA se alternavam com o set point nas mãos. No fim, melhor para Maurício, que depois dos belos pontos de Sidão e Wallace, fechou o set aproveitando o bom passe de Bruninho: 31 a 29.


Brasil x EUA - Copa dos Campeões (Foto: FIVB) 
Brasil vibra com a boa reação no fim de cada set 
(Foto: FIVB)
 
O segundo set começou com Lee aproveitando bem as bolas alçadas por Christenson, enquanto pelo lado brasuca, Maurício continuava a responder bem aos passes de Bruninho. Aos poucos a defesa americana foi se destacando e as falhas brasileiras aumentando. Equilibrado, a primeira parada mostrava 8 a 7 no placar para os EUA. Se os erros de saque no primeiro set eram dos EUA, no segundo foi a vez do Brasil demonstrar falha no fundamento. A desconcentração era sentida também no ataque, e os EUA logo abriram 16 a 11 antes da segunda parada obrigatória. Com tranquilidade, o Brasil tirou a diferença e se manteve vivo no set. A saída de Bruninho e a entrada de Evandro melhorou o bloqueio, e foi justamente com ele que o Brasil empatou o duelo em 20 a 20. Mesmo com o fim equilibrado, o Brasil não vacilou na primeira oportunidade em fechar o período: Lucarelli salvou uma bola no fundo de quadra e o Brasil fez 25 a 23.

Anderson parou por algumas vezes no bloqueio brasileiro - Brasil x EUA (Foto: FIVB)Anderson parou por algumas vezes no bloqueio brasileiro durante o duelo (Foto: FIVB)
 
Até aqui já eram 17 erros brasileiros contra 12 dos americanos. Apesar desse número desfavorável, a seleção brasileira começou bem o terceiro set e logo abriu vantagem. Os EUA apostavam nas viradas com Anderson e encostaram novamente. Foi então que aconteceu o melhor rally do jogo, a bola acabou caindo para os americanos, o que encheu de moral os jogadores para reagir e empatar em 10 a 10. Na sequência, o experiente ponteiro Priddy errou mais um ataque e viu o Brasil abrir 2 pontos de vantagem. Se os adversários faziam jogo duro, o vigésimo ponto dos EUA contou com a ajuda da arbitragem, que falhou e deu bola fora brasileira:

21 a 20 para o Brasil. Bem no confronto, Anderson chegou a colocar os EUA na frente, mas inspirado Wallace pontuou e o Brasil ficou novamente na frente, após uma ótima combinação de bloqueio e um belo contra ataque. Fim de set e fim de jogo, 25 a 23.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/decidido-nos-detalhes-brasil-supera-eua-em-jogo-emocionante-no-japao.html

Nenhum comentário: