domingo, 10 de novembro de 2013

Cruzeirenses fazem churrasco de 24 horas antes do possível jogo do título

Torcedores estão reunidos nos arredores do Mineirão desde as 17h e, em caso de conquista, prometem deixar o local apenas na manhã de segunda

Por Belo Horizonte

Churrasco em frente ao Mineirão (Foto: Marco Antônio Astoni) 
A churrasqueira já foi ligada pelos cruzeirenses nos
arredores do Mineirão (Foto: Marco Antônio Astoni)
 
Belo Horizonte vive intensamente o clima do jogo entre Cruzeiro e Grêmio, que pode definir o título brasileiro do time mineiro. Desde a manhã deste sábado, foguetes e buzinas já são ouvidos por toda a cidade, enquanto carros desfilam com bandeiras pelas ruas e torcedores ostentam a camisa azul estrelada. A animação é tão grande que um grupo de cruzeirenses inovou e começou um churrasco às 17h (de Brasília) deste sábado, exatamente 24 horas antes de a bola rolar no Mineirão.

Em uma rua bem próxima ao estádio, o Churrazeiros, grupo independente à qualquer torcida organizada do Cruzeiro, começou um churrasco que, segundo eles, só vai parar minutos antes do início da partida, tempo suficiente para os torcedores correrem para os seus lugares no Mineirão.


O professor universitário Roberto Lautner, um dos organizadores do evento, explica como surgiu a ideia do churrasco de 24 horas.

- Nós nos organizamos na internet e concretizamos isso na quarta-feira. Vamos virar a noite fazendo churrasco até a hora do jogo. Trouxemos colchões e barracas, e quem quiser vai dormir no próprio veículo.

Segundo o publicitário Fabiano Alves, todo o material necessário para um bom churrasco foi providenciado pelo grupo. Ele conta que, caso o título seja confirmado no domingo, a festa vai recomeçar após o jogo e se estender até a manhã de segunda-feira.

- O Churrazeiros é este movimento de confraternização antes do jogo. Nosso lema é Cruzeiro, cerveja e churrasco. Tivemos a ideia de fazer esta loucura de um churrasco 24 horas antes do jogo. A gente sempre viaja com o Cruzeiro, vem em todo jogo, chegando de manhã. Então, desta vez, chegamos 24 horas antes. Trouxemos todo o arsenal pra fazer esta semana. Se o título vier, vamos até segunda de manhã - garantiu.


Ambiente familiar
Os integrantes do Churrazeiros fazem questão de ressaltar o caráter pacífico e festeiro do grupo. O professor Lautner, que levou a esposa para o  churrasco, enfatiza este ponto.

- Minha esposa está comigo, assim como há crianças e famílias inteiras. É um ambiente totalmente familiar, a gente repudia qualquer tipo de violência.


Churrasco em frente ao Mineirão (Foto: Marco Antônio Astoni) 
Torcedores esperam a conquista do tricampeonato 
brasileiro no domingo (Foto: Marco Antônio Astoni)
 
Para o engenheiro Rafael Horta, um dos fundadores do movimento, o objetivo do Churrazeiros é festejar as vitórias do Cruzeiro, que têm sido muito comuns nos últimos meses.

- Os filhos dos integrantes do grupo vêm, namoradas, esposas, pais. Nós não temos fins lucrativos, não temos diretoria. Somos uma desorganização que funciona bem, sem formalidade, mas que funciona.


Organização e paixão pelo Cruzeiro
O grupo é organizado. Com estoque de cerveja e diferentes tipos de carnes suficientes para 24 horas de churrasco, eles têm turnos para o comando da churrasqueira e para a turma que vai repor o gelo das caixas térmicas, como conta Lautner.

- Cada um fica responsável por trazer cerveja e espetinhos. Eventualmente fazemos um rateio para aumentar o volume de cerveja e de carne. Esperamos 200 pessoas aqui para este jogo com o Grêmio.
 

Cada um fica responsável por trazer cerveja e espetinhos. Eventualmente fazemos um rateio para aumentar o volume de cerveja e de carne. Esperamos 200 pessoas aqui para este jogo com o Grêmio"
Roberto Lautner, professor
 
Entre junho de 2010 e o fim de 2012, o Cruzeiro não jogou no Mineirão, que passava por reformas para a disputa da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. O que não impediu que o grupo se reunisse e fizesse festa antes e depois dos jogos, segundo o relato do professor.

- O grupo surgiu no jogo entre Cruzeiro e Grêmio, pela Libertadores de 2009. Em todos os jogos do Cruzeiro no Mineirão a gente se reúne aqui neste mesmo lugar. A gente tinha um QG na Arena do Jacaré e outro no  Independência. A ideia é reunir sempre com quatro, cinco horas de antecedência aos jogos e permanecer após os jogos comemorando e fazendo churrasco.

Para Paulo Lessa, analista de TI da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o que move o grupo e faz com que cada um crie novas amizades é a paixão pelo Cruzeiro.

- A união que a gente tem, tendo o Cruzeiro como mediador, é inacreditável e cada vez cresce mais. É uma turma muito boa. São diversas visões e preferências, mas o Cruzeiro é o amor comum.

Para ser tricampeão brasileiro já no domingo, com cinco rodadas de antecedência, o Cruzeiro precisa vencer o jogo e torcer para que o Atlético-PR não ganhe do São Paulo, em Curitiba.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/11/cruzeirenses-fazem-churrasco-de-24-horas-antes-do-possivel-jogo-do-titulo.html

Nenhum comentário: