domingo, 10 de novembro de 2013

Nadal não crê que seja melhor tenista da história: 'É Federer ou Rod Laver'

A quatro títulos de Grand Slam do suíço, espanhol lembra de ex-jogador e defende que os quatro maiores torneios do circuito não são tudo no tênis

Por Direto de Londres

Rafael Nadal e Roger Federer tênis ATP Finals (Foto: Getty Images) 
Nadal está a quatro títulos de Grand Slam de
igualar o recorde de Federer (Foto: Getty Images)
 
O ano sensacional que Rafael Nadal vem fazendo, com 10 títulos após uma lesão no joelho que o tirou do circuito por sete meses, levantou uma discussão. Após a vitória deste domingo sobre Roger Federer, pelas semifinais do Torneio dos Campeões da ATP, o espanhol foi questionado se as pessoas não deveriam começar a falar que ele seria o melhor tenista da história, e não o suíço, que possui um recorde de 17 títulos de Grand Slam.

Apesar dos feitos neste ano e de ter 13 troféus dentre os quatro torneios mais importantes do circuito (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open), o Touro Miúra adotou um discurso modesto e não se vê como o melhor jogador da história do tênis. Para ele, o posto atualmente é mesmo de Federer, mas também fez questão de lembrar das conquistas do ex-tenista australiano Rod Laver.

- Eu sou o primeiro que falo (que é Federer). Será muito difícil para qualquer tenista superar seus números. Também não é justo analisar a história de qualquer jogador somente pelos Grand Slams. Com certeza Federer é quem ganhou mais Grand Slams. Porém, nunca vi Rod Laver jogar, mas sei de sua história. Ele foi capaz de ganhar os quatro Grand Slams antes (da Era Aberta, em 1968) e os quatro depois. Então hoje a dúvida não é sobre mim ou Federer, mas mais se é Federer ou Rod Laver. E falando sobre minha carreira, eu tenho 27 anos. Fiz mais do que sonhei. Espero continuar tendo chances para seguir ganhando. E quando terminar minha carreira, vamos ver onde eu estarei na história do tênis.

Um dos maiores jogadores das décadas de 1960 e 1970, Rod Laver teve 20 títulos de Grand Slam na carreira, sendo 11 de simples e nove de duplas. No individual, o australiano conquistou três Abertos da Austrália (1960, 62 e 69), dois Roland Garros (62 e 69), quatro Wimbledon (61, 62, 68 e 69) e dois US Open (62 e 69). O também tenista canhoto deixou o circuito em 1979, com 52 títulos de simples e 28 de duplas.

montagem tênis Roger Federer e Rod Laver (Foto: Editoria de Arte) 
Rod Laver teve 11 títulos de Grand Slam nas simples, 
e Federer atualmente possui 17 (Foto: Editoria de Arte)
 
FONTE:

Nenhum comentário: