sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Zaga do Furacão falha, Inter empata no fim e ameniza crise para volta

Veterano Baier marca para o Furacão, enquanto jovem Otávio salva time colorado e alivia pressão sobre Dunga

 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Um tem 38 anos, o outro, 18. O experiente Paulo Baier abriu o placar para o Atlético-PR no estádio do Vale nesta quinta-feira e só não garantiu a vitória por causa de um garoto. Uma das principais apostas coloradas, Otávio empatou nos instantes finais no primeiro duelo das quartas de final da Copa do Brasil. Aproveitou falha da zaga paranaense e garantiu o empate em 1 a 1, salvando o Inter de nova derrota em casa - a segunda seguida -, que coloraria o cargo de Dunga sob risco.

As duas equipes farão o confronto de volta somente em 23 de outubro, no estádio Durival de Britto. O Atlético-PR fica com a vantagem do empate sem gols para garantir classificação para a semifinal. Já o Colorado terá de empatar por pelo menos dois gols para ter a vaga. Um novo 1 a 1 levará para as penalidades. E o vencedor pegará Corinthians ou Grêmio, que empataram por 0 a 0 no primeiro jogo, em São Paulo.

Na saída de campo, dois sentimentos: enquanto os jogadores do Atlético-PR valorizaram o gol fora de casa, os colorados se mostraram aliviados por aquele que seria um novo vexame em casa - a equipe vinha de derrota para a Portuguesa no Vale, pelo Brasileirão, além de revés para o Bahia, na Fonte Nova.

- A gente sai com um bom resultado daqui, conseguimos fazer gol, que é importante - destacou Baier.

- Não era o resultado que a gente queria, mas o time está vivo - disse Otávio.
Antes, no entanto, as equipes voltam a ‘mudar o chip’ para o Brasileirão. No domingo, a equipe gaúcha tem a difícil missão de encarar o líder Cruzeiro, novamente no Vale. Também em casa, o Furacão enfrenta o Vitória, já certo de que não contará, no dia 23 de outubro, com Fran Mérida e João Paulo, expulsos na segunda etapa.

Internacional e Atlético-PR copa do Brasil (Foto: Vinicius Costa / Vipcomm)Equipes voltam a se enfrentar em 23 de outubro (Foto: Vinicius Costa / Vipcomm)
 
A classe da experiência
Seis segundos. Esse foi o tempo que o Inter levou para chegar à área do Atlético-PR. Prelúdio de boa atuação? Pelo contrário. Com poucos toques na bola, percebia-se um time nervoso, afoito – especialmente no setor defensivo. Nesse cenário, escancaravam-se espaços para o Furacão explorar.

Comandados pelo experiente Paulo Baier, os paranaenses avançavam a marcação, ganhando a liderança em campo e no placar. Logo aos 5 minutos, o camisa 30 aproveitou bola parada quase no bico da grande área. A bola ainda desviou na cabeça de Leandro Damião, enganando Muriel: 1 a 0.

Paulo Baier comemora gol do Atlético-pr contra o Internacional (Foto: Vinicius Costa / Vipcomm)Paulo Baier comemora gol do Atlético-PR
(Foto: Vinicius Costa / Vipcomm)

A reação colorada era apenas territorial, no campo ofensivo. Só que essa iniciativa não era sinônimo de poderio. Os chutes saíam mascados. Havia erros toscos de saída de bola ou até de domínio. Incrivelmente, Josimar era o jogador mais presente no ataque. Quando tinha a chance, disparava de longa distância, mas normalmente sem qualidade. Na única vez que levou perigo, a bola desviou em Luiz Alberto e Weverton saltou na bola, espalmando para escanteio.

Só que o Furacão soube se adaptar a essa circunstância. Vagner Mancini ajeitou o setor defensivo e passou a tentar vantagem em contra-ataques de velocidade, principalmente com Marcelo. E o Atlético-PR só não ampliou por preciosismo na finalização. Primeiro, Paulo Baier tentou ajeitar de calcanhar para Ederson, dando tempo para Juan afastar. Depois, Ederson foi lançado entre Índio e Gabriel. O artilheiro do Brasileirão avançou com liberdade incompatível pela posição em campo, viu o avanço de Muriel e disparou rente à trave direita.
  
Juventude que salva
Dunga tentou mexer. Precisava da equipe mais ofensiva. E, por incrível que pareça, sacou o centroavante. Leandro Damião foi substituído no intervalo, somando dez partidas sem estufar as redes. Josimar também foi sacado, enquanto Otávio e Scocco foram os escolhidos. A alteração deu resposta imediata. Forlan cruzou, Otávio desviou no travessão. Na sobra, Scocco concluiu em cima de Weverton.

De forma atabalhoada, o Inter se lançou ao ataque. Quando os defensores do Furacão não se mostravam efetivos, Weverton virava um paredão. Mais uma vez, Baier teve a chance de marcar. Em falta frontal, cobrou no ângulo. Só que desta vez, Muriel saltou para salvar. Caio já havia perdido chance clara e a partida parecia se encaminhar para vitória paranaense. Aos 44, no entanto, Otávio aproveitou sobra na área após falha da zaga paranaense e chutou para as redes: 1 a 1.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2013/26-09-2013/internacional-atletico-pr.html

Nenhum comentário: