sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Algoz de Cielo em Londres, Manaudou joga pressão para o rival em 2016

'É sempre mais difícil disputar com um atleta que está em seu próprio país', explica o nadador francês, que destronou o brasileiro na prova dos 50m livre

Por Rio de Janeiro


Francês Florent Manaudou, da natação, no Raia Rápida (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Florent Manaudou não quer pensar em favoritismo para 2016 (Foto: Satiro Sodré / SSPress)

Quando chegou em Londres para disputar a prova mais rápida da natação (50m livre) nos Jogos Olímpicos, Florent Manaudou era apenas um coadjuvante. Os holofotes estavam apontados para o atual campeão Cesar Cielo e outros nomes que dominavam a prova até então. Ocupando agora o posto que antes era do rival brasileiro, o natural seria o francês herdar a medalha de ouro e a pressão que costuma acompanhá-la. Mas não é assim que o jovem nadador pensa, ou pelo menos prefere pensar. Em visita ao Rio de Janeiro para participar do desafio Raia Rápida, no domingo, o jovem francês afirmou que a responsabilidade maior em 2016 será do atleta da casa.

- A pressão vai estar mais sobre o Cesar Cielo, que estará competindo em seu próprio país. Vai ser difícil ganhar dele em 2016, porque é sempre mais difícil disputar com um atleta que está em seu próprio país, com o seu próprio público e pessoas por trás para dar suporte. Claro que vai ser difícil, mas pode ser que eu consiga - disse Manaudou, de 22 anos.

Francês Florent Manaudou, da natação, no Raia Rápida (Foto: Lydia Gismondi)Florent Manaudou já está treinando no Rio de Janeiro para o Raia Rápida (Foto: Lydia Gismondi)

O resultado do último duelo entre o francês e o brasileiro também contribuiu para o discurso mais modesto de Manaudou. No Mundial de Barcelona, no mês passado, o campeão olímpico chegou como favorito absoluto ao ouro nos 50m livre, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Cesar Cielo, primeiro colocado, e terminou apenas em quinto.

Florent Manaudou, natação, 50m Final (Foto: Agência Reuters)O pódio dos 50m livre em Londres; Manaudou com
o ouro, e Cielo com o bronze (Foto:Agência Reuters)

No quesito idade, Manaudou pode levar vantagem em relação a Cielo nos Jogos Olímpicos de 2016. Ele estará com 25 anos na competição, enquanto o brasileiro já terá 29. Mais uma vez, porém, o francês optou pelo discurso conservador. Para ele, isso não terá influência no resultado.

- Não acho ele vai estar velho daqui a três anos, pois ainda estará com menos de 30 anos. E mesmo com mais de 30 anos é possível nadar bem. O Fred tem mais de 30 anos e continua nadando em alto nível. Não acho que isso faça muita diferença - disse Manaudou, referindo-se ao compatriota Frédérick Bousquet, de 32 anos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/aquaticos/noticia/2013/09/algoz-de-cielo-em-londres-manaudou-joga-pressao-para-o-rival-em-2016.html

Nenhum comentário: