sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Achei! Ex-Grêmio na Batalha dos Aflitos, Ricardinho recomeça na PB

Titular contra Náutico no duelo marcante responsável por acesso do time à Série A do Brasileiro, ele jogará final por Santa Cruz de Santa Rita, da Série B

Por João Pessoa


ricardinho, atacante ricardinho, ricardinho ex-grêmio, ex-grêmio, santa cruz de santa rita, santa cruz-pb (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) Ricardinho, ex-Grêmio, tenta o recomeço na segunda divisão do futebol da Paraíba (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)

Titular do Grêmio durante a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro de 2005, o atacante paraibano Ricardinho foi um dos responsáveis pelo retorno do clube gaúcho à elite do futebol brasileiro. Ainda que tenha sido coadjuvante na "Batalha dos Aflitos", partida contra o Náutico realizada no dia 26 de novembro daquele ano e que marcou os torcedores do Tricolor como um dos momentos mais épicos de sua história (mesmo se tratando de um confronto numa divisão de acesso). Em 2013, contudo, o jogador perdeu espaço no cenário nacional e tenta recomeçar a carreira aos 29 anos defendendo as cores do Santa Cruz de Santa Rita, que joga a 2ª divisão do Campeonato Paraibano. E com dois gols marcados na campanha, o atleta vai jogar no próximo domingo a final da competição estadual.

A partida será contra o Esporte de Patos, no Estádio José Cavalcante, em Patos, às 17h. Naquele dia de 2005, o jogo era outro. O Grêmio jogava pelo empate para conquistar o acesso. Uma derrota classificaria o time pernambucano em seu lugar. O Náutico, no entanto, perdeu dois pênaltis. E com quatro atletas expulsos perto do fim da partida, o Grêmio não só conseguiu segurar os pernambucanos como ainda marcou um gol aos 60 minutos do segundo tempo - a partida ficou paralisada por 25 minutos. Para tornar o cenário ainda mais impressionante, o jogo foi no Recife, num Estádio dos Aflitos lotado. Ricardinho começou jogando, mas acabou sendo substituído no intervalo após ter sofrido uma contusão e assistiu à vitória por 1 a 0 do banco de reservas.

Depois, o atacante teve no currículo passagens por Palmeiras, Botafogo, Figueirense, Jeju United da Coreia, Kashiwa Reysol do Japão e São Caetano. Agora, mesmo sem estar num grande clube e recomeçando em um time de segunda divisão da Paraíba, Ricardinho garante que a sua carreira não está chegando ao fim.

Quero ser feliz para que em breve possa voltar a um grande clube a nível de Série A"
Ricardinho, atacante

- Espero ter no Santa Cruz as coisas boas que tive lá no Grêmio. Houve a "Batalha dos Aflitos" e o Campeonato Gaúcho, por exemplo. Quero ser feliz para que em breve possa voltar a um grande clube de Série A. Sabemos que a carreira de jogador é curta, e em qualquer clube que formos temos que colocar na cabeça: é um recomeço. Seja qual for a agremiação - filosofou.

Depois de 14 anos longe da Paraíba, o atacante diz que essa é uma oportunidade para voltar a jogar perto de casa, da família e dos filhos. E que seria uma espécie de estágio para recarregar todas as energias para poder ter a chance de despontar no futebol.

- Vivemos muito fora. E tem hora que bate aquela saudade. Nosso trabalho é sempre estar em atividade. Sabemos que jogador não pode parar totalmente. A proposta do Santa Cruz foi boa e me agradou. Jogador tem que trabalhar independentemente de onde for. Pesou também a vontade de voltar a jogar no meu estado na companhia de quem eu mais gosto: os meus familiares.

 Batalha dos Aflitos

Qualquer jogo pode sair da cabeça de Ricardinho. Menos a "Batalha dos Aflitos" (assista ao vídeo ao lado). Essa será uma partida que o atacante vai carregar para o resto da vida. Para conquistar o título da Série B do Brasileirão em 2005, o Grêmio não teve vida fácil.

O paraibano revela que, naquele ano, o Tricolor vivia uma situação difícil e tinha alguns problemas judiciais. Mas todo o elenco decidiu esquecer as confusões internas e se unir em busca do acesso no ano seguinte. E conseguiu.
Na partida contra o Náutico, Ricardinho precisou deixar o gramado no intervalo para dar lugar ao volante Lucas Leiva, que atualmenta atua no Liverpool, da Inglaterra, e voltou a ser convocado para a Seleção, desta vez por Felipão. O atacante ainda se recuperava de uma lesão muscular, voltou a ter a contusão e ainda estava debilitado por causa de uma gripe.

- Acho que foi um jogo inesquecível, e que vai ficar marcado para o resto da minha vida, como também para o dos torcedores. E uma partida como aquela eu acho que nunca mais vai acontecer. Espero que nunca mais mesmo. Foi um sufoco, uma experiência única, e isso faz com que a gente possa crescer na vida. O Grêmio vivia alguns problemas, e a gente colocou na cabeça que o time teria que subir para ficar marcado na história do clube. Conseguimos. Até hoje todo mundo lembra daquela batalha.

ricardinho, ex-grêmio, atacante ricardinho, ricardinho ex-grêmio, santa cruz-pb, santa cruz de santa rita,  (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Ricardinho comemora com a torcida o título do Brasileiro de 2005 no Olímpico (Foto: Acervo do Grêmio)

Companheiros inseparáveis no Tricolor
No ano histórico para o Grêmio, a união do elenco foi grande. E naquele time, que tinha destaques como Galatto, Pereira, Domingos, Márcio Goiano, Marcel, Marcelo Lipatin, Lucas e Anderson, Ricardinho tinha companheiros inseparáveis no Tricolor. Mesmo de longe, ele carrega todos esses na lembrança.

Uns estão na Europa, outros jogando no Brasil. E quando nos encontramos lembramos do momento que ficou marcado"
Ricardinho mantém pouco contato com os companheiros do Grêmio em 2005
O goleiro Galatto e os zagueiros Pereira e Domingos, por exemplo, estavam sempre ao lado do paraibano nas brincadeiras de concentração. Mas, com o giro por vários clubes do Brasil, o atacante perdeu um pouco o contato com os parceiros daquela época.

- Às vezes a gente troca telefone. De vez em quando, conversa com um ou outro. Uns estão na Europa, outros jogando pelo Brasil. E quando nos encontramos, lembramos do momento que ficou marcado. Eu sempre me dei bem com todo mundo. Mas um dos caras com quem mais me dava bem na época era Pereira, atualmente no Sport, e Domingos, que era meio maluco da cabeça. Teve Galatto também, que me ensinou a tomar chimarrão - relembrou aos risos.

ricardinho, ex-grêmio, atacante ricardinho, ricardinho ex-grêmio, santa cruz-pb, santa cruz de santa rita, (Foto: Acervo do Grêmio) Ricardinho (de bandana) faz a festa no Olímpico
(Foto: Acervo do Grêmio)

Saudades do Grêmio
Torcedor declarado do Grêmio, Ricardinho sente saudades do time gaúcho. No Santa Cruz-PB, ele declarou o carinho enorme que tem pelo clube gaúcho. E até hoje acompanha tudo sobre o time. Assiste aos jogos pela televisão e acompanha as notícias na internet.

- Tenho saudade de uma coisa que me fez bem. Espero que um dia eu possa voltar para o Grêmio. O carinho pelo clube é enorme. Faço de tudo para acompanhar o Tricolor seja onde for. Se eu tivesse que voltar agora para um time de Série A, voltaria para o Grêmio. Temos que pensar alto - declarou.
Bagagem para a 2ª divisão do Paraibano
Mesmo com toda a sua bagagem, Ricardinho tenta dividir com os novos companheiros do Santa Cruz-PB a responsabilidade e garante que trouxe apenas um pouco mais de experiência para a equipe da Paraíba.
- Não sou eu que vou resolver todos os problemas do Santa Cruz. Mas ao lado dos meus companheiros vamos dar o nosso máximo dentro de campo. É claro que queria estar em um grande clube de Série A, mas respeito e agradeço pela oportunidade no Santa Cruz. Não tenho do que reclamar - concluiu.

ricardinho, atacante ricardinho, ricardinho ex-grêmio, ex-grêmio, santa cruz de santa rita, santa cruz-pb (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Ricardinho quer ser campeão pelo Santa Cruz-PB (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)

FONTE:

Nenhum comentário: