segunda-feira, 1 de abril de 2013

Imbatível em casa: Goiás completa um ano sem perder no Serra Dourada


Última derrota no estádio foi contra o Vila Nova, há um ano, pelo Goianão de 2012. Enderson Moreira segue invicto como mandante à frente do time

Por Daniel Mundim Goiânia

O Goiás ‘comemora’ nesta segunda-feira um ano de uma derrota que diz muito sobre a atual fase da equipe. Há exatamente um ano o time esmeraldino perdia sua última partida no Serra Dourada, a única de Enderson Moreira no comando da equipe. No dia 1º de abril de 2012, em um dia inspirado do atacante Patric, o Vila Nova venceu o rival alviverde por 3 a 2, pela 16ª rodada do Goianão daquele ano.

De lá para cá o Goiás fez 35 jogos no maior estádio goiano. Foram 27 vitórias e oito empates, com 79 gols marcados e apenas 18 sofridos, um aproveitamento de 84,76 %. Mas tal análise vai além. Naquele clássico de um ano atrás, o Esmeraldino era visitante. Como mandante, os números do Verde são ainda mais expressivos, e coincidem com a chegada de Enderson Moreira ao time. O técnico ainda está invicto como mandante desde que assumiu a equipe, no final de setembro de 2011.

Patric disputa bola com Valmir Lucas no Serra Dourada (Foto: Renato Conde / O Popular)Patric disputa bola com Valmir Lucas: há um ano, Goiás perdia sua última partida no Serra Dourada (Foto: Renato Conde / O Popular)

O treinador esmeraldino já fez 47 partidas à frente do Goiás como mandante. Foram 39 vitórias e oito empates. A última derrota do time goiano em tal condição foi também o último revés que teve atuando no Serra Dourada. No dia 23 de setembro de 2011 o Esmeraldino perdeu por 1 a 0 para o Salgueiro, com gol de Josi, pela 25ª rodada da Série B daquele ano. De lá para cá os torcedores do Goiás já foram ao Serra Dourada ver sua equipe em 48 oportunidades.

Em 38 jogos, os esmeraldinos comemoraram uma vitória, em nove vezes saíram com um empate, e apenas no clássico diante do Vila Nova, há um ano atrás, viram sua equipe perder. Em todas estas partidas o técnico Enderson Moreira esteve à frente do time alviverde, o que significa dizer que o treinador tem 85,4% de aproveitamento nos confrontos realizados no Serra Dourada.
  Enderson como mandante no Goiás Invencibilidade do Goiás no Serra Dourada
Jogos 47 35
Vitórias 39 27
Empates 8 8
Aproveitamento 88,65% 84,76%
Com a incrível marca, o comandante não deixou de lamentar uma situação possível para a semifinal do Goianão. Com a liderança na primeira fase assegurada, o Verde fará a segunda partida da próxima fase do Estadual no Serra Dourada, no dia 5 de maio. Entretanto, no dia 6 de maio o estádio abrigará o show do ex-beatle Paul McCartney, e provavelmente a partida no dia anterior terá que ter seu local ou dia alterado.
- É um prejuízo enorme, é evidente. Faremos o segundo jogo em casa, e não poder jogar no Serra, onde a gente se sente bem, é ruim. A gente lamenta, mas também não podemos ficar justificando. Se for essa a decisão (não jogar no Serra), vamos buscar alternativas da melhor maneira possível para fazer esses jogos, mas a gente não tem que ficar lamentando, temos que trabalhar. Mas o prejuízo é enorme, desde a primeira rodada estamos jogando lá, é evidente que a gente gostaria de fazer essa decisão na nossa casa – comentou.

O próximo compromisso do Goiás no Serra Dourada será neste sábado, no clássico contra o Atlético-GO, pela 16ª rodada do Goianão. Na primeira fase, o Esmeraldino ainda pega o Grêmio Anápolis no estádio. Na Série A, a estreia do Alviverde em casa será contra o Corinthians, no dia 29 de maio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/goias/noticia/2013/04/imbativel-em-casa-goias-completa-um-ano-sem-perder-no-serra-dourada.html

Nenhum comentário: