sábado, 13 de abril de 2013

Galo-mascote do Ji-Paraná é comido por sucuri, e 'reserva' assume o posto


Substituto não dá a mesma sorte de Tissoka e, mesmo tímido, chega
a enganar a torcida na derrota para o América-RN pela Copa do Brasil

Por Hugo Crippa Ji-Paraná

Tissoka, galo-mascote do Ji-Paraná é comido por sucuri e substituto não dá sorte (Foto: Hudson Pimentel)Substituto de Tissoka foi batizado como Brasil Afora (Foto: Hudson Pimentel)

A noite de quarta-feira foi muito aguardada pela torcida do Ji-Paraná. Afinal, seria a nona vez que o time jogaria pela Copa do Brasil e a primeira em casa, no Biancão. No entanto, nem tudo saiu como planejado. O time estreou na competição com derrota para o América-RN (1 a 0), mas pelo menos garantiu a realização do jogo de volta em Goianinha (RN).

No meio de tanta gente que lotou o Biancão, um 'torcedor' era especial. O mascote do time é presença garantida nos jogos e tem até lugar de honra no estádio. O galo-mascote Tissoka, que ficou conhecido no país pelo quadro Brasil Afora arrancou aplausos quando chegou no colo do dono Marambaia, depois de anunciado pelo locutor do estádio. (conheça a história do Tissoka)

- Galera... o Tissoka chegou! - bradou com voz forte o locutor.

E foi aquela festa. Mas ninguém imaginava que esse galo, na verdade, era um 'reserva'. O bicho estava tímido e com o olhar assustado. Nem de longe lembrava aquele Tissoka que até cantava quando o time fazia gol. Mas tinha uma explicação. O mascote verdadeiro morreu há uma semana e Marambaia foi surpreendido com a notícia no dia do jogo.

- Eu fui na chácara da minha irmã onde ele (Tissoka) estava e para minha surpresa o meu sobrinho disse: "Tio, o Tissoka já era!". Ele me disse que uma sucuri comeu o galo e um pato que eu comprei. O jeito foi improvisar com um reserva.

Tissoka, galo-mascote do Ji-Paraná é comido por sucuri e substituto não dá sorte (Foto: Hudson Pimentel)Tissoka, galo-mascote do Ji-Paraná é comido por sucuri e substituto não dá sorte (Foto: Hudson Pimentel)

Marambaia  pegou o primeiro garnizé branco que tinha e pintou de azul-celeste (cor do time). Inspirado nos nomes e comovido pela história, ele não pensou duas vezes em batizá-lo de Brasil Afora, em homenagem à história do galo que ficou conhecido nacionalmente através da série Brasil Afora, do GLOBOESPORTE.COM, após dar sorte ao time no título Estadual de 2012.

- Pintei rapidinho antes de vir pro jogo, usei um secador nele e ficou tudo beleza - explica.

Tissoka, galo-mascote do Ji-Paraná é comido por sucuri e substituto não dá sorte (Foto: Hudson Pimentel)Marambaia, dono do galo (Foto: Hugo Crippa)

Curiosamente, o galo não deu sorte na estreia do time na competição nacional. No entanto, o dono garante que ele ainda vai pegar ritmo. No dia 25 de abril o Ji-Paraná viaja para o Rio Grande do Norte para o jogo de volta na competição. Mas dessa vez o mascote terá que torcer de longe e provar para o dono que pode assumir o posto.

- Ele é mais calminho, ainda não tive tempo de treiná-lo, mas com o passar do tempo ele vai aprendendo. Até terminar o campeonato Rondoniense ele vai estar afiado - garante.

Nenhum comentário: