sábado, 13 de abril de 2013

Conmebol envia ofício ao Timão, que se vê isento de culpa no caso Kevin


Entidade encaminha justificativa jurídica sobre a punição. Advogado do clube entende que texto facilita tentativa de voltar a ter torcida fora de casa

Por Rodrigo Faber São Paulo

Torcedores Oruro prisão Corinthians (Foto: Leandro Canônico)Estádio Jesús Bermudez, palco da tragédia que
matou Kevin Espada (Foto: Leandro Canônico)

O Corinthians recebeu nesta semana uma boa notícia em relação ao caso envolvendo a morte do torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) enviou ao clube a justificativa jurídica sobre a punição aplicada ao clube, que recebeu multa de US$ 200 mil e ainda teve a presença de seus torcedores como visitantes proibida por 18 meses. No documento, segundo Luiz Felipe Santoro, advogado do clube, a entidade diz que o Corinthians não é culpado pela morte do garoto.

Satisfeita com a postura adotada pela Conmebol, o Timão já enviou um recurso, pedindo a anulação ou, na pior das hipóteses, a redução da pena para ter sua torcida fora de casa. A ideia é permitir que a Fiel assista aos jogos como visitante, principalmente caso o adversário nas próximas fases de mata-mata da Libertadores seja brasileiro. Há a possibilidade de o Corinthians encarar o arquirrival Palmeiras nas oitavas de final, por exemplo.

– Recebemos a justificativa e já entramos com o recurso nesta semana. O documento enviado pela Conmebol dizia claramente que o Corinthians não está sofrendo a punição pelo falecimento do menino, mas sim porque o torcedor acendeu um sinalizador no estádio. Deixaram isso bem claro. É evidente que o clube não tem culpa nenhuma. O que se discute é a responsabilidade sem culpa – explicou Santoro.

A primeira punição da Confederação Sul-Americana de Futebol abrangia todos os jogos do Timão em competições organizadas pela entidade, dentro ou fora de casa. A vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, pela segunda rodada da primeira fase, por exemplo, foi  realizada de portões fechados e assistida por apenas quatro torcedores, que conseguiram uma liminar na justiça e compareceram ao estádio do Pacaembu.

Na vitória por 3 a 0 sobre o Tijuana, primeiro jogo que a Fiel pode assistir no estádio do Pacaembu na Libertadores deste ano, o Corinthians teve como renda bruta R$ 2.049.017,50, com um público de 31.671 pagantes. De acordo com o balanço financeiro divulgado pelo clube no início de 2013, na última temporada os ingressos foram responsáveis por 10% da receita total do Timão – quarta maior parcela, atrás de TV (43%), patrocínio e publicidade (18%) e social e amador (13%).

Penitenciária San Pedro, em Oruro (Foto: Leandro Canônico)Doze corintianos ainda estão presos na penitenciária San Pedro, em Oruro (Foto: Leandro Canônico)

Para elucidar a postura da Conmebol em relação ao Corinthians no caso Kevin, Luiz Felipe Santoro usou um exemplo cotidiano, mas que deixa claro a ausência de culpa do clube na morte do torcedor boliviano especificamente.

– Se eu pego um carro que não me pertence e bato em outro carro, o responsável pelo fato é o dono do veículo, mas o culpado sou eu. O torcedor que atirou o sinalizador é quem responde pela morte do Kevin. O Corinthians responde pelo fato de ele portar o artefato no estádio – completou o advogado.

– A nossa tese de defesa é justamente essa. Aceitamos a responsabilidade sem culpa pelo fato de o torcedor ter lançado um sinalizador, mas não pela morte do garoto. Não há responsabilidade criminal no caso. Assim, o Corinthians entendia que estava sendo sancionada uma pena muito grande por isso.
torcedores do corinthians prisão de San Pedro Oruro (Foto: Agência Reuters)Integrantes da Gaviões da Fiel estão presos em
Oruro, na Bolívia (Foto: Agência Reuters)

O menor de idade H.A.M.,  que assumiu o disparo do sinalizador marítimo que matou Kevin Espada, será processado no Bra

sil. Ainda não se sabe se ele será acusado de homicídio culposo ou doloso, mas deverá ser indiciado pelo Ministério Público em breve. No dia 25 de fevereiro, cinco dias após o fato, o garoto deu um depoimento na Vara da Infância e Juventude de Guarulhos e foi liberado em seguida. Ele é membro da torcida Gaviões da Fiel há cerca de dois anos.

Se condenado no Brasil, o menor poderá ser internado na Fundação Casa por até três anos (em caso de homicídio doloso) ou receber uma medida de liberdade assistida (homicídio culposo). Na Bolívia, os 12 torcedores presos no dia da morte de Kevin continuam na Penitenciária San Pedro, em Oruro, acusados de homicídio (dois como autores e os demais como cúmplices). Detidos preventivamente, eles receberam na semana passada a visita de uma comitiva de parlamentares brasileiros que tentam melhorar a situação no país vizinho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/04/conmebol-envia-oficio-ao-timao-e-isenta-clube-de-culpa-no-caso-kevin.html

Nenhum comentário: