sexta-feira, 12 de abril de 2013


12/04/2013 16h00 - Atualizado em 12/04/2013 17h17

Massa pode ser primeiro parceiro a fazer 'quina' sobre Alonso em grid

Na China, brasileiro da Ferrari pode se tornar o primeiro companheiro de equipe do espanhol a superá-lo cinco vezes seguidas em classificações

Por Felipe Siqueira Rio de Janeiro

Felipe Massa observa Fernando Alonso no fim de semana do GP da Austrália (Foto: Getty Images)Massa pode bater Alonso em classificações pela
quinta fez seguida (Foto: Getty Images)

Se o pódio ainda não veio nessas duas primeiras etapas de 2013, nos treinos classificatórios Felipe Massa prova que está dando continuidade à reação iniciada no meio da temporada passada. Tanto na Austrália quanto na Malásia, largou à frente do parceiro de Ferrari, Fernando Alonso. Ele está em quinto na classificação geral, uma posição à frente do espanhol. A última vez que isso aconteceu foi justamente antes de um GP da China, em 2010. Última vez também que apareceu na liderança de um campeonato.

E por falar na etapa chinesa, neste sábado, em Xangai, o brasileiro poderá atingir um feito inédito no duelo interno com Alonso. Pode se tornar o primeiro companheiro do espanhol a superá-lo por cinco vezes consecutivas em classificações. Massa já havia batido o badalado bicampeão nas sessões que definiram o grid de largada das duas etapas finais de 2012 - nos Estados Unidos e no Brasil.
adversários que já fizeram a 'quadra' em fernando alonso
2003 Jarno Trulli: GPs da Europa, da França, da Inglaterra e da Alemanha
2004 Jarno Trulli: GPs da Espanha, de Mônaco, da Europa e do Canadá
2007 Lewis Hamilon: GPs do Canadá, dos EUA, da Inglaterra e da Europa
2012/2013 Felipe Massa: GPs dos EUA, do Brasil, da Austrália e da Malásia
Além de Massa, apenas dois outros dois companheiros superaram o “príncipe das Astúrias” quatro vezes seguidas: Jarno Trulli e Lewis Hamilton. O italiano conseguiu a façanha em duas ocasiões na época que fazia dupla com Alonso na Renault. Em 2003, da nona etapa (GP da Europa) à 12ª etapa (GP da Alemanha), e no ano seguinte, da quinta (Espanha) até a oitava etapa (Canadá). Já o britânico bateu o espanhol na temporada única de parceria, em 2007, da sexta (Canadá) à nona prova (Inglaterra). Não por acaso, Hamilton e Trulli são os únicos com vantagem no placar geral em treinos classificatórios entre os nove companheiros que Alonso já teve desde que estreou na F-1, em 2001. O inglês tem 10 a 7 a seu favor, enquanto o italiano largou na frente do espanhol 16 vezes em 31 corridas.

- Honestamente, eu nunca pensei sobre isso. Tudo que digo é que estou satisfeito com meu início de temporada e quero continuar nesta forma. Essa estatística não me dá prazer. O que eu quero é ir bem e sentir confiança no carro. Esses tipos de coisas só trazem problemas. Só quero ir em frente e fazer um bom trabalho - desconversou Massa.
Lewis Hamilton e Fernando Alonso foram companheiros de McLaren em 2007 (Foto: Getty Images)Hamilton, um dos companheiros que mais deu trabalho para Alonso, na McLaren, em 2007 (Getty Images)

Questionado se estava preocupado com a chance de ser superado mais uma vez pelo brasileiro, Alonso foi sarcástico:

- Muito estressado, a verdade é que não durmo desde a Austrália. Só estou comendo arroz, meu cabelo cai... Um drama total - brincou.

O espanhol também questionou os "critérios" adotados e menosprezou a marca de Massa ao ressaltar as particularidades das atividades em Melbourne e Sepang:

- A verdade é que vocês estão usando números estranhos para esses cálculos, com corridas do ano passado, corridas desse ano. Na Austrália, o treino foi com pneus de seco em uma pista molhada, na Malásia, classificamos de intermediários em uma pista seca. Então não foram condições completamente normais.

Alonso: Morde e assopra com Felipe Massa
Ironias à parte, Alonso tratou também de elogiar as boas exibições do piloto brasileiro nas qualificações.

- Ele está fazendo um trabalho fantástico, pilotando a 100%. Não acho que tenham sido treinos classificatórios completamente normais, mas é bom que ele esteja fazendo seu trabalho. Espero conseguir terminar à frente dele em alguns treinos este ano e, se conseguir, será preciso uma volta extraordinária – contemporizou.

E se depender do resultado dos treinos livres na China, Alonso já pode começar a procurar remédios contra insônia e queda de cabelo. O brasileiro foi o mais rápido desta sexta-feira, com o tempo de 1m35s340, quase meio segundo melhor que o espanhol, o terceiro, com 1m35s755.

Os fãs da Fórmula 1 poderão acompanhar se Felipe Massa conseguiráquebrar a marca no treino classificatório da madrugada deste sábado, a partir das 3h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

largada GP da Austrália (Foto: Agência Reuters)Massa largou nos GPs da Austrália (foto) e da Malásia à frente de Alonso  (Foto: Agência Reuters)

'Goleadas' sobre maioria dos companheiros e derrotas para Trulli e Hamilton

A sequência superior a Alonso reflete o bom momento do paulista de 31 anos, quando se leva em conta que o bicampeão mundial é considerado por muitos especialistas o melhor piloto do grid e ainda tem o histórico de levar grande vantagem na maioria dos duelos internos nas equipes. Nos três anos anteriores de parceria na Ferrari, por exemplo, Massa havia sido superado por Alonso por boa margem em qualificações: 15 x 4 em 2011 e 2012, e 17 x 3 no ano passado.

Jarno Trulli deu trabalho para Fernando Alonso nas temporadas de 2003 e 2004, na Renault (Foto: Getty Images)Trulli deu trabalho para Alonso nas temporadas de 2003 e 2004, na Renault (Foto: Getty Images)

placar geral: Alonso x companheiros de equipe em treinos classificatórios
2001 12 x 2 Tarso Marques
2002 3 x 0 Alex Yoong
2003 a 2004 15 x 16 Jarno Trulli
2004 2 x 1 Jacques Villeneuve
2005 a 2006 27 x 10 Giancarlo Fisichella
2007 7 x 10 Lewis Hamilton
2008 e 2009 27 x 1 Nelsinho Piquet
2009 7 x 0 Romain Grosjean
2010 a 2013 47 x 13 Felipe Massa
TOTAL 147 x 53 companheiros
Com exceção das derrotas para Hamilton e Trulli, nos demais anos, o que se viu foram “bailes” de Alonso sobre seus companheiros. Em sua temporada de estreia, na pequena Minardi, em 2001, o espanhol bateu o brasileiro Tarso Marques por 12 a 2, e depois fez 3 a 0 no malaio Alex Yoong. Após um ano como piloto de testes da Renault, viu Trulli fazer frente até o italiano ser demitido após um desentendimento com o chefe do time, Flavio Briatore. Nas três últimas provas de 2006, teve tempo de ganhar do veterano Jacques Villeneuve por 2 a 1. Nos dois anos seguintes, quando faturou seus dois títulos, “passeou” ao ter Giancarlo Fisichella como parceiro: 15 a 4, em 2005, e 12 a 6, em 2006.

Depois do ano parelho com Hamilton em 2007, o espanhol “goleou” Nelsinho Piquet, que estreava na F-1, em 2008 por 18 a 0. Um ano depois, repetiu a dose (9 a 1) até o brasileiro deixar a equipe. No restante da temporada, levou a melhor sobre o estreante Romain Grosjean (7 a 0). No total da carreira, Alonso se classificou à frente dos companheiros em 147 dos 200 GPs que disputou, o que equivale a 73,5%.

Nelsinho Piquet e Fernando Alonso, dupla da Renault, em 2008 (Foto: Getty Images)Começando na F-1, Nelsinho teve dificuldades para acompanhar ritmo de Alonso (Foto: Getty Images)
  •  
03_Circuito_China (Foto: Infoesporte)

FONTE:

Nenhum comentário: