sexta-feira, 12 de abril de 2013

Julio Baptista lamenta eliminação do Málaga: 'Foi um erro clamoroso'


Atacante brasileiro ainda não aceita derrota do time espanhol para o Borussia Dortmund e diz que revés custou o trabalho de um ano inteiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

No sorteio desta sexta-feira, realizado pela Uefa, o Borussia Dortmund soube que terá o Real Madrid como adversário nas semifinais da Liga dos Campeões. Entretanto, na Espanha, a equipe eliminada pelos aurinegros ainda lamenta a eliminação na competição. Um dos jogadores mais experientes do elenco do Málaga, o atacante brasileiro Julio Baptista não escondeu a decepção com a forma como os andaluzes deixaram o torneio, sofrendo dois gols nos acréscimos na derrota por 3 a 2 na Alemanha, na última terça-feira.

- Ficar fora de uma semifinal por erro de árbitros...Custou o trabalho de todo um ano. E por um erro clamoroso. Estamos falando de dois erros na mesma jogada. Fomos muito melhores, eles (o Borussia Dortmund) não conseguiram fazer nada – lamentou Baptista, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Julio Baptista, Borussia Dortmund x Málaga (Foto: EFE)Julio Baptista durante o duelo com o Dortmund: brasileiro ainda lamenta a eliminação (Foto: EFE)

A maior reclamação do brasileiro diz respeito ao gol do zagueiro Felipe Santana, aos 48 minutos do segundo tempo, que garantiu a vitória e a classificação do Dortmund. Na ocasião, o defensor, impedido, completou para o gol um cruzamento de Reus.

Após a partida, o dono do Málaga, o sheik Abdullah Al-Thani, afirmou que a saída de seu time da Liga dos Campeões deve-se ao racismo da Uefa. Já o técnico da equipe, Manuel Pellegrini, criticou a atuação dos árbitros. Baptista evitou criticar a entidade europeia, mas lembrou que se o erro fosse com um clube de maior expressão a repercussão seria diferente.

- Um erro assim, clamoroso, eu gostaria que tivesse acontecido com um time grande, como o Real Madrid ou o Barcelona...A divulgação seria muito maior.

Confira o bate-papo completo com Julio Baptista.

GLOBOESPORTE.COM: Como você digeriu esta eliminação?
Julio Baptista: Como qualquer desapontamento que você tenha. Se você é desclassificado, perde de 2 a 0, 2 a 1 ou 3 a 2, e realmente o outro time é melhor, com todo orgulho, você pega na mão do outro time, dá os parabéns, mas não foi o caso. Fomos muito melhores, eles não conseguiram fazer nada. E, realmente, ficar fora de uma semifinal por erro de árbitros... Custou o trabalho de todo um ano. E por um erro clamoroso. Estamos falando de dois erros na mesma jogada. Jogamos bem, um futebol muito vistoso. Mas também não poderíamos ter tomado dois gols, mesmo com a ajuda do árbitro.


Foi o pior jogo da sua vida?
Foi muito duro, porque no minuto 43, 45, você tem a classificação na mão e em três minutos você recebe uma virada. É uma coisa incrível, nunca tinha acontecido comigo.
 

Julio Baptista e Neven Subotic, Málaga x Borussia Dortmund (Foto: AFP)Brasileiro disputa a bola com o zagueiro Neven
Subotic, do Borussia Dortmund (Foto: AFP)

Acha que teve dedo da Uefa nisso?
Não vou falar que teve dedo. Depois posso pagar por uma coisa que estou falando e fazendo uma acusação sem saber. O que posso falar é que foi uma coisa clamorosa. Um erro de profissionais, de pessoas que são pagas para trabalhar, mas não fazem o trabalho da forma correta. Cada vez mais colocam árbitros na Champions. São cinco em campo e um fora. A gente fica sem entender por que colocar tantos árbitros se os erros continuam acontecendo. Não há uma explicação lógicUm erro assim, clamoroso, eu gostaria que tivesse acontecido com um time grande, como o Real Madrid ou o Barcelona... A divulgação seria muito maior.  Assim como existe penalidade para um jogador, deveria existir para o árbitro quando não cumpre o que deve.


O sheik dono do clube (Abdullah Al-Thani) falou em racismo. Você concorda?
O que acho que aconteceu foi um certo favorecimento ao time que estava jogando em casa. Foi uma coisa incrível. Acho que as imagens estão aí para quem quiser ver.


E agora, como elevar o moral do grupo para o restante da temporada?
A melhor coisa que pode acontecer é que a gente jogue o mais rápido possível para esquecer e conseguir se encontrar no Campeonato Espanhol. A gente sabe da dificuldade que é entrar na Champions nesse ano. Você às vezes dá prioridade e, querendo ou não, acaba desconcentrando no Campeonato Espanhol. São 24 pontos para disputar, confrontos com times fortes como o Valencia, e vamos procurar ganhar. Temos que continuar somando pontos.


Fomos muito melhores, eles não conseguiram fazer nada. E, realmente, ficar fora de uma semifinal por erro de árbitros... Custou o trabalho de todo um ano. E por um erro clamoroso."
Julio Baptista

Acha que essas declarações atacando a Uefa poderão piorar a situação do clube nessa questão da punição (o Málaga foi suspenso por um ano das competições europeias, mas ainda recorre)?
Se você não tem razão, realmente até pode prejudicar. Quando você tem revolta e tem razão, é válido que todas as pessoas estejam muito decepcionadas com o que aconteceu. Se vai beneficiar ou prejudicar, não devemos ter tanta atenção nisso. Temos que pensar em classificar para a Champions.


Apesar da eliminação, a torcida recebeu o time com festa...

É um reconhecimento de um trabalho longo. Todo mundo viu o que aconteceu, então o apoio da nossa torcida é uma coisa fundamental para conseguir seguir na liga o mais forte possível e seguir mantendo o nível que temos apresentado.


Julio Baptista pelo Málaga (Foto: EFE)Foco do Málaga agora está no Campeonato Espanhol (Foto: EFE)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/04/julio-baptista-lamenta-eliminacao-do-malaga-foi-um-erro-clamoroso.html

Nenhum comentário: