sábado, 16 de março de 2013

Liga das Américas: com 11 bolas de três, sete de Smith, Pinheiros bate Fla


Com 31 pontos, 21 deles em arremessos de longa distância, Joe Smith brilha na vitória do time paulista sobre o líder do NBB por 88 a 85

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires, Argentina

A derrota arrasadora no primeiro período por 25 a 11 e o excelente aproveitamento de quase 60% do Pinheiros nos arremessos de três pontos acabaram sendo mortais para o Flamengo. Com nada menos do que 11 bolas de longa distância convertidas em 19 tentadas, a equipe do americano Joe Smith, responsável por sete delas, levou a melhor sobre o líder do NBB, por 88 a 85 (41 a 31), na estreia das duas equipes no quadrangular semifinal da Liga das Américas, nesta sexta-feira, em Buenos Aires, na Argentina.

basquete Flamengo x Pinheiros (Foto: Marcelo Figueras / FIBA)Joe Smith anotou 31 pontos na vitória do Pinheiros sobre o Flamengo  (Foto: Marcelo Figueras / FIBA)

- Foi um jogo importante para nós. Tivemos uma mentalidade vencedora e conseguimos uma excelente vitória na estreia contra o Flamengo. Meu jogo é esse. Quando estou num dia bom e as bolas de três pontos caem, acabo ajudando minha equipe a vencer -  afirmou Joe Smith, cestinha da partida com 31 pontos, 21 deles em bolas de três.

Além da excelente atuação do ala americano, Rafael Mineiro, que anotou 19 pontos e quatro rebotes, e Márcio Dorneles, com outros 14, também foram importantes na vitória do time paulista. Pelo lado carioca, Marquinhos, com 21 pontos, Olivinha, com 17, e Benite, com 15, foram os maiores pontuadores.

As duas equipes voltam à quadra neste sábado. Enquanto o time rubro-negro enfrenta o Mavort, do Equador, às 20h, o Pinheiros enfrenta os donos da casa do Lanus, no jogo de fundo, às 22h.

No outro jogo desta sexta-feira pelo grupo, o anfitrião Lanús contou com um bom primeiro quarto para vencer o Mavort, do Equador, por 86 a 76 e assumir a liderança da chave. Apesar da derrota, o pivô dominicano Elys Guzman foi o cestinha do jogo, com 27 pontos.

O JOGO
O Pinheiros precisou de apenas três jogadores para abrir 10 a 0 e atropelar o Flamengo no primeiro quarto. Com atuações quase perfeitas, Márcio Dorneles, Joe Smith e Rafael Mineiro foram responsáveis por 24 dos 25 pontos do time paulista nos dez minutos iniciais. Já o líder do NBB, além de apático, apresentou um desempenho pífio nos arremessos de quadra e anotou apenas 11 pontos.

José Neto voltou prara o segundo período com Duda no lugar do americano Kojo. A mudança, porém, em nada mudou o aproveitamento do time carioca, que demorou quatro minutos para marcar seus primeiros dois pontos com o pivô Shilton. O Pinheiros, por sua vez, mesmo sem nenhum ponto do americano Shamell, ampliou sua vantagem para 17 pontos (36 a 19).
basquete Flamengo x Pinheiros (Foto: Marcelo Figueras / FIBA)Marquinhos (11) e Olivinha foram os maiores  pontuadores do Fla (Foto: Marcelo Figueras / FIBA)

Até então apagado na partida, Marquinhos acordou no jogo, anotou duas bolas de três pontos seguidas e diminuiu o prejuízo do Flamengo para 11 pontos, obrigando Cláudio Mortari a parar o jogo. O pedido de tempo esfriou a reação rubro-negra, mas não recolocou o Pinheiros no trilho. A equipe paulista ficou quase três minutos sem pontuar e só não viu a confortável diferença sumir porque o time carioca continuava com um aproveitamento muito abaixo do normal. No final, o placar de 41 a 31 para o Pinheiros ficou de bom tamanho para as duas equipes.

Joe Smith voltou para o terceiro quarto da mesma forma que começou o jogo: com uma bola de três pontos. O problema é que o Flamengo voltou com uma atitude diferente e diminuiu a diferença para apenas sete pontos. Mas uma falta antidesportiva de Caio Torres em Rafael Mineiro permitiu que o Pinheiro aumentasse sua vantagem para 11 pontos novamente.

O time carioca, no entanto, continuava mellhor. Principalmente o armador Benite e o ala Marquinhos, que juntos anotaram 13 pontos no período e diminuíram a diferença para apenas um ponto (55 a 54). A pouco menos de três minutos para o fim do período, finalmente o americano Shamell deu o ar da graça e anotou seus primeiros dois pontos na partida. Olivinha deu o troco com uma bola de três no lance seguinte e empatou o jogo em 57 a 57. Nos dois minutos finais, porém, o líder do NBB voltou a errar demais e permitiu que o time paulista terminasse o quarto vencendo por 68 a 60.

basquete Flamengo x Pinheiros (Foto: Marcelo Figueras / FIBA)Com 19 pontos, Rafael Mineiro também se destacou na vitória do Pinheiros (Foto: Marcelo Figueras / FIBA)

O último período começou com uma bola de três de Marquinhos, e outra do americano Joe Smith. Mas o Flamengo  anotou dez pontos seguidos e passou a frente pela primeira vez com Olivinha a pouco mais de cinco minutos para o fim do jogo. Daí em diante, o jogo voltou a ser lá e cá. Mas o excelente aproveitamento do time paulista nas bolas de três fez a diferença em favor do time paulista, que abriu justamente três pontos a menos de 20 segundos para o fim.

A nove segundo do fim, Marquinhos recebeu falta de Márcio Dorneles e teve três lances-livres para deixar tudo igual e levar o jogo para a prorrogação. Com 100% de aproveitamento no fundamento até então, o ala errou o terceiro arremesso e deixou a vitória nas mãos do Pinheiros. Só restou ao Flamengo fazer falta em Joe Smith e parar o jogo. Frio, o gringo acertou os dois lances-livres e aumentou a diferença para 88 a 85.

Benite ainda teve a chance de levar o jogo para a prorrogação no última lance do jogo, mas o arremesso do armador rubro-negro bateu no bico do aro para alívio dos jogadores da equipe paulista.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2013/03/liga-das-americas-com-11-bolas-de-tres-sete-de-smith-pinheiros-bate-fla.html

Nenhum comentário: