sábado, 16 de março de 2013

St-Pierre e Diaz resolvem diferenças após anos de espera no UFC 158


Luta deste sábado cruza trajetórias paralelas de dois dos melhores pesos-meio-médios do MMA na atualidade, depois de duas lutas canceladas

Por SporTV.com Montreal, Canadá

Neste sábado, trajetórias paralelas de dois dos melhores pesos-meio-médios do mundo se cruzam no octógono montado no Bell Centre, em Montreal, Canadá. Georges St-Pierre, o dominante campeão da categoria no UFC, enfrenta seu desafeto Nick Diaz, que foi o dono do cinturão da mesma divisão de peso no Strikeforce e vem pedindo pelo duelo há anos. O confronto, recheado de provocações, diferenças estilísticas e filosóficas, é o evento principal do UFC 158, que começa às 19h35m (horário de Brasília), com transmissão ao vivo exclusiva do canal Combate e acompanhamento em Tempo Real do SPORTV.COM.

Georges St-Pierre e Nick Diaz pesagem UFC 158 (Foto: Getty Images)Georges St-Pierre e Nick Diaz tiveram de ser separados na pesagem do UFC 158 (Foto: Getty Images)

GSP e Diaz chegaram ao UFC praticamente juntos, mas tiveram caminhos bem diferentes ao topo. Diaz estreou antes, no UFC 44, em setembro de 2003, e venceu quatro de suas cinco primeiras lutas. Porém, uma série de três derrotas consecutivas resultou no seu corte. St-Pierre, por sua vez, estreou em janeiro de 2004, pouco mais de três meses depois, e, após dois triunfos consecutivos, desafiou Matt Hughes pelo cinturão. O canadense foi derrotado, mas continuou na organização, encaixou cinco triunfos seguidos e conquistou o título na revanche com Hughes, em novembro de 2006.
O cinturão escapou de GSP na luta seguinte, em abril de 2007, quando foi nocauteado por Matt Serra. Naquele mesmo ano, Diaz foi derrotado por KJ Noons em novembro, pelo EliteXC. A partir daquele ponto, ambos entraram em sequências invictas e se tornaram os principais pesos-meio-médios do mundo. St-Pierre retomou o título de Matt Serra em abril de 2008, e Diaz conquistou o cinturão do Strikeforce em janeiro de 2010. O californiano passou a pedir por um duelo com o canadense, que chegou a ser marcado duas vezes, para outubro de 2011 e para fevereiro de 2012, mas cancelado em ambas as oportunidades. O combate enfim acontece neste sábado.

Conflito em vários níveis
Os 17 meses entre a data original do confronto e a luta deste sábado serviram para escancarar a diferença de personalidade entre os dois atletas. Diaz, que já tinha imagem de "bad boy" por fazer gestos obsenos para o público e por brigar com atletas rivais dentro e fora da jaula, passou a provocar St-Pierre e dizer que o canadense tinha medo dele. GSP, sempre respeitador e comedido nos comentários, tentou permanecer controlado, mas passou a dar entrevistas dizendo que seu desafeto "merecia levar uma surra". Em coletivas de imprensa e teleconferências recentes, Diaz pareceu tirar o campeão do sério em múltiplas ocasiões, ao interromper suas respostas e inverter o seu discurso contra ele mesmo.

Tudo culminou na pesagem de sexta-feira, na qual Diaz tentou se aproximar de St-Pierre numa encarada tensa. Os dois engancharam os braços, mas o presidente do UFC, Dana White, interrompeu antes que houvesse uma confusão maior. (Veja no vídeo acima).

- A luta é amanhã, hoje é só pelo show - desconversou GSP, que garantiu que será o mesmo lutador focado de sempre no sábado.

O evento tem ainda duas lutas entre pesos-meio-médios que podem definir o futuro da categoria. No coevento principal, Johny Hendricks, primeiro colocado no ranking do UFC abaixo de St-Pierre, enfrenta Carlos Condit, ex-campeão interino, em confronto que deve apontar o próximo desafiante ao cinturão. Antes, Nate Marquardt, outro ex-campeão do Strikeforce, enfrenta Jake Ellenberger, que também está na fila por uma chance de disputa do título.

SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O Combate exibirá o UFC 158 na íntegra e com exclusividade no próximo sábado, às 19h35m (de Brasília). O SPORTV.COM fará o acompanhamento do torneio em Tempo Real, também na íntegra, e exibirá a prmeira luta do card preliminar, entre George Roop e Reuben Duran, ao vivo.

UFC 158
16 de março de 2013, em Montreal (CAN)


CARD PRINCIPAL
Georges St-Pierre x Nick Diaz
Carlos Condit x Johny Hendricks
Jake Ellenberger x Nate Marquardt
Chris Camozzi x Nick Ring
Mike Ricci x Colin Fletcher


CARD PRELIMINAR
Patrick Cote x Bobby Voelker
Antonio Carvalho x Darren Elkins
Jordan Mein x Dan Miller
Daron Cruickshank x John Makdessi
Rick Story x Quinn Mulhern
TJ Dillashaw x Issei Tamura
George Roop x Reuben Duran


banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Nenhum comentário: