sábado, 16 de março de 2013

City perde fora de casa para Everton e deixa rival United mais folgado


Grande atuação do goleiro Mucha e golaços de Osman e Jelavic garantem vitória do time da casa, que entra na zona de classificação para Liga Europa

Por GLOBOESPORTE.COM Liverpool, Inglaterra

O Manchester United agradece. Na abertura da 29ª rodada do Campeonato Inglês, o City, seu principal concorrente pelo título, perdeu por 2 a 0 para o Everton e o deixou ainda mais confortável na liderança. Líderes, 12 pontos à frente do rival, estacionado nos 59, os Diabos Vermelhos podem botar mais um dedo das mãos no troféu nacional neste sábado, quando enfrentam o penúltimo colocado Reading, a partir de 14h30m (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo real.
Já o Everton aproveitou para alcançar a quinta colocação e entrar na zona de classificação para a Liga Europa, com 38 pontos - um a mais que o sexto Arsenal. Após dominar o primeiro tempo e conseguir balançar as redes com Osman, o time da casa teve que superar a expulsão de Pienaar, aos 15 da etapa seguinte. Mesmo sob muita pressão do adversário, a torcida empurrou e o time da casa, que ainda conseguiu ampliar o marcador no último lance do jogo com um golaço de Jelavic.

Leon Osman gol Everton Manchester City jogo (Foto: Getty Images)Leon Osman fez o primeiro gol do Everton contra o Manchester City (Foto: Getty Images)

O Eventon começou a partida buscando o ataque e chegou a balançar as redes com apenas 12 minutos. Mirallas aproveitou o bate-rebate após cruzamento, mas o árbitro assistente marcou o impedimento, erradamente. Apesar do equívoco, o ímpeto do time da casa continuou maior, mas os espaços na defesa também cresceram. Em uma das poucas subidas do City ao ataque no primeiro tempo, Tevez pegou pela esquerda, cortou para o meio e bateu no meio do gol, para a defesa de Hart.

Mais efetivo e sem a intervenção do juiz, o “Clube do Povo” finalmente abriu o marcador aos 31. Coleman fez grande jogada na lateral direita, pedalou para cima de Kolarov, e rolou para trás. Da intermediária, Leon Osman ariscou uma bomba cheia de efeito, que enganou o goleiro do City, e colocou o Everton na frente do placar.

O Manchester até tentou responder, mas acabava falhando na finalização. Tevez, mais uma vez, chamou a responsabilidade e tentou furar Mucha com uma jogada individual, mas pegou mal na bola, à direita da meta. Dzeko também teve a sua oportunidade. De cabeça, após escanteio, o atacante testou para cima e errou o alvo.

Com um a menos, Everton toma pressão mas amplia no fim
Na segunda etapa, o Everton voltou com uma clara tentativa de segurar o resultado. Porém, do outro lado, o City não parecia com pressa para chegar ao empate. No entanto, o meia sul-africano Pienaar deu um novo incentivo ao ser expulso e deixar o time da casa com um jogador a menos, aos 15 minutos. A partir de então, os Citizens cresceram e passaram a deter o domínio completo da partida.

Não tardou para o Manchester quase empatar, mas o time acabou desperdiçando três oportunidades seguidas. Dzeko achou Tevez livre na área, o argentino fuzilou, mas Mucha defendeu. No rebote, Milner bateu para nova grande defesa do goleiro do Everton e, na sobra, Zabaleta chutou para fora. Era apenas o início de uma atuação de gala do arqueiro esloveno.

Tevez jogo Everton Manchester City (Foto: Getty Images)Melhor do City na partida, Tevez não conseguiupassar pelo bom goleiro Mucha (Foto: Getty Images)

Aos 35, mais uma defesa sensacional para o currículo do camisa 1 do Everton. Zabaleta apareceu pela direita em velocidade, invadiu a área e bombardeou o gol. Bem postado, Mucha esticou o braço e bloqueou o que seria o empate da equipe visitante. Em seguida, foi a vez de Coleman salvar o time. O lateral-direito conseguiu desviar para escanteio a forte cabeçada de Tevez.

O City foi para o ataque de qualquer maneira e abriu espaços na defesa. Foi justamente em um contragolpe que o Everton ampliou o placar. Novamente com um golaço, desta vez de Jelavic, que correu com a bola desde a intermediária até a entrada da área adversária, quando levantou a cabeça e observou Hart adiantado. O atacante não perdoou e deu um toque por cima do goleiro, selando o marcador em 2 a 0, para a alegria da torcida local.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/03/com-um-menos-durante-boa-parte-do-segundo-tempo-everton-bate-o-city.html

Nenhum comentário: