terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Willian desabafa após trocar Shakhtar pelo Anzhi: 'Dois anos tentando sair'


Homem mais caro da janela de inverno, meia não gosta de ouvir ex-técnico falar sobre dinheiro e justifica opção sem a Champions: 'Projeto grandioso'

Por Victor Canedo Rio de Janeiro

O meu objetivo era sair, e pela porta da frente. Acho que isso aconteceu"
Willian, novo reforço do Anzhi

Willian esteve por alguns momentos da última semana na berlinda. Recebeu críticas de todos os lados por aceitar se mudar do futebol ucraniano para o russo. Muitos se perguntaram se o passo não poderia ser maior ou até mesmo gigantesco, no caso da Premier League, onde habitam os interessados Chelsea e Tottenham. Mas era preciso ouvir o próprio jogador e as razões que o fizeram trocar o Shakhtar Donetsk pelo Anzhi Makhachkala. E, diante da situação em que se encontrava há anos, sair era uma obrigação na visão do jogador.

A transação custou € 35 milhões (R$ 93,5 milhões), valor de sua multa rescisória. Willian, que está com 24 anos, só não se tornaria o homem mais caro da janela de inverno se dissesse não, já que o clube, desta vez, não poderia interferir. Entre aguardar por um grande centro ao menos até junho e aceitar a vida nova Anzhi pelos próximos quatro anos, o meio-campista não teve dúvidas. E abdicou do mata-mata da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund sem o menor peso na consciência.

- É claro que pensei em tudo, também levei isso em conta, mas era o momento de sair. Já no meio do ano faria dois anos que estava tentando sair do clube e não estava conseguindo. Independentemente do Shakhtar estar nas oitavas e o Anzhi estar na Liga Europa, para mim é indiferente. O meu objetivo era sair, e pela porta da frente. Acho que aconteceu isso. Não tenho mágoa com ninguém - disse, em entrevita por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

Willian e Roberto Carlos Anzhi (Foto: Reprodução / Site Oficial)Willian e Roberto Carlos serão companheiros no Anzhi: ex-lateral é dirigente (Foto: Reprodução / Site Oficial)

Ele se refere especificamente às palavras do antigo técnico, o romeno Mircea Lucescu. O treinador do Shakhtar foi o primeiro a anunciar a conclusão da negociação na última quinta-feira, quando aproveitou a oportunidade para criticar diretamente a escolha de seu ex-pupilo: "Preferiu o dinheiro". Willian reagiu.

- Quero deixar bem claro que todos sabem que o Shakhtar antes já teve várias ofertas de clubes e em valores menores que o Anzhi pagou, mas o Shakhtar não aceitou. O que ele falou não é verdade - afirmou.

Camisa 10 no Shakhtar desde 2010 (ele chegou ao clube vindo do Corinthians em 2007), Willian vestirá o mesmo número no Anzhi, com exceção na competição europeia - será o 88, ano de seu nascimento, por normas da entidade. Nada que mude sua possível rotina de garçom "oficial" do camaronês Samuel Eto'o.

- Será uma honra jogar ao seu lado e deixá-lo toda hora na cara do gol - brincou.

Confira abaixo a entrevista completa:
GLOBOESPORTE.COM: Como é se sentir o homem mais caro da janela?

Willian treino Anzhi (Foto: Reprodução / Site Oficial)Contratado por R$ 93,5 milhões Willian foi o maiscaro da janela de inverno na Europa (Site Oficial)

WILLIAN: Estou muito feliz de ter chegado, é uma nova oportunidade também num país diferente, uma cultura diferente. Demonstra o trabalho que vinha fazendo, sendo valorizado com o tempo, jogando bem. O empenho do Anzhi em me contratar foi notório e fiquei muito feliz com isso. Sabiam da multa, conseguiram chegar no valor que o Shakhtar queria e fico feliz pelo esforço deles, do Suleyman (Kerimov).

Ficou satisfeito em dar um dinheiro ao Corinthians (R$ 2,8 milhões) por conta da porcentagem que a Fifa exige ao clube formador?

Nem lembrava que o Corinthians poderia ganhar uma porcentagem, mas é importante. É o clube que me revelou e está ganhando esse dinheiro.

O técnico Mircea Lucescu, do Shakhtar, criticou bastante a sua decisão em entrevista no dia do anúncio. Foi muito pensada?

Cheguei a acompanhar tudo isso que ele falou. Quero deixar bem claro que todos sabem que o Shakhtar antes já teve várias ofertas de clubes e em valores menores que o Anzhi pagou, mas o Shakhtar não aceitou. O Anzhi foi o único clube que se dispôs a pagar os € 35 milhões. Claro que quando eu olhei isso, fiquei até um pouco chateado, procuro esquecer, agradecer a ele e a todos do Shakhtar pelos cinco anos e meio. O que ele falou não é verdade, pois o clube já recebeu outras ofertas e não aceitou. O Anzhi chegou no valor que era a minha multa.


Willian Shakhtar (Foto: AP)Pelo Shakhtar, Willian foi um dos destaques na fase de grupos da Liga dos Campeões (Foto: AP)


O que te levou a aceitar a oferta do Anzhi? Foi uma decisão apenas sua?

Eles tentaram me segurar até o último dia e não conseguiram. Mas a decisão foi totalmente minha, poderia ter escolhido ficar lá. De mudar, de ir para a Rússia, disputar um campeonato mais competitivo que na Ucrânia. O projeto que esse clube tem é grandioso, o empenho do presidente Suleyman em me contratar também chamou a atenção. Pensei em tudo, em trabalhar com o Guus Hiddink, em jogar com o Lass Diarra, Eto'o, o próprio Jucilei que é um grande jogador. Pensei em tudo, né. E acabei mudando. Não tenho arrependimento de nada e estou muito feliz.

Muito se falou sobre a Liga dos Campeões. Você fez uma ótima primeira fase e deixou o clube na hora do mata-mata...

É claro que pensei em tudo, também levei isso em conta, mas era o momento de sair. Já no meio do ano faria dois anos que estava tentando sair do clube e não estava conseguindo. Independentemente do Shakhtar estar nas oitavas e o Anzhi estar na Liga Europa, para mim é indiferente. O meu objetivo era sair, e pela porta da frente. Acho que aconteceu isso. Não tenho mágoa com ninguém, briga com ninguém.

Quais ofertas o Shakhtar recusou? Houve mais da Inglaterra muito abaixo dos € 35 milhões?

A primeira oferta que chegou foi do Benfica de 15 milhões de euros. E aí estava junto com o diretor na mesa e negaram a oferta. Ele falou para nós que não iria aceitar, mas que aceitaria um pouco mais de um clube grande. Apareceu o Chelsea com 20 milhões. Mudaram o discurso. O Chelsea foi lá e colocou 25. O Tottenham também entrou na parada e fez proposta.
 Recusaram. O Chelsea chegou a fazer proposta de 30 milhões parcelados e não aceitaram. Imagina como fica a cabeça do jogador ao saber que tantas ofertas chegaram e o clube não aceitou nenhuma. Muitas pessoas falam aqui que eu saí por dinheiro. Na verdade não foi. Pintaram ofertas menores e o Shakhtar mesmo não aceitou.

Willian camisa 10 Anzhi (Foto: Reprodução / Site Oficial)Willian com a camisa 10: meia terá de usar a 88 na Liga Europa (Foto: Reprodução / Site Oficial)

Ficou uma sensação de que eles estavam te prendendo?

Me senti realmente assim e pensava comigo: "Será que nunca vou sair?". Por que estão me segurando tanto? Via outros jogadores sendo negociados com mais facilidade e eu não conseguia. Mas eu pensava, sim, sobre quando iria sair. E foi pela porta da frente.

Mudando de assunto: como foi ser recepcionado por Roberto Carlos, Eto'o e outros em sua chegada?


Willian na chegada no Anzhi (Foto: Reprodução / Twitter)Brasileiro exaltou a oportunidade de trabalhar com o holandês Guus Hiddink (Foto: Reprodução)

Fui muito bem recepcionado. Com muito carinho de todos, tanto do mister (Guus Hiddink), como do presidente (Suleyman). Todos os jogadores, Eto'o, Roberto Carlos, Jucilei, João Carlos, Ewerthon... Sempre com muito carinho. Já me senti em casa. Tem uma história engraçada: quando cheguei na hora do almoço o treinador pediu para que subisse na cadeira e me apresentasse ao grupo, basicamente como fazem na Seleção. Não tive que cantar uma musica, mas me apresentar, falar por um minuto. E quando iria falar o treinador gritava. Aí todo mundo gritava também junto. Não me deixaram falar. Senti nessa brincadeira que o grupo é bem unido. É algo que me deixa muito feliz em saber que vim para cá, não estou nem um pouco arrependido. Falei tudo em português mesmo, pois tem um tradutor. Lá em Donetsk falava russo também, eu sei muitas coisas. Mas preferi não arriscar, vai que dou uma quebrada (risos).

Com o Eto'o crescem as chances de suas assistências dispararem...

Sem dúvida. O Eto'o é um jogador que vi jogar pela TV, acompanhei muito tempo e hoje parece que é um sonho estar ao lado dele. É um baita atacante, dos melhores do mundo, e será uma honra jogar ao seu lado e deixá-lo toda hora na cara do gol (risos).

Já conheceu o presidente Suleyman Kerimov? É famoso por agradar quem corresponde dentro de campo...

Ele é um cara também muito legal, carinhoso, conversei um pouco com ele, falei que se depender de mim para vencer eu vou fazer o possível, trabalhar sério para que o Anzhi possa ser campeão. Agradeci pela oportunidade de estar aqui, pelo empenho que teve em me contratar. E ele falou que está muito feliz de ter me contratado e desejou toda a sorte do mundo. Se eu jogar bem, corresponder e ele me der presentes eu não vou negar, não (risos).


Willian almoço brasileiros Anzhi (Foto: Reprodução / Site Oficial)Willian já se juntou aos brasileiros João Carlos, Jucilei e Ewerthon (Foto: Reprodução / Site Oficial)

É impossível não falar de seleção brasileira. Não acha que seguir no leste europeu dificultará para ser chamado por Felipão?

Acho que vou continuar fazendo o meu trabalho, o que vinha fazendo no Shakhtar. Procurar crescer, sempre estar jogando cada vez melhor. No Shakhtar já vinha jogando bem, tive uma convocação, e agora vindo pro Anzhi espero ter mais oportunidades. Estou tranquilo, tem jogadores na Rússia que foram chamados. Com certeza o Felipão vai estar olhando, o Campeonato Russo é mais competitivo que o Ucraniano. E tem mais visibilidade também. É uma chance de estar dentro da Seleção.

O Felipão inclusive falou que basta apenas sentar em frente à TV para assistir aos brasileiros no exterior...

É verdade. O tempo é curto, preciso da oportunidade para segurá-la. Jogador precisa de sequência para mostrar o seu trabalho. Estou tranquilo, fazendo o meu trabalho. O Campeonato Russo também passa na TV, com certeza aqui vou ter mais chances de ser convocado, o Ucraniano não passava. Na Liga Europa também. Vou continuar fazendo o meu trabalho e quem sabe não pinta uma chance.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-russo/noticia/2013/02/willian-desabafa-apos-trocar-shakhtar-pelo-anzhi-dois-anos-tentando-sair.html

Nenhum comentário: