terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Grêmio usa exemplo europeu para manter espaço da Geral sem cadeiras


Allianz Arena, casa do Bayern de Munique e do 1860 Munique, inspira novo estádio do Tricolor

Por Hector Werlang Porto Alegre

Está no estádio inspirador da Arena um exemplo a ser usado pelo Grêmio como argumento para manter o espaço da Geral sem cadeiras. Na reunião da próxima quarta-feira com representantes do Ministério Público e da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, autoridades que entendem ser necessário acabar com o modelo de torcer em pé, as direções do clube e da Arena Porto-Alegrense vão citar o Allianz Arena, casa do Bayern de Munique e do 1860 Munique, que mantém uma área de aquibancada atrás de um dos gols. O local sediou a abertura da Copa de 2006 na Alemanha.

O setor está interditado desde o incidente na vitória sobre a LDU, no último dia 30, o primeiro jogo oficial da Arena. Após o gol de Elano, durante a comemoração com avalanche, a grade cedeu. Sete pessoas ficaram feridas e precisaram ser encaminhadas a hospitais. Desde então, o Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar defendem a extinção da avalanche e a colocação de cadeiras.

estádio allianz arena (Foto: Agência Reuters)Espaço do Allianz atrás do gol à direita só tem cadeiras em jogos da UEFA (Foto: Agência Reuters)

- Nós vamos cumprir as determinações das autoridades. Temos um estádio confortável e que precisa ter segurança. Vamos esperar o relatório dos especialistas, mas é preciso ter bom senso. Será que é preciso acabar com a preferência de torcer de pé? Eu, por exemplo, não sento no camarote. Há estádio modernos do mundo, como o Allianz, que têm espaço sem cadeiras. Lá é inseguro? Esperamos bom senso - explica Nestor Hein, membro do Conselho de Administração do Tricolor.

Para tal, o Grêmio concorda em extinguir a avalanche. Isto seria possível com a colocação de barras em todo o espaço - atualmente é até a metade. O Tricolor entende ser fundamental manter o espaço, que conta com preços mais acessíveis. No caso do Allianz Arena, por exemplo, as cadeiras são colocadas nos espaços de arquibancadas apenas nos jogos regidos pela Uefa, que segue o padrão Fifa. Na Bundesliga, por exemplo, os torcedores estão liberados para torcer em pé pelo seu clube.

- Queremos preservar a área popular. Se ela tiver limitações, vamos acatar. O Grêmio tem na sua origem o torcedor. O presidente atual foi de arquibancada, hoje a Geral. Tenho enorme respeito a esse torcedor. Ao mesmo tempo, temos responsabilidades. E as assumimos. Vamos cumprir o que determinarem - acescentou o presidente Fábio Koff.

A Arena, inaugurada na gestão do ex-presidente Paulo Odone, que ao compará-la com o Allianz disse "aquilo, com alguma melhora", opera com licença provisória até 19 de fevereiro. Após esta data, o Corpo de Bombeiros tem de dar o alvará definitivo. O caso também é investigado pela Polícia Civil.

Conmebol também investiga o caso
Além das autoridades gaúchas, a Conmebol apura o caso. Já notificou o Grêmio e aguarda uma resposta sobre os acontecimentos, o que deve ocorrer nesta terça-feira.

Há o risco de perda de mando de campo ou de atuar com portões fechados, punições previstas no Código Disciplinar da entidade. Após a resposta tricolor, de acordo com o uruguaio Adrián Leiza, que está à frente do caso no Tribunal de Disciplina da confederação, deve levá-lo à julgamento. A decisão ainda não tem data.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/02/gremio-usa-exemplo-europeu-para-manter-espaco-da-geral-sem-cadeiras.html

Nenhum comentário: