terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

McLaren supera problemas, e Button lidera 1º dia de testes; Massa é o 6º


Único a andar na casa de 1m18s, britânico supera RBR de Webber em Jerez, na primeira exibição dos novos carros de 2013. Grosjean é o terceiro

Por GLOBOESPORTE.COM Jerez de la Frontera, Espanha

Atual tricampeã mundial de pilotos e construtores, a RBR começou 2013 disposta a mostrar seu favoritismo na disputa pelo tetra. Porém, o primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, em Jerez de La Frontera, mostrou que a tarefa não será fácil. Após ver a Force India cravar o melhor tempo pela manhã, o time austríaco liderou boa parte do treino da tarde, com Mark Webber ao volante do novo RB9. Contudo, o austríaco foi surpreendido por uma volta voadora da McLaren de Jenson Button a cerca de dez minutos para o fim das atividades no circuito espanhol.  Único brasileiro na pista, Felipe Massa foi o sexto com a Ferrari, entre os 11 que treinaram.

Jenson Button mclaren testes Jerez de la frontera (Foto: Agência EFE)Jenson Button fez a melhor volta com a McLaren nos testes em Jerez de la Frontera (Foto: Agência EFE)

Depois de ter problemas hidráulicos no período da manhã, quando deu apenas três voltas, a McLaren passou algumas horas trabalhando duro no novo modelo, o MP4-28. Mas conseguiu devolver o inglês à pista em boas condições, tanto que Button conquistou rapidamente o terceiro tempo, atrás de Webber e de Romain Grosjean – que foi o responsável por experimentar a Lotus E21. Afiado, o campeão de 2009 surpreendeu os rivais no fim da sessão, baixando sua marca em cerca de um segundo e meio, de 1m20s372 para 1m18s861. Mais do que suficiente para cortar as asas da RBR e deixar os concorrentes para trás.

Quem mais andou ao longo do dia foi Paul di Resta, único confirmado pela Force India até o momento. Foram 89 voltas no total. Com o tempo marcado durante a manhã, o melhor desta parte do treino, o escocês deixou o modeloVJM06 da Force India em quarto lugar. Logo à frente de Daniel Ricciardo, também garantido com sua melhor marca do período matutino a bordo do STR8. Quem melhorou à tarde foi Felipe Massa, que testou diversos componentes e levou a F138 à sexta posição no geral com o tempo de 1m20s536. O brasileiro ficou à frente do alemão Nico Hulkenberg, primeiro a testar a Sauber C32.

mark webber rbr testes jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Com a RBR roxa, Webber liderou boa parte da sessão, mas ficou em segundo (Foto: Agência Getty Images)

Mesmo com os problemas elétricos que provocaram um princípio de incêndio e abortaram o primeiro teste da Mercedes W04 após apenas 11 voltas, Nico Rosberg ficou com a sétima marca, a pouco menos de dois segundos do tempo de Button. Uma prova do potencial do novo modelo do time alemão, que superou a Williams de 2012, vencedora de uma corrida na temporada passada. Com Pastor Maldonado ao volante, a equipe acumulou quilometragem nesta terça-feira. O venezuelano deu 84 voltas pelo traçado de Jerez, circuito onde o time conquistou seu último título mundial, em 1997.

Equipes com menor orçamento e estrutura de todo o grid, Caterham e Marussia fizeram seus lançamentos no próprio autódromo e foram direto para a pista. No duelo particular das “nanicas”, ambas com estreantes ao volante, a Caterham levou vantagem. Foram 64 voltas, com o holandês Giedo van der Garde colocando o modelo CT03 do time verde em vantagem, na décima posição geral. A lanterna ficou com o MR02, da Marussia, que sofreu uma quebra de suspensão e deu apenas 29 voltas com o companheiro do brasileiro Luiz Razia, Max Chilton. O defeito mecânico causou uma rodada do britânico, que parou na caixa de brita após encontrar a barreira de pneus.

felipe massa ferrari testes jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Felipe Massa levou a Ferrari ao sexto melhor tempo nos primeiros testes (Foto: Agência Getty Images)

Confira os melhores tempos do 1º dia de testes de pré-temporada:
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m18s861 (37 voltas)
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m19s709 - a 0s848 (73)
3 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m19s796 - a 0s935 (54)
4 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m20s343 - a 1s482 (89)
5 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m20s401 - a 1s540 (70)
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m20s536 - a 1s675 (64)
7 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m20s699 - a 1s838 (79)
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m20s846 - a 1s985 (11)
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m20s864 - a 2s003 (84)
10 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) - 1m21s915 - a 3s054 (64)
11 - Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) - 1m24s176 - a 5s315 (29)

Nesta quarta-feira, o segundo dia dos testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera marcará também algumas estreias bastante esperadas pelos fãs: a de Lewis Hamilton na Mercedes, no lugar do aposentado Michael Schumacher, e a de Sergio Pérez, que entrou no lugar de Hamilton na McLaren. A composição das demais equipes permanece a mesma, exceto no caso da Force India, onde o escocês Paul di Resta seguirá testando, mas dividirá o carro com o inglês James Rossiter, piloto de testes do time. Veja as escalações dos testes para os próximos três dias:

QUARTA, 6 DE FEVEREIRO
RBR - Mark Webber (AUS)
Ferrari - Felipe Massa (BRA)
McLaren - Sergio Pérez (MEX)
Lotus - Romain Grosjean (FRA)
Mercedes - Lewis Hamilton (ING)
Sauber - Nico Hulkenberg (ALE)
Force India - Paul di Resta (ESC) e James Rossiter (ING)
Williams - Pastor Maldonado (VEN)
STR - Daniel Ricciardo (AUS)
Caterham - Giedo van der Garde (HOL)
Marussia - Max Chilton (ING)

QUINTA, 7 DE FEVEREIRO
RBR - Sebastian Vettel (ALE)
Ferrari - Felipe Massa (BRA)
McLaren - Jenson Button (ING)
Lotus - Kimi Raikkonen (FIN)
Mercedes - Nico Rosberg (ALE)
Sauber - Esteban Gutierrez (MEX)
Force India - James Rossiter (ING) e Paul di Resta (ESC)
Williams - Valtteri Bottas (FIN)
STR - Jean-Eric Vergne (FRA)
Caterham - Charles Pic (FRA)
Marussia - a ser anunciado

SEXTA, 8 DE FEVEREIRO
RBR - Sebastian Vettel (ALE)
Ferrari - Pedro de la Rosa (ESP)
McLaren - Sergio Pérez (MEX)
Lotus - Kimi Raikkonen (FIN)
Mercedes - Lewis Hamilton (ING)
Sauber - Esteban Gutierrez (MEX)
Force India - Jules Bianchi (FRA)
Williams - Valtteri Bottas (FIN)
STR - Jean-Eric Vergne (FRA)
Caterham - Charles Pic (FRA)
Marussia - a ser anunciado

Apesar de não ter anunciado o piloto que fará os testes pela equipe nos dois últimos dias, a Marussia já tem contrato assinado com o brasileiro Luiz Razia, que deverá assumir o cockpit de Max Chilton na quinta e na sexta. A Williams será a única equipe que não testará com o modelo da temporada 2013, indo à pista com o carro do ano passado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/02/mclaren-supera-problemas-e-button-lidera-1-dia-de-testes-massa-e-o-6.html

Nenhum comentário: