terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Reta final: instalação da cobertura da Arena Fonte Nova é concluída


De acordo com consórcio responsável pela construção, estádio tem 95% de avanço físico. Primeiro jogo será no dia 31 de março

Por Raphael Carneiro Salvador

A nova Fonte Nova começa a ganhar forma. Na manhã desta terça-feira foi instalada a última membrana da cobertura do estádio. De acordo com o cronograma do Consórcio Arena Fonte Nova, para a finalização desta etapa resta apenas o término do acabamento da cobertura. A arena tem previsão de ser entregue ainda no primeiro trimestre de 2013. O avanço da obra física já chegou a 95%, e a instalação dos assentos está em 51%.

A finalização da instalação da cobertura foi acompanhada pelo governador Jaques Wagner. Antes do processo, ele comemorou a evolução da obra e disse acompanhar de perto os avanços. O governador mostrou ainda preocupação para que a inauguração do estádio aconteça sem problemas.

Cobertura estádio Fonte Nova (Foto: Manu Dias / GOVBA)Cobertura do estádio Fonte Nova está concluída (Foto: Manu Dias / GOVBA)

- Não sei bem o que aconteceu no Mineirão, mas estamos trabalhando para que aqui seja melhor - disse Jaques Wagner ao ser questionado se as dificuldades vistas em Belo Horizonte no último fim de semana serviriam de alerta para a Fonte Nova.

Flexível, resistente e auto-limpante, a membrana da cobertura começou a ser instalada no dia 13 de dezembro de 2012, mobilizando uma equipe com 75 pessoas, inclusive montadores alpinistas especializados em construção civil. O material é confeccionado em plástico de alta performance, reforçado com fibras de vidro. Testes realizados nos EUA mostraram alta resistência às correntes de ventos.

- A instalação da cobertura era considerada um ponto crítico da obra. É claro que podemos ter alguns contratempos, mas a data da entrega da obra física está mantida - afirmou o diretor de engenharia da Arena Fonte Nova, José Luiz Góes.

A promessa feita pelo consórcio Fonte Nova Participações é de entregar o estádio no dia 28 de fevereiro. No atual estágio, a Arena já recebeu o plantio do gramado. Segundo previsão do consórcio que administra a arena, o estádio terá condições de receber o primeiro Ba-Vi do Campeonato Baiano, que deve inaugurar o estádio, no dia 31 de março.

Orçada em R$ 592 milhões - segundo o último levantamento do Tribunal de Contas da União – a Arena Fonte Nova terá capacidade para 55 mil espectadores. O estádio terá 2.100 assentos VIPs, 94 banheiros, sendo 23 para deficientes, 39 quiosques de alimentação, restaurante panorâmico, área de imprensa, estacionamento coberto com aproximadamente 2 mil vagas e um museu do futebol. A Arena também receberá shows musicais, um dos eventos já confirmados é a gravação de um DVD da cantora Ivete Sangalo, previsto para dezembro deste ano.


Em junho, o estádio recebe três jogos da Copa das Confederações: o duelo entre Uruguai e uma nação africana, a decisão do terceiro lugar, e o esperado embate entre Brasil e Itália, primeiro confronto entre as duas maiores campeãs mundiais em solo brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2013/02/reta-final-instalacao-da-cobertura-da-arena-fonte-nova-e-concluida.html

Nenhum comentário: