domingo, 6 de janeiro de 2013

No debute de 2013, Barça passeia em clássico com um gol de Lionel Messi


Recuperado de cirurgia para retirada de tumor, Vilanova volta ao banco do time culé e vê goleada por 4 a 0 sobre o rival Espanyol, no Camp Nou

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

O clássico deste domingo, contra o Espanyol, no Camp Nou, tinha motivações extras para o Barcelona. Além de ser o retorno do técnico Tito Vilanova, recém-operado para a retirada de um tumor na glândula parótida, ao banco de reservas, o confronto foi o primeiro da equipe culé em 2013. E o desempenho foi tão bom quanto em 2012. A equipe catalã passeou diante dos seus torcedores e goleou o rival por 4 a 0, em partida válida pela 18ª rodada da competição.

Os gols do triunfo foram marcados por Pedro Rodríguez (2), Xavi e Lionel Messi. Com o resultado, o Barcelona chegou aos 52 pontos e abriu 12 pontos para o vice-líder Atlético de Madri, que entra em campo neste domingo para encarar o Mallorca, fora de casa. A derrota deixou o Espanyol, que na próxima rodada vai receber o Celta, no Cornellà-El Prat, na zona de rebaixamento, com apenas 15. O próximo jogo do time culé será diante do Málaga.

xavi pique daniel alves barcelona gol espanyol (Foto: Agência Getty Images)Jogadores do Barcelona comemoram um dos gols de Pedro Rodríguez (Foto: Agência Getty Images)

Barça constrói resultado no primeiro tempo
O Barcelona começou a construir a goleada logo nos primeiros minutos da etapa inicial. Aos 10, Messi lançou para Iniesta pela ponta esquerda. O meia percebeu a entrada de Xavi entre os zagueiros e cruzou no pé do companheiro, que precisou de um toque sútil para deslocar o goleiro Casilla e abrir o marcador.

Com Tito Vilanova retornando ao banco de reservas, o Barcelona manteve o ritmo e fez mais um cinco minutos depois. Fàbregas fez ótima jogada, foi à linha de fundo e cruzou para trás. Messi tentou finalizar de primeira, a bola bateu no joelho de Pedro e entrou: 2 a 0.

pedro rodriguez barcelona gol espanyol (Foto: Agência EFE)Pedro comemora um de seus gols (Foto: Ag. EFE)

Pedro marcou mais um aos 26. Busquets fez um lindo lançamento em profundidade para o atacante espanhol. O jogador invadiu a área e, de cavadinha, tocou na saída de Casilla. No momento em que o time culé fez o terceiro, a posse de bola do grupo de Tito Vilanova era de 84%.

E essa superioridade seguiu surtindo efeito. Aos 27, Fàbregas foi lançado em profundidade e caiu ao ser tocado por Casilla. O goleiro do Espanyol, porém, tocou na bola antes de encostar no camisa 4 do Barça. Mesmo assim, o árbitro Gil Manzano apontou a marca da cal. Na cobrança, aos 28, Lionel Messi marcou mais um. O seu primeiro gol em 2013. Em 2012, o jogador balançou a rede em 91 oportunidades, quebrando o recorde de bolas na rede num mesmo ano do alemão Gerd Müller, que havia feito 86.

Time culé tira o pé do acelerador na etapa final
Na etapa final, o Barça tirou o pé do acelerador. Com a vitória garantida, Messi, Xavi, Iniesta & cia. seguiram tocando bola e controlando a partida. Apesar disso, o time teve dois lances anulados por conta de impedimento de Pedro Rodríguez, que estava em busca do "hat-trick" - três gols numa mesma partida.

Com o placar elevado, Vilanova decidiu poupar algumas peças. O comandante culé sacou Xavi, Fàbregas e Pedro e apostou nas entradas de Thiago, Sanchez e Villa. Faltando dez minutos para o fim do jogo, Messi cobrou falta no travessão. Quase o quinto do Barça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/01/no-debute-de-2013-barca-passeia-em-classico-com-um-gol-de-lionel-messi.html

Nenhum comentário: