domingo, 6 de janeiro de 2013

Atleta queniano é agarrado durante prova, mas vence a Corrida de Reis


Ao contrário do que ocorreu com Vanderlei Cordeiro na maratona das Olimpíadas de 2004, Edwin Rotich conseguiu terminar em primeiro

Por Marcy Monteiro Neto Cuiabá

Um "déjà vu" marcou a chegada da 29ª edição da Corrida de Reis (confira como foi a prova) disputada na manhã deste domingo em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Um homem, que segundo a Polícia Militar tem problemas mentais, invadiu a prova e agarrou o atleta queniano Edwin Rotich, que liderava a corrida. Após tentar derrubar o queniano, o homem, identificado como Wallace de Sousa Nogueira, foi detido pelos batedores da polícia. Rotich, visivelmente assustado, conseguiu cruzar a linha de chegada e vencer a prova (asssista no vídeo ao lado o momento do ataque).

Homem que segurou queniano (Foto: Dhiego Maia/Globoesporte.com)Homem que tentou segurar atleta queniano foi
detido (Foto: Dhiego Maia/Globoesporte.com)

O incidente lembrou um fato que ocorreu com o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona das Olimpíadas de Atenas, em 2004. Enquanto liderava a prova, Vanderlei de Lima foi agarrado por um fanático religioso irlandês, o ex-sacerdote Cornelius Horan. Com ajuda de uma pessoa que assistia à corrida, o maratonista conseguiu se soltar e terminou em terceiro lugar.

No caso ocorrido em Cuiabá, o suspeito tem 33 anos e foi levado para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do bairro Planalto. Segundo a PM, ele tem problemas mentais e teria invadido a prova para 'protestar'. Wallace disse que há dois dias planejou invadir a corrida. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito esteve internado para tratamento psicológico e tem passagem pelo crime de tentativa de assassinato.

Montagem Homem tenta segurar atleta na Corrida de Reis (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)O momento em que o homem invadiu a pista e agarra o queniano na Corrida de Reis(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

 A prova
Dez mil atletas participaram da Corrida de Reis na capital de Mato Grosso no dia em que é celebrado o Dia de Reis. A largada da prova foi próximo à Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Os atletas percorreram 10 quilômetros pelas principais avenidas da capital até a linha de chegada, na Praça das Bandeiras.

Um grupo de atletas africanos mais o brasileiro Daniel Chaves da Silva logo passou a liderar a prova. O bloco percorreu os primeiros quilômetros juntos, no mesmo ritmo. Assim que chegaram ao quilômetro 6, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), Daniel assumiu a ponta, seguido na mesma passada por Rotich, Mark Korir e Alphonce Simbu.

Clique aqui e confira outras notícias sobre a Corrida de Reis

Logo após passar o Morro da Luz, os atletas entraram na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como Avenida do CPA, um trecho íngrime. Naquele local, Korir, Simbu e Rotich começaram a se distanciar do brasileiro.

Edwin Rotich cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Mark Korir e Daniel da Silva. No feminino, a vitória ficou com Nancy Kipron, do Quênia. Em segundo lugar ficou Anastazia Ghamaa e, em terceiro, Dorcas Talam. A mato-grossense Nadir Sabino foi a quinta colocada na competição
.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mt/corrida-de-reis/noticia/2013/01/atleta-queniano-e-agarrado-durante-prova-mas-vence-corrida-de-reis.html

Nenhum comentário: