domingo, 6 de janeiro de 2013

Capitão, Cristiano Ronaldo faz dois em vitória do 'guerreiro' Real Madrid


Luso usa braçadeira pela 1ª vez em jogo oficial no time merengue. Casillas começa no banco, mas entra em campo após expulsão precoce de Adán

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Os holofotes estavam inicialmente em Iker Casillas, banco pela segunda vez consecutiva. Mas foi Cristiano Ronaldo quem acabou decisivo na suada vitória do "guerreiro" Real Madrid sobre o Real Sociedad, por 4 a 3, neste domingo, no Santiago Bernabéu, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol. Com dois gols do craque português, que usou a braçadeira de capitão pela primeira vez em jogos oficiais (Sergio Ramos também esteve ausente), o time merengue superou a expulsão precoce de Adán para vencer pela primeira vez desde o dia 8 de dezembro.

Como se supõe, o pequeno jejum foi quebrado com alguma dificuldade e muitos sustos. Preferido da vez de Mourinho, Adán levou o cartão vermelho logo aos cinco minutos de partida ao cometer um pênalti. Casillas entrou e sofreu ainda outros dois gols, todos marcados por Xabi Prieto, dono de um hat-trick. Benzema e Khedira anotaram para os donos da casa.

Cristiano Ronaldo comemora gol do Real madrid contra o real sociedad (Foto: Agência Reuters)De braçadeira, Cristiano Ronaldo foi decisivo na suada vitória do Real Madrid (Foto: Agência Reuters)

Com Kaká mais uma vez no banco de reservas, o Real pulou para os 36 pontos, na terceira colocação, aumentando sua folga para o Málaga, que acabou derrotado no último sábado para o La Coruña e permaneceu com 31. O Barcelona lidera a competição seguido do Atlético de Madri. O Real Sociedad, por sua vez, é o oitavo, com 25.

Casillas no banco? Só por cinco minutos...

Iker Casillas Real Madrid (Foto: Reuters)Iker Casillas teve sono enquanto ocupou o banco
de reservas do Real Madrid (Foto: Reuters)

Parecia que enfim o Real Madrid teria uma data tranquila no Campeonato Espanhol. O gol de Karim Benzema logo com um minuto e meio mostrou que 2013 poderia significar novos tempos e uma crise minimizada por uma boa atuação. Não adiantou. Com o clima já quente por ter o capitão Iker Casillas no banco de reservas pela segunda vez consecutiva, o time merengue rateou como de costume na temporada.

Foram poucos minutos de alegria com o tento do centroavante francês após bonito passe do volante Khedira. Aos cinco, Carlos Vela driblou o goleiro Adán na grande área e sofreu pênalti. O árbitro Ignacio Villanueva expulsou o substituto de Casillas, que entrou no lugar de Callejón para contornar o problema. Com a cobrança de Xabi Prieto ele não pôde: 1 a 1.

A inferioridade numérica não diminuiu o talento do ataque merengue. Karim Benzema estava inspirado, Cristiano Ronaldo também não fazia feio. Ambos ainda contaram com o auxílio decisivo de Khedira. Foi do alemão o gol do desempate, aos 35 minutos, em bonito toque de calcanhar após chute de Ricardo Carvalho. A empolgação novamente duraria instantes: aos 39, Xabi Prieto viu a bola sobrar na sua frente após conclusão de Vela: 2 a 2 e um bocado de preocupações para José Mourinho.

Antonio Adan e Casillas, Real MAdrid e Real Sociedad (Foto: Agência AFP)Casillas dá apoio ao titular Adán após a expulsão aos cinco minutos de jogo (Foto: Agência AFP)

'Abelhinha' decide
O panorama do segundo tempo era diferente. Um Real mais acuado, esperando o contra-ataque, ajudou a tornar o jogo truncado. Foi aí que apareceu o craque para decidir. Aos 22, Benzema deu belíssimo passe por cima da zaga para Cristiano Ronaldo chegar batendo de canhota, com força. O Real já estava em vantagem, mas o próprio português fez questão de ampliar aos 25, em cobrança de falta que ele mesmo sofreu - com alguma colaboração do goleiro Claudio Bravo, é bem verdade. Na comemoração, o luso fez o gesto simbolizado como "abelhinha", seu apelido durante a infância e adolescência, com as duas mãos no alto.

Com uma defesa repleta de suplentes - Pepe, Sergio Ramos e Marcelo não estiveram disponíveis -, o Real ainda sofreu um último susto, aos 30. Xabi Prieto, sempre ele, recebeu lindo passe nas costas de Arbeloa e tocou na saída de Casillas. A reação do Real Sociedad, porém, esbarrou na expulsão de Dani Estrada, aos 34, após o segundo cartão amarelo.

Benzema, Real Madrid e Real Sociedad, AP (Foto: Agência AP)O francês Karim Benzema teve boa atuação no Bernabéu com um gol e uma assistência (Foto: Agência AP)

Nenhum comentário: