domingo, 6 de janeiro de 2013

Documentário do Esporte Espetacular conta a história do craque português, que tem o dom gerar opiniões controversas e quer sempre ser o melhor


Entre funk e samba, Cristiano Ronaldo diz: 'Humildade em demasia é defeito’

Por GLOBOESPORTE.COM Portugal


Ele tem o dom de gerar opiniões controversas: metido, simpático, bonito, egocêntrico, metrossexual, narciso, rebelde, genioso, charmoso, marrento, entre outros. Independentemente dos adjetivos a favor ou contra, é unanimidade que ele tem talento com a bola. Cristiano Ronaldo saiu da pequena Ilha da Madeira, de 57km de comprimento cercada pelo oceano Atlântico, em Portugal, para ganhar o mundo. E o camisa 7 do Real Madrid sabe que é bom no que faz, sem modéstia.

- Humildade em demasia é um defeito. E é assim que eu sou.

O maior rival de Lionel Messi pelo título de melhor do mundo começou a levar o futebol a sério desde pequeno. Quando tinha 15 anos e jogava no Sporting, de Lisboa, ele inovou e foi treinar com peso nas pernas. O objetivo era se sentir mais leve e correr mais quando tirasse os pesos. O foco era tanto, que ele treinava na academia de musculação do clube durante a madrugada para ficar forte mais rápido. Após se tornar jogador profissional, a determinação não mudou.
- Ele chega em casa depois dos treinos e vai fazer exercício. Estamos de férias e ele está sempre fazendo exercício – revelou Elma, a irmão do craque.

Ou você me ama ou você odeia. Deus que é Deus não agrada a todos, porque serei eu a fazer isso?"
Cristiano Ronaldo

O jornalista Nuno Luz, que conhece bem Cristiano, diz que ele é “200% profissional”. Os companheiros de profissão reafirmam essa qualidade.

- Nunca tinha visto ninguém dessa forma, com tanto talento e com tanta vontade, trabalhando muito mais do que os outros – comentou o amigo Deco, jogador do Fluminense.
Todo esse empenho tem um motivo: ele quer ser o melhor. Luiz Felipe Scolari, que trabalhou com Cristiano durante cinco anos e meio enquanto dirigiu a seleção de Portugal, conhece bem essa característica do craque.

- Ele nunca quer ser o segundo, ele quer sempre ser o primeiro. Ele quer sempre ser o melhor. Ele é completo, ele é profissional. No mínimo, ele deveria ter sido escolhido três vezes melhor do mundo, mas ele vai buscar fazer alguma coisa para no ano seguinte ser ele o escolhido.
Cristiano quer voltar ao auge da carreira, como em 2008, quando ganhou todos os prêmios individuais do futebol.

- Quero voltar a viver os momentos bons que eu tive a nível pessoal, a nível coletivo, porque são essas coisas na nossa vida que nos deixam grandes, contentes, felizes. Sendo ou não sendo, eu meto na minha cabeça que eu tenho que ser o melhor. Todas as pessoas na sua profissão tem que pensar que é o melhor, porque assim vai adquirir uma maturidade maior e vai conseguir prevalecer o seu trabalho o mais alto possível.

Cristiano Ronaldo, Real Madrid e Espanyol (Foto: Agência AFP)Cristiano Ronaldo adora o Brasil e sabe cantar funk e sambar no pé (Foto: Agência AFP)

Este é Cristiano Ronaldo - amado por muitos, odiado por alguns, com personalidade forte e determinação de dar inveja. O português, que chegou a ser negociado por dois jogos de camisas de treinos e 25 pares de chuteiras, hoje vale milhões e não liga para as críticas.

- Ou você me ama ou você odeia. Deus que é Deus não agrada a todos, porque serei eu a fazer isso? Faz parte do meu percurso, faz parte da minha personalidade, mas eu vou tentar fazer com que a maior parte das pessoas goste de mim.

Quem o conhece na intimidade gosta, e muito. Os depoimentos da família e dos amigos revelam uma pessoa carinhosa, preocupado com o próximo, caridosa, divertida, que gosta de carros, música e se identifica com o Brasil. Ele brinca de ser brasileiro, sabe cantar funk carioca, sabe sambar no pé e ainda dança sertanejo. Ele é o Ronaldo português.

- O Brasil é um país irmão, um país que temos grandes relações e vamos continuar a ter. Sei muitas palavras brasileiras, sei falar um bocadinho. Estar no Brasil, estar em Portugal é quase a mesma coisa porque sentimos em casa, nos sentimos bem.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/01/entre-funk-e-samba-cristiano-ronaldo-diz-humildade-em-demasia-e-defeito.html

Nenhum comentário: