domingo, 2 de dezembro de 2012

Vizinha do Olímpico chora com o adeus: 'Não consigo nem pensar'


Faixas e cartazes enfeitam casa de Maria do Carmo, que se emociona ao falar da infância vivida na casa tricolor

Por Gabriel Cardoso Porto Alegre

O domingo, 2 de dezembro, será um dia de emoção para gremistas do mundo inteiro. Quando o árbitro apitar o fim do clássico Gre-Nal deste domingo, nunca mais um jogo oficial de futebol será disputado no antigo estádio do Grêmio. A comoção será grande para os torcedores, mas ainda maior para Maria do Carmo Sanzi. Além de gremista fanática, a torcedora é vizinha da casa tricolor. Quando ela abre a porta de casa, tem como quintal o pátio do estádio.

- Estou falando e já começo a me emocionar. Não posso falar muito, não consigo nem pensar na despedida – contou na manhã deste domingo, emocionada.

Maria do Carmo Sanzi é vizinha do Olímpico e chora ao pensar na despedida (Foto: Gabriel Cardoso/G1)Maria do Carmo Sanzi é vizinha do Olímpico e chora ao pensar na despedida (Foto: Gabriel Cardoso/G1)

Desde o início da manhã, torcedores já circulavam no entorno da casa tricolor. Do lado de fora do estádio, enquanto os funcionários preparavam os últimos detalhes para o clássico, torcedores antecipavam o churrasco de domingo entre amigos. O Gre-Nal 394, que marca o adeus ao estádio, está marcado apenas para as 17h.

- Já está doendo, mas o torcedor de coração não pode ser egoísta. Não tem mais espaço físico para a grandiosidade que se tronou o Grêmio. Não dá pra imaginar o Grêmio sem o Olímpico, mas fico feliz também - diz.

A família de Maria mora na região do estádio desde que o pai dela veio da Itália, em 1947. Ali eles viram boa parte da história do Grêmio da janela de casa. A proximidade com o Olímpico permitiu que a família criasse amizade e conhecesse de perto alguns dos ídolos do clube. O ex-goleiro Danrlei e o ex-atacante Tarciso chegaram a alugar parte da casa da família para organizar um comitê de campanha durante as eleições.

- Vai ser difícil. Minha esposa já estava meio chorosa ontem. Será um sentimento estranho, mas teremos que nos acostumar – disse José Carlos Calon, 62 anos, marido de Maria.

Casa de torcedora ganhou uma bandeira para celebrar o adeus ao Olímpico (Foto: Gabriel Cardoso/G1)Casa de torcedora ganhou uma bandeira para
celebrar o adeus  (Foto: Gabriel Cardoso/G1)

A casa da família foi toda decorada para a despedida. Faixas, pôsteres, quadros, tudo foi exposto na frente da casa e, consequentemente, em frente ao Olímpico.

- Tive a ideia durante a semana e fomos fazendo. Normalmente nós só colocamos a bandeira. Hoje decidimos deixar a casa assim, é uma ocasião especial – explicou Maria.
Em 2013, quando estádio for demolido, Maria lembrará da infância. Nos anos 50 e 60, durante os primeiros anos do Olímpico, ela frequentava o estádio por outro motivo.

- Ali era a minha pracinha. Ali eu me criei, ali eu brincava quando pequena – contou, emocionada, apontando para o pátio do estádio, onde atualmente fica a loja do Grêmio.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do clássico em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 17h. Antes, desde as 12h, o internauta pode conferir a movimentação ao vivo do estádio, com fotos e informações, também em Tempo Real. A RBS TV transmite para todo o Rio Grande do Sul. O PFC passa a partida para todo o Brasil.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/adeus-olimpico/noticia/2012/12/vizinha-do-olimpico-chora-com-o-adeus-nao-consigo-nem-pensar.html

Nenhum comentário: