domingo, 2 de dezembro de 2012

Tudo ou nada: pelo vice e com casa cheia, Galo pega o embalado Cruzeiro


Apenas com atleticanos no Independência, Atlético-MG busca vaga direta na
fase de grupos na Libertadores; equipe celeste pode terminar em sexto lugar

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

A última chance. Para o Atlético-MG, de conquistar a vice-colocação que dará vaga direta na fase de grupos da Taça Libertadores 2013 e, enfim, vencer o maior rival na temporada, o que não aconteceu. Os comandados de Cuca também querem manter a marca de não ter perdido como mandante neste ano. Para o Cruzeiro, a oportunidade será de tirar do rival esse caminho mais curto na competição continental e, além disso, manchar a campanha atleticana. Afinal, o Galo foi campeão mineiro invicto e teve melhor desempenho ao longo de todo o Brasileirão.

Montagem, Ronaldinho Gaucho e Martinuccio (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho e Martinuccio: promessa de jogaço (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O Galo chega ao último jogo da temporada com excelente retrospecto: apenas sete derrotas durante todo o ano e a invencibilidade como mandante. Tudo isso deixa o ambiente propício para a festa do torcedor atleticano, que terá a totalidade nas arquibancadas do estádio, já que no confronto do primeiro turno, apenas os cruzeirenses estiveram presentes. Para terminar em segundo, além de vencer o Cruzeiro, o Galo precisa torcer, no mínimo, por um empate do Grêmio, atual vice, que pega o Internacional.

Embalado com três vitórias, o Cruzeiro quer o triunfo no clássico para terminar por cima um ano que não foi lá essas coisas. Após o fracasso no primeiro semestre, o time oscilou muito no Brasileirão, mas conseguiu chegar equilibrado à reta final, podendo até terminar o campeonato na sexta colocação. Caso isso aconteça, aliás, a equipe celeste poderá se beneficiar com uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Do lado atleticano, a expectativa é de mais um show de Ronaldinho Gaúcho. Após a contratação surpresa do meia, com o Brasileirão já em curso, R49 termina em alta, valorizado pelo clube e torcida. Não à toa, está de contrato renovado para 2013. Já o Cruzeiro, além dos habituais ídolos Fábio e Montillo, outro argentino pode desequilibrar, Martinuccio, que ganhou a confiança de Celso Roth e uma vaga cativa no ataque.

A TV Globo Minas transmite Atlético-MG e Cruzeiro, ao vivo e em alta definição, para todo o estado de Minas Gerais, logo após “The Voice Brasil”. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, a partir das 16h30m.
   

header as escalações 2

Atlético-MG: o técnico Cuca tem apenas uma dúvida na equipe. Para atuar ao lado de Ronaldinho Gaúcho no meio-campo, o treinador tem a opção de escalar Guilherme, Escudero ou Serginho. O restante da equipe está definido. O Galo deverá entrar em campo com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho e Guilherme (Escudero ou Serginho); Jô e Bernard.

Cruzeiro: com quase todos os jogadores à disposição, o técnico Celso Roth fez mistério, fechou treino, mas não deve apresentar novidades. O time será o mesmo do último jogo, com as voltas de Everton e Anselmo Ramon. O Cruzeiro terá: Fábio; Ceará, Thiago Carvalho, Leandro Guerreiro e Everton; Charles, Marcelo Oliveira, Tinga e Montillo; Anselmo Ramon e Martinuccio.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Atlético-MG: o lateral Junior Cesar recebeu o cartão vermelho diante do Botafogo e cumpre suspensão.  

Cruzeiro: o lateral Diego Renan está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No departamento médico estão os zagueiros Léo e Victorino, além dos atacantes Borges e Wallyson. Willian Magrão, com uma pubalgia, não treinou durante a semana e também está fora do jogo. 

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Paulo Cesar de Oliveira (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP). Paulo Cesar de Oliveira arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 405 faltas (média de 33,7 por jogo), aplicou 49 amarelos (média de 4,1 por jogo), três vermelhos (média de 0,25 por jogo) e quatro pênaltis (média de 0,33 por jogo). O campeonato tem média de 5,02 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou dois jogos do Galo e um da Raposa na Série A deste ano: Grêmio 0 x 1 Atlético-MG (7ª rodada), Sport 1 x 4 Atlético-MG (11ª rodada) e Cruzeiro 0 x 0 Inter (27ª rodada).


header fique de olho 2
Atlético-MG: depois de ter renovado o contrato por mais uma temporada, os olhos dos torcedores atleticanos estarão voltados para Ronaldinho Gaúcho. Será a última chance do torcedor do Galo ver de perto o ídolo que, nesta temporada, encantou a torcida. Verdade seja dita: até mesmo os adversários. 


Cruzeiro:  o atacante Martinuccio foi um dos destaques do Cruzeiro nas últimas partidas e é um responsável direto pela melhora da equipe na reta final de Brasileirão. O argentino participará do seu primeiro clássico mineiro, e mostrou muito expectativa e gana pela vitória. 

header o que eles disseram
Cuca, técnico do Atlético-MG: "Esperamos que seja uma rodada positiva para nós. Temos que ir tranquilos, porém, determinados, e fazer uma grande partida. Espero que possamos vencer e conseguir a classificação direta na Taça Libertadores do ano que vem".


Celso Roth, técnico do Cruzeiro: “Não quero calar ninguém. Vim aqui para desenvolver um trabalho, estou desenvolvendo. Mas, obviamente, essa não é a realidade do Cruzeiro. Mas trabalho exige tempo, erro e acerto. Só quem não tem a noção e experiência é que, às vezes, troca os caminhos. Acho que as coisas estão sendo muito bem conduzidas e espero que a gente consiga no domingo um bom resultado”. 

header números e curiosidades
*O Galo contabiliza um ano e quatro meses de invencibilidade como mandante. A última derrota foi para o próprio Cruzeiro, dia 28 de agosto de 2011, na Arena do Jacaré, por 2 a 1.
* Nos 18 jogos em casa, pelo Brasileiro, o Atlético-MG venceu 13 e empatou cinco. O Galo, ao lado do São Paulo, é o melhor mandante da competição, com 44 pontos conquistados no Independência.

* O Cruzeiro não perde clássicos há cinco jogos. Foram três vitórias (2 a 1, pela final do Mineiro do ano passado, 2 a 1, pelo turno do Brasileiro, e 6 a 1, pelo returno), além de dois empates neste ano (2 a 2 pelo Estadual esse ano e 2 a 2 pelo turno do atual Brasileiro).
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
header último confronto v2
O último encontro entre os dois times foi no encerramento do primeiro turno do Brasileirão, em 26 de agosto, jogo que terminou empatado em 2 a 2 (veja os melhores momentos no vídeo acima).  O Cruzeiro abriu o placar com Wallyson, mas Leonardo Silva empatou ainda no primeiro tempo, em um Independência lotado de cruzeirenses. Na segunda etapa, Ronaldinho Gaúcho arrancou do meio-campo e fez um golaço, virando para o Galo. Mas, aos 56 minutos, Mateus empatou a partida após lance polêmico, quando os atleticanos reclamaram de falta de Montillo em Guilherme. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/12/tudo-ou-nada-pelo-vice-e-com-casa-cheia-galo-pega-o-embalado-cruzeiro.html

Nenhum comentário: