domingo, 2 de dezembro de 2012

Dorival pede investimento pesado: 'Fla precisa de jogadores de ponta'


Técnico tem contrato até o fim do ano que vem, mas não sabe se vai continuar no cargo por conta da eleição presidencial

Por Richard Souza Rio de Janeiro

Ainda não dá para falar quase nada sobre o 2013 do Flamengo. A eleição presidencial de segunda-feira vai dizer qual será o rumo do clube nos próximos três anos. Dorival Júnior, por exemplo, não sabe se o clássico deste sábado, contra o Botafogo, foi o último jogo dele no comando da equipe, apesar de ter contrato até o fim da próxima temporada. O técnico fez um diagnóstico do futebol do clube após o empate por 2 a 2 e constatou: para corrigir os erros de 2012, será preciso investir pesado.

O Rubro-Negro termina o Campeonato Brasileiro em dívida. Com apenas 50 pontos e 43,9% de aproveitamento, ocupa a 11ª posição e pode ser ultrapassado pela Ponte Preta no complemento da última rodada. No balanço de Dorival, a reformulação do elenco durante a competição tem peso importante.

- Temos consciência das dificuldades que teremos, do que teremos que superar para termos ganho de qualidade. O ano de 2012 tem de servir de exemplo para que não fiquemos parados no ano seguinte. Se olharmos por percentual, é natural que não será aquilo que gostaríamos de ter alcançado. Nós tivemos uma fase de transição dentro do campeonato, isso prejudica qualquer equipe. Assumo a responsabilidade, sempre assumi. Tivemos uma recuperação, a primeira sequência foi mais regular, com oito, nove partidas sem derrotas, mas muito pouco para o que gostaríamos. Fica aí uma base para o ano seguinte. Se não é a ideal, pode ser melhorada.

Dorival Junior Flamengo x Botafogo (Foto: Ernesto Carriço / Ag. Estado)Dorival Júnior orienta o time no último jogo de 2012 (Foto: Ernesto Carriço / Ag. Estado)

Em 2013, o treinador, que está no cargo há quatro meses, pretende trabalhar com no máximo 28 atletas. Segundo ele, a definição de quem será dispensado ou emprestado já ocorreu, mas mudanças podem ocorrer. Tudo depende dos reforços que serão contratados.

- Vamos ver os jogadores que chegarão para confirmar quem está saindo. Uns sairão por empréstimo. Um exemplo é o Wellington Nem, que fez um ano muito bom pelo Figueirense e esse ano fez um belo campeonato pelo Fluminense. Alguns jogadores precisam de uma sequência e essa sequência pode ocorrer em outras equipes. O Flamengo precisa de jogadores de ponta para que possa alcançar nova condição técnica e estar apto a buscar campeonatos. Esse passa a ser o objetivo a partir de agora da comissão técnica e da diretoria, fazer com que tenhamos um crescimento natural.

Acredito que o Flamengo deva investir, tem que investir para encorpar essa equipe. O Flamengo tem que voltar a disputar campeonatos, brigar por títulos. Logicamente que passa por contratações importantes"
Dorival Júnior

Até agora, o diretor de futebol Zinho só falou abertamente um nome: o meia Renato Augusto, do Bayern Leverkusen, da Alemanha. O atacante Robinho, do Milan, da Itália, demonstrou interesse de jogar no Flamengo e também pode virar um alvo.

- Acredito que o Flamengo deva investir, tem que investir para encorpar essa equipe. O Flamengo tem que voltar a disputar campeonatos, brigar por títulos. Logicamente que passa por contratações importantes. Vamos ficar nos aguardo do desfecho (da eleição), para que depois possamos identificar algumas situações pontuais e um pouco mais diretas. Até este momento estamos falando de hipóteses - afirmou Dorival.

O grupo do Flamengo entrou de férias neste sábado e vai se reapresentar no dia 3 de janeiro para pré-temporada no Ninho do Urubu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/12/dorival-pede-investimento-pesado-fla-precisa-de-jogadores-de-ponta.html

Nenhum comentário: