domingo, 2 de dezembro de 2012

CR7 dá show, Real vence e mantém longa escrita sobre Atlético de Madri


Craque português faz gol em bela cobrança de falta, dá passe para o segundo e ainda manda duas na trave no 2 a 0. Time se aproxima do rival

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Os torcedores do Atlético de Madri acreditavam que, neste sábado, o time conseguiria quebrar o longo jejum de vitórias sobre o grande rival. Desde 1999 os colchoneros não sabem o que é vencer o poderoso Real. O entusiasmo era tão grande que mais de 20 mil torcedores acompanharam o último treino da equipe. Mas quem tem Cristiano Ronaldo pode se dar o luxo de jogar mal o primeiro tempo e ainda assim sair vitorioso no intervalo após cobrança de falta magistral do craque português. Para melhorar o enredo, o camisa 7 ainda deu o passe para o segundo gol, marcado por Ozil, e mandou duas bolas na trave, empolgando a torcida merengue que lotou o Santiago Bernabéu.

A vitória por 2 a 0, além de manter a longa escrita sobre o rival para 25 jogos sem perder, fez o time, em terceiro lugar no Campeonato Espanhol, chegar aos 29 pontos e diminuir a diferença para o Atlético, segundo colocado, para cinco, ao fim da 14ª rodada. Além disso, o Real mantém em 11 pontos a diferença que o separa do maior rival, o Barcelona, líder da competição, que goleou o Athletic Bilbao por 5 a 1.

Na próxima rodada, o Real Madrid sai para enfrentar o Valladolid no estádio José Zorrilla, no próximo domingo. O Atético de Madri receberá, no Vicente Calderón, no mesmo dia, o Deportivo La Coruña.

Cristiano Ronaldo gol Real Madrid (Foto: Reuters)Em cobrança de falta magistral, Cristiano Ronaldo abre o placar para o Real Madrid (Foto: Reuters)
Golaço no primeiro tempo

Antes do jogo, os dois treinadores tiveram problemas. Se José Mourinho ficou irritado com Kaká, Cristiano Ronaldo, Pepe, Arbeloa e Fábio Coentrão, que chegaram atrasados à concentração do Real, o técnico Diego Simeone perdeu no vestiário, durante o aquecimento, Filipe Luis, com problemas no adutor da perna esquerda. No campo, os problemas só aumentaram nos primeiros 45 minutos.

À exceção de dois bonitos lances do craque português, o clássico começou decepcionante. Nos primeiros 10 minutos, então, ficou difícil ver um bom futebol. Merengues e colchoneros travaram duelo nervoso no meio-campo e, com pouco espaço para criar, erravam muitos passes. Ainda mais o Real. Pepe e Sérgio Ramos já falhavam na saída de bola. Com um pouco mais de domínio, o Atlético não conseguia tirar partido. Somente aos 13 minutos, mais por mérito próprio, obteve o primeiro lance de perigo. Diego Costa foi à linha de fundo pela direita e centrou para o perigoso Falcão Garcia. O colombiano se antecipou na pequena área para bater mas encontrou logo à frente um Casillas atento, que salvou para escanteio.

O lance custou ao goleiro dores nas costas por toda a primeira etapa. E deu a impressão de que o Atlético, já um pouco melhor, deslancharia. Puro engano. É só o camisa 10 do time cometer um erro e do outro lado ter alguém como Cristiano Ronaldo para tudo mudar. Foi assim quando o turco Arda Turan, em dividida com o craque português bem antes da meia-lua, resolveu querer bancar o malandro e tocou a mão na bola para ganhar a jogada. O árbitro, em cima do lance, marcou a falta. A punição não foi apenas o cartão amarelo. Na briga com Messi e Iniesta pelo prêmio de melhor jogador do mundo, o camisa 7 merengue bateu com o efeito e a categoria de sempre, aos 14 minutos. A velha curva e mais um golaço na carreira.. Era só correr para o abraço: Real 1 a 0.

Cristiano Ronaldo gol Real Madrid (Foto: EFE)Além do gol, Cristiano Ronaldo dá o passe para o 2º do Real Madrid e manda duas bolas na trave (Foto: EFE)

Foi o suficiente para os colchoneros se abalarem. Diego Costa, que lutava muito em campo, se estranhou com Pepe, Sérgio Ramos e Khedira. A catimba aumentou dos dois lados. Esperteza melhor foi a de Xabi Alonso, que numa falta rolou rápido para Cristiano Ronaldo tentar, do meio da rua, surpreender Courtois. Mas o goleiro se espichou para tocar a escanteio.

Ozil, Di María e Benzema bem que tentavam ajudar o craque português, mas a marcação colchonera montada pelo técnico argentino Diego Simeone foi eficiente. O mesmo se pode dizer do lado merengue. Falcao Garcia não teve nova chance de marcar. E o que mais se viu foram lances truncados.e os jogadores exagerando de forma acrobática quando sofriam faltas. Falcao Garcia e o próprio Cristiano Ronaldo que o digam. E o primeiro tempo terminou com pouca emoção.
Bolas na trave

Precisando vencer para diminuir a diferença em relação ao rival madrileno na briga pelo segundo lugar, o Real Madrid começou o segundo tempo com outra cara. Ozil acordou e rolou para Di María. O centro perigoso encontrou o goleiro Courtois atento na boa saída. E se no lado do Atlético o brasileiro Diego Costa estava mais preocupado em provocar Sérgio Ramos com tapas e empurrões, as jogadas do time de José Mourinho começavam a funcionar. Benzema tocou para Ozil, que tabelou com Cristiano Ronaldo. O camisa 7 recebeu na meia esquerda e bateu, prensado.

A jogada acordou a torcida merengue, que empurrou o time. O Real passou a explorar mais o lado esquerdo. Coentrão se soltou. Cristiano Ronaldo arrumou espaço por ali. Num lance aos 14 minutos, sofreu falta de Juanfran. E o camisa 7 quase repetiu a dose. Dessa vez bateu rasteiro, no meio da barreira. A bola foi no cantinho, mas Courtois, àquela altura o destaque dos colchoneros, tocou para escanteio.

A atuação do goleiro, no entanto, não evitou o segundo gol do Real. Mais solto, explorando os espaços deixados pelo Atlético nos contra-ataques, o time se aproveitou de duas falhas seguidas do brasileiro Miranda. Na segunda, o zagueiro entregou a bola nos pés de Cristiano Ronaldo, que tocou para Ozil bater de canhota, por baixo das pernas de Courtois, aos 20 minutos.

Com Diego Costa preocupado apenas em catimbar, Arda Turan apático e Falcao Garcia isolado, ficou difícil para o Atlético de Madri reagir. Enquanto isso, Mourinho tentava melhorar o time ao trocar Di María por Callejón, que bateu cruzado com perigo na primeira jogada, para outra boa defesa de Courtois.

O tempo passava e, mais tenso, o Atlético cometia mais faltas. E Cristiano Ronaldo, a maior figura em campo, mostrava o vasto repertório de cobranças. De novo pelo alto, explodiu o travessão. Dois minutos depois, num contra-ataque sensacional, o português arrancou pela esquerda e mandou outra no poste. Nem precisava de mais nada. Dali até o fim, o time se encontrou e manteve o domínio e a vitória que o deixa mais perto da vice-liderança.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/12/cr7-da-show-real-vence-e-mantem-longa-escrita-sobre-atletico-de-madri.html

Nenhum comentário: