domingo, 2 de dezembro de 2012

Com show, Neymar encerra melhor temporada individual da carreira


Craque comanda vitória sobre Verdão e fecha ano de marcas e prêmios. Finalista do Prêmio Puskas, ele vira o maior goleador do Peixe pós-Pelé

Por Marcelo Hazan e Lincoln Chaves Santos, SP

Finalista pelo segundo ano consecutivo do Prêmio Puskas (gol mais bonito de 2012, pela Fifa) e candidato a uma vaga no ataque da seleção do ano. Esses são os dos mais novos feitos de Neymar nesta que, individualmente, é sua a melhor temporada. O jogador encerrou o ano com atuação de gala diante do rebaixado Palmeiras, na vitória por 3 a 1 neste último sábado, na Vila Belmiro. A partida resumiu a tônica do atacante ao longo de 2012 e teve de tudo um pouco: dois gols, assistência, dribles de efeito e pancadas dos adversários. Assista aos lances no vídeo.

- Estou muito feliz por tudo o que aconteceu na minha temporada. Foram três títulos (Paulistão e Recopa Sul-Americana pelo Santos, e Superclássico das Américas com a Seleção). Esse ano foi maravilhoso - comemorou o jogador.

O ano de Neymar foi pautado por recordes quebrados e feitos significativos. Logo no primeiro semestre, quando se sagrou artilheiro do Campeonato Paulista, com 20 gols, e da Taça Libertadores da América, com oito gols, o astro deixou para trás nomes históricos do clube, como Serginho Chulapa e Juary, para virar o maior goleador alvinegro após a era Pelé, hoje com 124 gols - marca atingida na goleada por 8 a 0 sobre o Bolívar, em maio. Na mesma ocasião, Neymar se tornou também o santista com mais gols em Libertadores depois de Pelé, igualando, em duas edições, os 14 tentos de Robinho, feitos entre 2003 a 2005.
Foi um ano maravilhoso"
Neymar

No Brasileirão deste ano, Neymar pouco atuou: foram 17 jogos em 38 rodadas. Os 14 tentos assinalados, porém, foram suficientes para que atingisse 54 gols na história da competição, superando Kleber Pereira (2007 a 2009) e se tornando o maior goleador santista em Brasileiros desde a era Pelé - considerando as edições unificadas do torneio, a partir de 1959. Na história santista, apenas o próprio Rei, com 101 gols, está à frente do camisa 11.

Os feitos de Neymar em 2012 não se limitaram à camisa do Santos. Com 13 gols, foi o artilheiro da seleção brasileira no ano. Ele se firmou como principal goleador do time canarinho desde a Copa do Mundo de 2010, com 21 gols. Levando em conta os tentos assinalados por Peixe e Seleção, Neymar contabiliza 56 bolas na rede em 2012, melhor índice de sua carreira como profissional - iniciada em 2009.

As atuações de Neymar no ano não passaram despercebidas. O golaço marcado na vitória por 3 a 1 sobre o Internacional, ainda na primeira fase da Libertadores, acabou selecionado pela Fifa para concorrer ao Prêmio Puskás - foi a terceira indicação consecutiva do atacante ao prêmio - ele venceu em 2011. Além disso, Neymar foi novamente indicado à Bola de Ouro, e, tal qual no ano passado, posto no ataque da seleção do ano da Fifa.

Neymar gol Santos (Foto: Alex Silva / Ag. Estado)Neymar festeja gol marcado contra o Palmeiras: brilho na saideira de 2012 (Foto: Alex Silva / Ag. Estado)

- Numericamente, 2012 está sendo melhor do que 2011. Tenho feito muitos gols, quebrando marcas. Meu momento é de muita felicidade, de alegria, de estar vindo muito bem, fazendo muitos gols pelo Santos e pela Seleção. Dei continuidade ao trabalho - comentou.

Após a vitória por 4 a 0 sobre o Cruzeiro, no começo do mês, pela 34ª rodada do Brasileirão, quando foi às redes três vezes, Neymar se aproximou de outra marca: a de maior goleador do Santos em uma mesma temporada após a era Pelé. Para isso, precisaria alcançar os 45 gols marcados por Serginho Chulapa em 1983, o que não foi possível, já que ele encerrou o ano com 43 bolas na rede.

Por outro lado, ele igualou os mesmos 43 gols feitos com a camisa do Santos em 2010, seu melhor registro até agora.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/12/com-show-neymar-encerra-melhor-temporada-individual-da-carreira.html

Nenhum comentário: