terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Lucas chora após último treino e ganha banho dos companheiros


Contra o Tigre, pela final da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, atacante disputará sua última partida com a camisa do São Paulo

Por Alexandre Lozetti e Marcelo Prado São Paulo


O último dia de treino, a última entrevista, o último jogo. A terça-feira foi repleta de emoções para Lucas, que nesta quarta-feira, na decisão da Copa Sul-Americana, contra o Tigre, da Argentina, se despedirá do São Paulo. A partir do dia 27, ele inicia sua trajetória em Paris, onde vestirá a camisa do PSG, clube que desembolsou R$ 115,5 milhões para contratá-lo.

Após o treino comandado por Ney Franco, Lucas foi o último a deixar o gramado. Queria curtir cada momento. Disputou um torneio de faltas com o auxiliar técnico Éder Bastos e ganhou. Na saída, diante de dezenas de fotógrafos e cinegrafistas, caminhou até a sala de imprensa. Semblante fechado, olhar para baixo, tenso. O menino de 20 anos estava chegando para encarar um batalhão de jornalistas. Poucas vezes, o local esteve tão lotado. Ele sentou, olhou para frente e, já com lágrimas nos olhos, comandou:
- Vamos lá.

Começaram as perguntas. Foram três até que a sala de imprensa fosse invadida por alguns jogadores. Primeiro, apareceram o atacante Osvaldo e o volante Wellington, que já abraçou seu amigo desde as categorias de base. Na sequência, apareceram outros companheiros desde o CT de Cotia, como Lucas Farias, Leonardo, Léo. Douglas veio junto para prestar sua homenagem. Todos deram um banho de água e isotônico no camisa 7, que desabou. Colocou as mãos no rosto e chorou.


lucas são paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Lucas chora antes de seu último jogo pelo São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Chorou muito. Sem vergonha. A ponto de a coletiva ter de ser interrompida para que ele pudesse tomar um banho e se recompor.
Trinta minutos depois, a entrevista recomeçou. Com uma nova camisa e bem mais controlado, a joia tricolor falou sobre vários assuntos. Veja abaixo:
O que sente nesse momento:

Passa um grande filme pela cabeça. Desde quando saí pela primeira vez da casa até agora. Cada situação que enfrentei. Vim para um lugar (Cotia) com 13 anos e não conhecia ninguém. Quando assinei o contrato com o PSG, pensei em muitas coisas. Quero sair deixando saudade não só dentro de campo, mas também fora.

O que mudou desde a promoção para o time profissional:

Como pessoa, não mudei absolutamente nada. Sou feliz, de bem com a vida, sorrindo sempre e tentando alegrar o ambiente. Como atleta, aprendi demais, cresci muito, tanto na parte física, quanto na técnica. Cada treino ajudou muito a me desenvolver. O último treino. Quis aproveitar ao máximo, fiz questão de ficar com o Rogério Ceni e com o Milton Cruz, pessoas que me apareceram bastante. Talvez daqui uns sete, dez anos eu volte a pisar nesse gramado. Aproveitei cada momento com intensidade, vou sentir falta de tudo aqui. Dos treinos, das brincadeiras na concentração, das refeições. Será tudo novo daqui para frente.

Decisão contra o Tigre

É o jogo da minha vida, o jogo mais importante da minha carreira. Desde que cheguei ao profissional, não havia tido uma oportunidade de disputar uma decisão. Vou jogar tudo, 100%. Se precisar, vou me quebrar todo porque preciso ser campeão, preciso retribuir o carinho que recebi de todos aqui no clube. Temos de tomar cuidado, o Tigre chega junto e a arbitragem deixa correr. Quem errar menos, será campeão.

PSG

O Paris tem uma equipe muito competitiva. Será outro momento, mas vou buscar meus objetivos. É claro que a liga espanhola é melhor que a liga francesa,  mas foi a melhor proposta para mim e para o São Paulo. No PSG, existem craques consagrados e muitos brasileiros, o que certamente vai facilitar a minha adaptação.

Ida para a Europa
Vou evoluir como pessoa, aprender uma nova cultura. Será tudo diferente. Sem dúvida, vou ganhar muito. A vida é feita de desafios. Será importante crescer porque estarei fora da minha zona de conforto.

Desejo para o futuroQuero um dia ser eleito o melhor jogador do mundo. Ainda falta muito. A saída para Paris é o primeiro passo em busca desse sonho, afinal todo o foco está lá na Europa. Só posso dizer obrigado a todos no São Paulo. Fiz até uma colinha para falar o nome de todas as pessoas que me ajudaram de alguma maneira. Deus, minha família, os funcionários de Cotia, desde a tia da cozinha, o pessoal da limpeza, a diretoria da base, o Geraldo (supervisor), Marcos Tadeu (diretor). Também tem os técnicos que trabalharam comigo, o Vizzolli, Baresi, Toninho. Pessoal aqui da Barra Funda, o Leco (vice-presidente geral), João Paulo (vice-presidente de futebol), Adalberto (diretor), Juvenal (presidente), Rogério, Luis Fabiano, Rivaldo, Ricardo Oliveira. Desculpa se esqueci alguém. Onde estiver, levarei o São Paulo no meu coração.


Lucas chorando despedida coletiva São Paulo (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Colegas dão banho em Lucas durante coletiva (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)

Nenhum comentário: