terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aos 35, Stacy se aposenta: 'Não posso ver bem e dar o meu melhor no vôlei'


Líbero americana perde espaço no esporte de alto nível após o acidente com o ônibus do Vôlei Futuro, em abril de 2011, e decide encerrar a carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Urbino, Itália

Um dos principais nomes da extinta equipe feminina do Vôlei Futuro, Stacy Sykora decidiu abandonar o vôlei profissional. Com problemas de visão como sequela do acidente com o ônibus da equipe de Araçatuba, ocorrido em abril de 2011, a líbero americana não recuperou o alto nível de suas atuações e preferiu se despedir do esporte ainda com a temporada italiana em curso. Aos 35 anos, ela defendia o Urbino.

- Vai demorar até eu me entregar. De A a Z, recomeço do A. Não sei o que eu vou fazer ainda, mas com certeza será o meu melhor seja em qual área for. Minha visão ficou turva depois do acidente e já não posso ver bem e dar o meu melhor no vôlei. Não é uma decisão que tomei, mas que fui obrigada a tomar. É a vida, acontece. Esse incidente mudou minha vida. Joguei meu melhor no meu melhor tempo. Mas não fico triste. Esse episódio me ensinou a viver intensamente, porque você nunca sabe o que pode acontecer. Estava indo jogar um play-off e quase morri – disse, em entrevista ao site “Volleyball.it”.

Stacy Sykora Vôlei Futuro (Foto: Alessandro Iwata)Stacy em sua primeira temporada no Vôlei Futuro: líbero era uma das estrelas do time (Alessandro Iwata)

Eleita a melhor líbero do Mundial de 2010 e integrante do time americano campeão do Grand Prix naquele ano, Stacy defendeu o Vôlei Futuro por duas temporadas. Teve Walewska, Paula Pequeno, Fabiana e Fernanda Garay como companheiras. Em abril de 2011, foi a principal vítima de um acidente de trânsito ocorrido quando o time se dirigia ao ginásio José Liberatti para enfrentar o Osasco pelas semifinais da Superliga feminina.

Stacy Sykora entrevista vôlei (Foto: Reprodução / Pallavoliamo.it)Stacy Sykora com a namorada na Itália
(Foto: Reprodução / Pallavoliamo.it)

O motorista percebeu que deveria pegar a Avenida Fuad Auada e, devido à chuva, perdeu o controle do ônibus, batendo na mureta que separa a avenida e o viaduto Da. Inês Colino. Stacy sofreu um corte na cabeça e desmaiou. Foi internada em estado grave, com um traumatismo crânio-encefálico e pequenas hemorragias no lado esquerdo cérebro.

Stacy foi liberada pelos médicos 24 dias após o acidente, mas só retornou aos treinos em outubro de 2011, seis meses depois, com a seleção de vôlei dos Estados Unidos. Infelizmente, não voltou a repetir as atuações que a consagraram em 2010.

Recentemente, já no Urbino, a líbero ganhou as páginas dos jornais ao redor do mundo ao revelar sua homossexualidade. Durante a entrevista, apresentou sua namorada e disse que estava tirando um peso das costas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/12/aos-35-stacy-se-aposenta-ja-nao-posso-ver-e-dar-meu-melhor-no-volei.html

Nenhum comentário: