terça-feira, 11 de dezembro de 2012


Presidente Eduardo Bandeira de Mello apresenta Wallim Vasconcellos como vice de futebol e Paulo Pelaipe como diretor executivo

Por Janir Jr., Richard Souza e Vicente Seda Rio de Janeiro

Oito dias após a vitória nas urnas rubro-negras, o presidente que tomará posse em janeiro, Eduardo Bandeira de Mello, apresentou o novo vice-presidente e o diretor executivo do futebol. Wallim Vasconcellos será o cartola não remunerado, enquanto Paulo Pelaipe será o profissional que conduzirá o dia a dia do departamento. Pelaipe não confirmou se o técnico Dorival Júnior e o diretor Zinho vão permanecer, alegando que ainda não conversou com ambos.

Ao explicar sobre a primeira decisão capital da nova dupla que está à frente do futebol, Pelaipe escorregou, trocou Zinho por Zico, e afirmou que haverá uma reunião com o atual diretor, a quem será oferecido o cargo de gerente de futebol. Nesta conversa, será decidida a permanência do diretor e a de Dorival.


Eduardo Bandeira e Paulo Pelaipe coletiva Flamengo (Foto: Fernando Azevedo / Fla Imagem)Eduardo Bandeira apresenta Paulo Pelaipe e Wallim Vasconcellos como novos homens do futebol do Fla (Foto: Fernando Azevedo / Fla Imagem)

- Vamos definir o mais rápido possível. Assim que terminar a coletiva eu vou me reunir com o vice de futebol, com o Zico (Zinho), para começarmos a ver os relatórios do departamento, avaliações para a pré-temporada, e a decisão vai ser rápida porque não podemos perder tempo. Os clubes estão contratando e o Flamengo vai contratar e vai fazer um plantel forte, uma equipe competitiva - disse Pelaipe.

O novo diretor executivo afirmou que, mesmo se houvesse vitória de Paulo Odone nas eleições do Grêmio, viria para o Flamengo.

- Nada melhor do que vir para um grande centro como o Rio de Janeiro, um lugar privilegiado. É importante, fundamental, para qualquer profissional, vir trabalhar numa capital onde vamos ter os dois maiores eventos esportivos do mundo. Fiquei muito feliz. Mesmo se o Paulo Odone, meu amigo em quem confio muito, tivesse vencido, se eu recebesse uma proposta do Flamengo, estaria aqui como estou hoje.

Wallim explicou que o futebol também terá um conselho gestor, do qual farão parte o executivo da EBX Flávio Godinho, o presidente da Sky e novo vice de marketing Luís Eduardo Baptista, e o maior ídolo do clube, Zico, ao lado, claro do próprio Wallim e de Paulo Pelaipe.

- Agora a gente tem de conversar com ele (Zinho) para saber se ele quer se encaixar. O homem forte vai ser o Paulo Pelaipe, que é o diretor executivo. O Zinho ficaria como gerente, se ele achar que é importante e vai contribuir para a carreira dele. Vamos decidir se ele vai ficar. O comitê gestor terá o Eduardo, Godinho, Bap, Zico e a nossa primeira grande contratação, o Paulo Pelaipe, que tem uma história longa de sucesso no futebol. Para mostrarmos que estamos falando sério, para valer, quisemos trazer uma pessoa do calibre do Paulo para implantar um modelo profissional não só para o clube, mas principalmente para o futebol.

Wallim era o candidato à presidência, mas foi impugnado pelo Conselho de Administração no dia 8 de novembro. Chegou a ser anunciado que ele seria diretor geral, mas o grupo de Bandeira de Mello chegou à conclusão que ele tem o perfil desejado para o cargo e que seria melhor que não ocupasse uma vaga remunerada, por ter sido candidato à presidência.

- Quero dizer que estou bastante feliz com esse desafio, ter sido convidado para vice de futebol. É uma missão difícil, mas que vamos conduzir com o maior amor e empenho. O futebol é a alma do clube. Então vamos fazer o esforço máximo para que possamos levar o Flamengo de volta aos tempos de Zico, Nunes e outros ídolos. Estamos carentes de títulos.

Paulo Pelaipe, por sua vez, foi escolhido após sondagens a diversos nomes, incluindo os ex-jogadores do clube Petkovic e Fábio Luciano. Sem experiência, contudo, os dois foram descartados e as negociações se concentraram em Felipe Ximenes, Paulo Pelaipe e Eduardo Maluf, com o primeiro sendo inicialmente favorito na disputa. A diretoria, no entanto, optou por Pelaipe, que desembarcou no Rio na manhã desta terça-feira.

- Foi o maior presente de Natal que já ganhei. Existe um relatório do Dorival, com as carências. Mas também vamos começar os nossos contatos para reforçar a equipe. Já começamos a trabalhar. Estamos já trabalhando, sabemos algumas coisas, temos uma noção exata da equipe, e o treinador quando chegar no domingo, vamos começar a trabalhar diariamente. Só saio aqui do Rio no dia 24 para passar o Natal com a minha mãe em Porto Alegre e volto no dia 25.

Eduardo Bandeira e Paulo Pelaipe coletiva Flamengo (Foto: Fernando Azevedo / Fla Imagem)Nova diretoria vai conversar com Zinho e Dorival para definir situações de ambos (Foto: Fernando Azevedo / Fla Imagem)

Mesmo com a insistência das perguntas sobre a permanência do treinador, desconversou:
- Vamos conversar com ele, tem contrato, vamos dizer como vai funcionar, para ver se ele aceita o que será colocado. É uma pessoa de altíssimo nível.

Há assuntos urgentes a serem tratados pelos novos mandatários do futebol, como as renovações com os medalhões Leonardo Moura e Renato Abreu, além de Wellington Silva e Amaral, que agradaram nesta temporada. Também há as negociações de reforços em andamento para 2013, como a investida por Renato Augusto.

- Sobre as negociações, não estamos sabendo de nada, vamos saber do Zinho. Sobre o Love temos de saber quanto o Flamengo deve, como está a situação. Se o clube russo pode pegar de volta, se ele quer continuar, o que para nós seria um orgulho, mas temos de encontrar o Zinho para entender tudo isso.

Questionado, o novo vice de futebol garantiu um time competitivo e disse que pensa em usar empresas para patrocinar a contratação de grandes estrelas, citando a parceria entre Unimed e o Fluminense.

- Se efetivamente a gente fechar com a Adidas, são R$ 35 milhões que já entram. Tem receitas que estão sob penhora que temos de tentar resolver e entender do que se tratam. Todos os cariocas estão com esse problema de penhora. Uma grande estrela você pode através de uma empresa para pagar o jogador, como a Unimed paga no Fluminense. Claro que as ações de marketing não são para amanhã, isso dá um certo trabalho, especialmente a questão do torcedor, que achamos que dará sustentação financeira. Mas a torcida não quer esperar e a gente vai fazer isso, vamos montar um time competitivo.

Questionado sobre prazo estipulado para a montagem do elenco, Pelaipe explicou:
Se eu disser que teremos o time completo na apresentação para a pré-temporada, será uma falácia. Não podemos dar ilusões ao torcedor"
Paulo Pelaipe

- Se eu disser que teremos o time completo na apresentação para a pré-temporada, será uma falácia. Não podemos dar ilusões ao torcedor. Até o dia 3? O presidente assume dia 2, então é difícil. Mas negócios alinhavados, devemos ter e ao longo do primeiro turno, formar definitivamente esse time. Quando chegar nos cruzamentos da Taça Guanabara queremos estar com a equipe delineada.

Ex-candidato, Wallim explicou o motivo de ter descartado o cargo de diretor geral do clube, como chegou a ser anunciado durante a campanha da Chapa Azul.

- Todos viemos com uma ideia de não sermos remunerados, e o diretor geral seria remunerado. Não estava confortável com isso, iriam dizer que o Wallim pegou uma boquinha. Então expliquei, pedi para não ser remunerado, e ele pediu para que eu fosse o vice de futebol. Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo. A gente vai anunciar o mais rápido possível esse diretor remunerado.

Ao comentar sobre a situação financeira do clube, Eduardo Bandeira de Mello citou o adiantamento aprovado no Conselho de Administração de R$ 27 milhões do contrato de TV para quitação de dívidas urgentes.

- A situação não é boa, do contrário não haveria necessidade de antecipação de recursos. Mas temos de reverter isso. Tenho certeza que um clube com 39 milhões de torcedores não vai dar problema para equacionar as finanças. Quanto à política está tudo bem, não sinto nenhuma animosidade. É um momento de união e estou sentindo isso de todas as correntes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/12/futebol-do-fla-tem-novo-comando-wallim-vasconcellos-e-paulo-pelaipe.html

Nenhum comentário: