domingo, 23 de dezembro de 2012

Exemplo de vitalidade, ginasta de 86 anos continua colecionando troféus


Johanna Quaas conquistou tudo o que disputou na última década e, após afastamento em 2012, disse: 'Eu apenas queria deixar os outros ganharem'

Por GLOBOESPORTE.COM Alemanha

Johanna Quaas tem 86 anos de idade, é alemã e ginasta. Mas ela também pode ser chamada de “senhora vitalidade”. Uma vida inteira dedicada ao esporte que, para ela, não pode acabar. Até hoje, ela segue se apresentando e não para de colecionar prêmios. Além de figurar no livro Guinness, venceu tudo que disputou de 2000 a 2010, entre os veteranos, na categoria de 70 a 75 anos. Este ano, entretanto, preferiu ficar fora. Mas não foi pelo cansaço.

- Não importa a idade, se é mais velha ou não. É sempre possível ser campeão. Eu consegui e continuo ganhando. Eu apenas queria deixar os outros ganharem também, estava muito fácil competir - envaideceu-se.

Segundo a esportista, depois da Segunda Guerra Mundial, não era permitido treinar ou praticar esportes na Alemanha. Apenas dois anos depois, as universidades começaram a incentivar os alunos a fazer ginástica. Johanna estudava para ser professora, mas teve que interromper o curso e foi trabalhar no campo com os pais.

Ginasta idosa mostra medalhas (Foto: Divulgação)Johanna venceu todas as competições que disputou entre 2000 e 2010(Foto: Jefferson Rodrigues/TV Globo)

Após um período longe do esporte, começou a dar aulas para ajudar a família. Preparou dois atletas para as Olimpíadas de 1964 e, a partir daí, conheceu Gerard, razão pela qual decidiu não acompanhar seus pupilos nas competições.

Mesmo casada e apaixonada pelo treinador, o amor pela ginástica permaneceu: apesar dos problemas de coração e as dores físicas, ela continua treinando e se beneficiando da atividade.

- O esporte me deu saúde, vitalidade. Eu tenho na porta do meu quarto uma foto e uma escrita que fala que “os jovens estão atrás de nós, então, devemos nos cuidar” - afirmou.
Não importa a idade. É sempre possível ser campeão. Eu consegui e continuo ganhando"
Johanna

Johanna não pensa em parar de dar cambalhotas e piruetas tão cedo. Mesmo após 52 anos de dedicação, ela está convicta de que ainda tem muito a oferecer com desempenhos nos aparelhos. E a ginasta não só quer servir de exemplo para as próximas gerações, como já tem planos para 2016.

- Seria uma grande conquista ser indicada para me apresentar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Estarei, daqui a quatro anos, tão jovem como estou hoje e com a mesma vitalidade - garantiu.
Ela, inclusive, já conhece o Brasil. Depois de acompanhar o carnaval na Marquês de Sapucaí, no Rio, e de se aventurar no samba, Johanna agora espera uma chance de poder aproveitar os Jogos Olímpicos para mostrar o que realmente sabe.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2012/12/exemplo-de-vitalidade-ginasta-de-86-anos-continua-colecionando-trofeus.html

Nenhum comentário: