domingo, 23 de dezembro de 2012

ACL bate Teresina Vôlei por 3 sets a 0 e é campeão piauiense adulto invicto


Jogo iniciou atrasado, mas dentro de quadra o time liderado por Marcos Lima, que também é levantador da equipe, não deu chance ao adversário

Por Náyra Macêdo e João Henrique Bezerra Teresina

Na final que encerraria as atividades do voleibol no Piauí, atraso. Os atletas que protagonizariam o jogo mais importante e acirrado de 2012, tiveram que esperar quase uma hora para o início da partida, por falta de uma rede reserva. Após o contratempo, com a bola rolando o ACL entrou em quadra para ser campeão invicto, e não deu chances ao Teresina Vôlei. O ACL fez 3 sets a 0 (25/14, 25/22 e 25/16), no jogo disputado no Ginásio do Instituto Federal do Piauí – IFPI (Centro), na noite dessa sexta-feira (22) e é Campeão Piauiense Adulto 2012.

Teresina Vôlei mostra resistência na partida (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Teresina Vôlei mostra resistência na partida (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)

O público presente tinha o seu favorito, mas todos queriam ver o espetáculo. Como o esperado, a partida entre ACL e Teresina Vôlei revelou o alto nível dos atletas no principal campeonato do Estado. O primeiro set o ACL fechou rápido, mas não foi fácil. Do outro lado da quadra o Teresina Vôlei mostrou resistência e mesmo em desvantagem, não entregou a partida.

Foi o que a equipe mostrou na volta do intervalo. O Teresina Vôlei ressurgiu, abriu cinco pontos de vantagem, e chegou a ter o placar favorável em 21 a 16. Mas o time rival queria mesmo a vitória, e ao virar esse placar para 25 a 22, conquistou toda a torcida para o seu lado.

Com o público motivando, e com a vantagem, nessa partida e tal “crise do terceiro set” não existiu para o ACL Vôlei, que rapidamente fechou o último set e se consagrou Campeão Piauiense 2012 invicto.

- Esse jogo foi muito importante para nós. Devolvemos à eles o placar que pegamos no “Aberto”, no mais alto nível e mantendo o respeito – comemora Antônio Carlos, o “Toinho”, treinador e levantador titular da equipe.

Sobre o principal diferencial da nova equipe, que agora chegará como favorita nas próximas competições, Toinho acrescenta:

- Nossa equipe jogou completa, nosso grupo foi coeso e isso foi o mais o mais importante – finaliza Antônio Carlos.

Time do ACL campeão piauiense adulto de 2012 (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Time do ACL campeão piauiense
(Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
O time do Teresina Vôlei, um dos favoritos ao título e agora vice-campeão, buscou justificar o resultado, mesmo reconhecendo que a noite era do rival.
- Jogamos sem o nosso líbero e isso sobrecarregou nossos ponteiros. Mas, mesmo assim tivemos uma boa oportunidade de equilibrar o jogo e não soubemos aproveitar – conta Marcos Lima, também treinador e levantador da equipe.
Na premiação, os atletas receberam além de bolas de vôlei Mikasa, troféus em homenagem ao Capitão João Carlos e ao futuro Secretário da Semel, Galba Coelho.
Fora da quadra
Mesmo com atletas de alto nível, o vôlei piauiense parece sair aos poucos do cenário. Com raros campeonatos realizados em 2012, e com a ausência de grandes eventos como o Circuito do Banco do Brasil, entre outros. O aparente abandono do esporte se revelou no principal campeonato realizado pela Federação Piauiense de Voleibol (FPV).
A falta de um material reserva como aconteceu com a rede na final. Do regulamento disponível à mesa para esclarecimento aos atletas de qualquer queixa, como de jogadores não devidamente transferidos ou que não constavam em súmula, dentre outros problemas relatados pelos treinadores de ambas equipes que disputavam a final do campeonato, mostrou um descontentamento em relação à situação do esporte no Estado.
Do outro lado, como são as próprias equipes que desenvolvem os torneios, custeando desde a inscrição até a arbitragem, as queixas acabam por se contradizerem. Pois as equipes, ao provocarem o W.O por ausência de jogadores, ou infringirem o regulamento da competição por qualquer motivo, deixa a impressão à quem acompanha e gosta do esporte, de que falta o empenho de todos para o crescimento do voleibol no Piauí.

Nenhum comentário: