quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Em jogo com chuva de gols, Vitória vence o Améria-MG no Barradão

Time baiano encerra jejum em casa e fica a dois pontos do líder Goiás


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Após a tormenta, a calmaria. Nesta terça-feira, o Vitória venceu o América-MG no Barradão pelo placar de 5 a 3, em partida válida pela 35ª rodada da Série B, e mandou para longe a crise que rondou a Toca do Leão nas últimas semanas. O Rubro-Negro vinha de derrotas para Atlético-PR e São Caetano em casa.

Com o triunfo, o Vitória chegou aos 69 pontos e subiu para a segunda colocação com cinco pontos a mais que o São Caetano, primeiro time fora do G-4, e dois do Goiás, líder do campeonato. O time treinado por Paulo César Gusmão, que estreou esta noite no comando do clube, pode garantir o acesso para a Série A já na próxima rodada. Tudo depende de um tropeço do Azulão, que enfrenta o Boa Esporte no Anacleto Campanella.

Já o América-MG permanece no meio da tabela, sem qualquer chance de subir para a Série A ou cair para a Série C. O Coelho é 9º colocado com 50 pontos.

Na próxima rodada, o Vitória encara o Guaratinguetá no estádio Dario Rodrigues Leite, enquanto o América-MG recebe o ABC no Independência, em Minas Gerais. As duas partidas estão marcadas para sábado.

Chuva, gols e nervosismo
Antes da partida, a chuva atingiu em cheio o Barradão. Debaixo de muita água, a torcida compareceu timidamente ao estádio, reflexo das duas derrotas seguidas do Vitória na Série B. Em campo, o estreante PC Gusmão resolveu apostar em um ataque peso pesado. O treinador escalou William e Elton no setor ofensivo, dupla que ficou conhecida em Salvador como ‘torres gêmeas’ e que já marcou 15 gols na Série B. No América-MG, Cláudio Prates, outro debutante, optou por um esquema mais tradicional, com Fábio Júnior fixo na grande área e Ewerthon como homem de velocidade.

Vitória e América-MG (Foto: Erik Salles / Agência Estado)O Vitória bateu o América-MG e afastou a crise da Toca do Leão (Foto: Erik Salles / Agência Estado)

Aos cinco minutos, a ousadia de PC Gusmão deu resultado. William recebeu passe na grande área e acabou derrubado por Dudu. Sem pensar duas vezes, o árbitro Fabrício Neves Correa (RS) marcou pênalti. Capitão do time, Uelliton desbancou os atacantes rubro-negros e foi para a cobrança. Após segundos de apreensão, o volante correu em direção à bola, bateu colocado e mandou pela linha de fundo, desperdiçando a chance de abrir o placar. O lance irritou a torcida baiana, que passou a vaiar o jogador cada vez que ele tocava na bola.

Pouco tempo depois, as reclamações viraram festa nas arquibancadas. Nino Paraíba recebeu pela direita, invadiu a grande área e chutou forte. A bola passou por baixo do goleiro Neneca, que ficou vendido no lance. Na jogada seguinte, o Vitória perdeu a chance de ampliar. Após falha na zaga do América-MG, a bola sobrou para Tartá, que viu Elton livre na grande área, tentou o passe, mas entregou a bola para a defesa do Coelho.

As boas jogadas de ataque incendiaram os torcedores do Vitória, que mesmo debaixo de chuva começaram a tentar empurrar o time. O problema é que, mesmo fora da disputa por uma das vagas para a Série A, o América-MG resolveu melar o momento de comemoração rubro-negro. Aos 17, Marquinhos Paraná cruzou da direita e Fábio Júnior, entre dois zagueiros, conseguiu cabecear para o fundo das redes, empatando a partida.

O gol do Coelho provocou nervosismo geral no Barradão. O time do Vitória passou a tentar fazer o segundo de qualquer maneira, sem organização. Das arquibancadas, a torcida reclamava e deixava o clima ainda mais tenso dentro de campo. A situação por pouco não ficou ainda pior quando Rodriguinho fez ótimo passe para Ewerthon, que adiantou muito a bola e viu Deola sair do gol de carrinho para afastar o perigo.

Sem conseguir chegar ao gol com jogadas trabalhadas, o Vitória passou a arriscar chutes de fora da área. Em um dos lances, Michel soltou um pombo sem asas da intermediária e a bola saiu ao lado do gol de Neneca. Em outro, Uelliton cobrou falta com efeito, mas o goleiro do América-MG defendeu sem problemas.

O campo encharcado cansou os jogadores, que pouco criaram nos minutos finais da primeira etapa. Na saída para o intervalo, o lateral Gilson deu a receita para conseguir superar o nervosismo e vencer.

- Tivemos uma oportunidade, perdemos o pênalti, fizemos o gol, mas deixamos a equipe deles empatar. É continuar tentando. O jogo está difícil, mas temos que buscar o resultado.

Chuva de gols e show de Willie
Na volta do intervalo, mudança na equipe do Vitória. PC Gusmão decidiu sacar o volante Uelliton e colocou Fernando Bob no time rubro-negro. A substituição teve como objetivo preservar o capitão do time, vaiado durante todo o primeiro tempo. O temporal que castigou o gramado antes da partida, deu uma trégua. O que se viu mesmo no Barradão nos 45 minutos finais foi uma chuva de gols.

Mais calmo, o Rubro-Negro voltou a armar jogadas sem apelar para os chutes de fora da área e não demorou a colher bons frutos. Aos 4 minutos, Willie recebeu lançamento na grande área, disputou com Neneca e caiu no gramado. O árbitro Fabrício Neves Correa mais uma vez marcou pênalti. Dessa vez, William foi para a cobrança e mandou um torpedo no meio do gol. Neneca caiu para o lado direito e apenas assistiu à bola estufar as redes.


Nino gol Vitória (Foto: Romildo de Jesus / Ag. Estado)Jogadores do Vitória celebram o gol de Nino (Foto: Romildo de Jesus / Ag. Estado)

Após sofrer o pênalti, o atacante Willie decidiu acordar e mostrar serviço para PC Gusmão. E a jovem revelação rubro-negra fez isso em alto estilo. O jogador marcou dois golaços: no primeiro, arrancou pela esquerda, fez boa jogada individual e bateu forte de fora da área, acertando o canto de Neneca. No minuto seguinte, avançou em velocidade pela direita, cortou duas vezes o zagueiro Gabriel Santos e acertou uma linda cavadinha por cima do goleiro.

Já no final do jogo, o América-MG descontou. Após rebote da defesa, Rodriguinho dominou, viu Deola mal colocado e chutou de bate-pronto. Logo em seguida, Rodrigo Pimpão recebeu na área, tentou o drible e sofreu o pênalti. Na cobrança, Fábio Júnior empurrou a bola para o fundo das redes, assustando a torcida local.

O Coelho ainda tentou pressionar o Vitória nos últimos minutos do confronto, mas foi o time baiano que ampliou o placar pouco antes do apito final. Nino Paraíba fez grande jogada pela direita, driblou Neneca e empurrou a bola para o gol. Logo em seguida, Fabrício Neves Correa encerrou a partida.


FONTE:

Nenhum comentário: