quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Empate frustrante evita acesso do Goiás e permanência do Boa Esporte

Líder da Série B, time goiano precisa de mais uma vitória para garantir vaga na elite. Mineiros evitam rebaixamento com mais um ponto


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Foi frustrante. E para os dois lados. O Boa Esporte, que jogava em casa, foi melhor em parte do jogo e poderia ter garantido sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Já o Goiás, mesmo sem apresentar um bom futebol, esteve momentaneamente na primeira divisão. Se tivesse vencido, o time goiano teria garantido o acesso. Mas com o empate por 2 a 2, tanto mineiros quanto goianos terão de correr atrás de seus objetivos na próxima rodada, a 36ª da competição.
Com 71 pontos, o Goiás segue na primeira colocação. Uma simples vitória diante do Barueri, no próximo sábado, às 16h20 (de Brasília), em Goiânia, coloca o time esmeraldino na Série A. Mas se o São Caetano, quinto colocado, não vencer o próprio Boa, na próxima sexta, o Goiás já estará matematicamente na primeira divisão. O Boa Esporte, 13º colocado com 43 pontos, precisa apenas de um ponto para se livrar do rebaixamento. O jogo contra o Azulão será fora de casa, às 21h (de Brasília).

Início morno
O jogo começou calmo, com as duas equipes se estudando. Embora seja líder da Série B, é dessa maneira que o Goiás costuma envolver os adversários. Espera em seu campo, sai em velocidade e tentar marcar. Nesta terça, no entanto, o time goiano demorou mais do que de costume para se encontrar. Com pouquíssima inspiração, os visitantes praticamente não ameaçaram o goleiro Wilson Júnior nos minutos iniciais.

Do outro lado, precisando de uma vitória para se livrar de vez do rebaixamento, o Boa Esporte era esforçado e chegava, dentro de suas limitações, ao campo de ataque. A primeira boa jogada da partida ocorreu aos 17 minutos. Após boa jogada de Francismar pela direita, Peter afastou de qualquer forma para escanteio. Foi preciso um susto para o Goiás acordar. Na verdade, o time levou dois sustos.

O primeiro deles ocorreu aos 31 minutos. Após cobrança de falta, Toninho subiu mais alto e cabeceou para o fundo das redes de Harlei. Porém, a arbitragem assinalou impedimento. Mas o Boa continuava no ataque. Poucos segundos depois, Francismar recebeu passe de Neílson, dominou com categoria e chutou forte, sem chances para o goleiro esmeraldino: 1 a 0 Boa Esporte.

Boa Esporte x Goiás (Foto: Pakito Varginha / Futura Press)Ramon tenta criar jogada de ataque contra o Boa (Foto: Pakito Varginha / Futura Press)

Não demorou muito para que o Goiás reagisse. Com o revés, o time goiano não garantiria o acesso para a Série A nesta rodada. Por isso, a ordem era atacar e mostrar por que a equipe estava na primeira colocação. Aos 34 minutos, o atacante Walter cobrou falta com força, perto da área mineira. Prejudicado pela própria barreira, Wilson Júnior não conseguiu alcançar a bola, que parou no fundo das redes: 1 a 1.

Com a nova igualdade no placar, o Goiás passou a controlar a posse de bola e permaneceu no ataque até o fim da etapa inicial. Antes mesmo da virada, Renan Oliveira chutou com força e obrigou o goleiro do Boa a defender para escanteio. Mas aos 44, Wilson Júnior nada pôde fazer. Walter ganhou da defesa adversária já dentro da área e cruzou para Ricardo Goulart. O meia esticou a perna e virou o placar: 2 a 1 Goiás.

Banho de água fria nos goianos
O Boa Esporte também lutava pela vitória. Por isso, os donos da casa partiram para cima do adversário. Logo aos quatro minutos, Petros tentou aproveitar cruzamento oriundo da ponta esquerda, se esticou todo, mas não o suficiente para balançar as redes. Neílson, lateral-direito, foi substituído por Marcelo Macedo.

A alteração promovida pelo técnico Sidney Moraes deu resultado. O Boa ficou com mais volume de jogo e passou a frequentar várias vezes o campo de ataque. Aos 19 minutos, Radar cruzou na cabeça de Siloé, que livre, apenas empurrou para o fundo das redes: 2 a 2. Assim como no primeiro tempo, o Goiás partiu para o ataque após sofrer um gol. Aos 25, Ricardo Goulart tentou em jogada aera, mas não alcançou a bola.

Aos poucos, o ímpeto do Boa Esporte diminuiu, e o jogo voltou a ser equilibrado. De forma tímida, o Goiás tentava ameaçar no campo de ataque. No entanto, não conseguia mais do que jogadas de bola parada com David e Egídio. Já os donos da casa saíam em velocidade quando era possível. Em um destes lances, Siloé saiu na cara do gol e dividiu com Harlei. A bola sobrou para Petros, que chutou em cima de Ernando e perdeu grande chance.


Nenhum comentário: