quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dácio Campos: com técnica e 'tripas', Roger Federer é o melhor da história


Comentarista do SporTV destaca a força de vontade do suíço, que bateu mais um recorde na terça, ao vencer na estreia do Torneio dos Campeões

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Com a vitória por 2 sets a 0 sobre o sérvio Janko Tipsarevic, Roger Federer bateu o recorde de vitórias no Torneio dos Campeões da ATP. O suíço, que também detém os recordes de semanas na liderança do ranking e de títulos de Grand Slams, já pode ser considerado o maior tenista de todos os tempos, na opinião do comentarista do SporTV Dácio Campos.

- Federer é, sem dúvida, o melhor jogador de tênis que já pisou em uma quadra. O tênis sempre teve cinco ou seis que se diferenciavam. Daí para baixo, é uma questão de raça. É um esporte em que você tem que ganhar mais de 100 pontos para vencer a partida. O ace vale tanto quanto a dupla falta. O coração, as tripas, o estômago fazem muita diferença. Um tenista pode vencer seu adversário só com força de vontade e perseverança. Quando uma pessoa reúne tudo isso e ainda tem a técnica consegue ser um Top 5. O Federer reúne todas essas qualidades - afirmou o comentarista, no "Redação SporTV".

Roger Federer tênis contra Janko Tipsarevic ATP Finals (Foto: AP)Roger Federer é o melhor tenista de todos os tempos, diz comentarista (Foto: AP)

Para Dácio Campos, além de ser o melhor tenista, Roger Federer é também um dos três maiores esportistas de todos os tempos.

- O Federer joga bem em todos os pisos, tem um carisma enorme. E ele consegue chegar bem fisicamente porque faz muito menos força que os adversários. É difícil comparar com o Pelé, mas acho que o Federer seria um dos três maiores atletas de todos os tempos.

O comentarista Telmo Zanini também considera a comparação difícil de ser feita, porque, na sua opinião, é mais complicado se destacar em um esporte coletivo.

- O esporte coletivo é muito mais difícil, porque você não depende só de você. Muitas vezes, o craque tem que carregar um monte de malas. Isso faz do Pelé maior ainda.
O apresentador André Rizek, por outro lado, citou um ponto em comum na carreira de Pelé e Federer. Os dois, ao chegarem aos 30 anos, tiveram de enfrentar a desconfiança de todos e continuaram no topo.

- Em 1970, muitos já diziam que o futebol tinha se tornado um esporte muito físico e que o Pelé estava acabado. Decretaram o fim do Federer, que o tênis era só para "cavalos", como o Rafael Nadal, e que o Federer, com mais de 30 anos, não tinha mais chance. O Nadal não aguentou o tranco e o Federer continua jogando muito.

Nesta quinta-feira, Roger Federer disputa sua segunda partida pelo Torneio dos Campeões, contra o espanhol David Ferrer, número 5 do ranking. O SporTV transmite a partida ao vivo.

Roger Federer com a camisa da seleção (Foto: Reprodução)Em comercial, Roger Federer vestiu a 10 da Seleção, como Pelé (Foto: Reprodução)

FONTE:

Nenhum comentário: