sábado, 5 de novembro de 2016

"Filho da porta para fora": Rodrigo cita sintonia com o pai Carpegiani no Coxa



CORITIBA


Auxiliar técnico é filho de Paulo César Carpegiani e fica no banco de reservas contra o Atlético-MG, domingo, por conta da suspensão do pai. "É uma satisfação enorme"


Por
Curitiba

Rodrigo Carpegiani carrega um sobrenome de peso no futebol brasileiro. Filho de Paulo César, ele é auxiliar técnico do Coritiba e tem o desafio de ajudar o pai no trabalho. E viverá um momento especial na carreira na partida contra o Atlético-MG, às 19h30 (horário de Brasília) de domingo, no Couto Pereira, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o Carpegiani mais famoso suspenso, Rodrigo terá a missão de comandar o time da beira do gramado. Ele, que tem experiência como técnico por Bento Gonçalves e Lajeadense, comemora a oportunidade:

- É uma satisfação enorme. Fazer este jogo contra o Atlético (Mineiro), uma equipe muito qualificada, que está na final da Copa do Brasil, quarto no Campeonato Brasileiro. Uma equipe como o Coritiba, você estar à frente hoje, mesmo momentaneamente pela expulsão do Carpegiani, é muito bom, valoriza o trabalho, dá uma projeção, mas eu sei onde estou, sei que sou o auxiliar, então nada mais a fazer. É procurar a ajudar nossa equipe a fazer um grande jogo e que a gente consiga sair com os três pontos - afirmou o auxiliar em coletiva na sexta-feira.

Paulo César Carpegiani Rodrigo Carpegiani Coritiba (Foto: Site oficial do Coritiba/Divulgação)
Pai e filho: Paulo César Carpegiani e Rodrigo 
Carpegiani no treino (Foto: Site oficial do 
Coritiba/Divulgação)


No mundo do futebol há mais de 15 anos, Rodrigo Carpegiani admite que a pressão é grande por ser filho de Paulo César Carpegiani, mas garante que, diferente do início da carreira, isso não prejudica mais. Diz que é filho só do portão do CT para fora:

Antes de eu ser o ser auxiliar filho do meu pai, sou profissional, contratado do Coritiba, auxiliar do Carpegiani. Não me considero filho aqui dentro
Rodrigo Carpegiani

- Antes de eu ser o ser auxiliar filho do meu pai, sou profissional, contratado do Coritiba, auxiliar do Carpegiani. Não me considero um filho aqui dentro. O filho é só ali da porta para fora, quando a gente faz churrasco junto, sai para jantar, ele brinca com meus filhos, brinca com os outros netos que ele tem. Então, não considero isso como um trabalho de pai para filho, e sim de um profissional para outro profissional, até porque a cobrança em cima de mim, pode ter certeza, é muito maior do que sobre qualquer outro aqui dentro. Lá no início, realmente, atrapalhava bastante, eu mesmo não sabia diferenciar. Mas, com o passar do tempo, fomos amadurecendo e deixando de lado esse lado família na hora do trabalho. E, hoje, é assim.

Suspenso, Paulo César Carpegiani não poderá passar ordens a Rodrigo Carpegiani ou qualquer outro membro da comissão técnica durante o jogo. O auxiliar, porém, afirma que a falta de comunicação não será problema. Ele diz já saber como agir, qual substituição fazer e quais orientações passar antes e durante os 90 minutos:

- A gente está morando junto, no mesmo local, então vem junto para o treino, vai embora junto, conversa muito neste trânsito, quando a gente janta junto no hotel. Claro que a última palavra é dele, mas a gente conversa bastante. A gente já sabe que se tal jogador machucar, quem é que pode substituir. Se estiver ganhando ou perdendo, que tipo de substituição pode fazer aqui ou ali. Então, quanto a esta falta de comunicação, pode ter certeza que tudo que será feito já foi conversado anteriormente. Uma coisa que aprendi com ele é que, quando a gente vai para o jogo, já vai se precavendo de tudo o que pode acontecer durante o jogo. Isso tudo, a gente faz durante a semana, faz essas experiências, esses testes. Então, pode ter certeza que essa falta de comunicação aí já está bem treinada, bem projetada daquilo que a gente pode sofrer no jogo.

Coritiba faz treino fechado para pegar o Atlético-MG; Juan e Kleber retornam"Humilde e calado", C. Benítez ganha moral no Coritiba e quer ficar em 2017Coritiba reduz preço para jogo contra o Galo e faz promoção para a reta final


Confira outras declarações de Rodrigo Carpegiani sobre o assunto:
Primeiros passos
"A gente começou quando ele montou o RS lá em 2001, quando eu me tornei técnico das categorias de base deles, que formou o Thiago Silva, o Éderson, o Naldo, o próprio Camilo do Botafogo. A partir de 2007 mesmo que eu comecei a trabalhar, não diretamente no campo, mas na área externa, na área da informática, no Corinthians, e, a partir dali, começou. Depois, fomos para o Vitória, passamos aqui no Atlético (Paranaense), São Paulo e por aí afora".

Estreia como técnico
"Ano passado, aí foi meu primeiro time, na segunda divisão do Gaúcho, o Bento Gonçalves. Meu diretor era o Valdir Espinosa. Este ano, fiz o início do Gauchão pelo Lajeadense. Não conseguimos os resultados e acabei saindo. Aí que começou, já são 15 anos juntos, ligado, trabalhando diretamente na bola. Mas, desde que me entendo por gente, eu estou neste meio".

Semelhanças com o pai
"Eu tenho um pouco deste lado de perfeccionista dele. Gosto da perfeição de um time organizado, um time bem distribuído em campo Vocês sabe que o futebol, hoje, é muito competitivo, é muito organizado. Então, se você não tiver organização, não consegue vencer. Trago esse lado, de perfeccionista dele. Claro que tenho minhas ideias e passo para ele, mas a última palavra é dele. Ele é o comandante, eu sou auxiliar e vou estar momentaneamente ali. Tudo o que pode vir a ocorrer durante a partida já foi bem debatida, bem esclarecida da parte dele. Então, a palavra final é dele, é ele quem comanda. Eu estou ali para colaborar, para ajudar o time ser o mais organizado possível para que a gente consiga fazer os três pontos".


Coritiba x Atlético-MG (34ª rodada do Brasileirão)
Local:
Couto Pereira, em Curitiba
Data e horário: domingo, às 19h30 (horário de Brasília)

Escalação provável:
Wilson; Cesar Benítez, Geovane, Walisson Maia e Juan; Amaral, César González e Ruy (Thiago Lopes); Kleber, Vinícius e Kazim (Bernardo)

Desfalques: Carlinhos e Leandro (suspensos), Luccas Claro, Nery Bareiro, João Paulo (lesões nas coxas), Alan Santos (fratura no pé) e Neto Berola (lesão no tornozelo)

Arbitragem: Anderson Daronco (RS) apita, com Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS) nas bandeiras

Transmissão: SporTV (menos PR) e PFCI, com Linhares Jr e William Machado.
Tempo Real: no GloboEsporte.com, a partir de 18h30 de domingo


Confira mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/parana


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/coritiba/noticia/2016/11/filho-da-porta-para-fora-rodrigo-cita-sintonia-com-o-pai-carpegiani-no-coxa.html

Nenhum comentário: