sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Pontos corridos: futebol carioca tem seu pior aproveitamento no Brasileiro


Flamengo, Fluminense e Vasco, juntos, têm 39,3% de aproveitamento superando 2004, com 40,9%. Comentaristas analisam fase das equipes no nacional




Por
Rio de Janeiro


O futebol do Rio de Janeiro não tem nada a comemorar em 2015 na Série A. Se não bastassem as brigas envolvendo Federação e os clubes, Flamengo, Fluminense e Vasco, representantes cariocas na elite do Campeonato Brasileiro, fazem, juntos, a pior campanha do estado na era dos pontos corridos da competição nacional. O aproveitamento é de 39,3% em 33 rodadas disputadas. É mais baixo que 2004, que teve 40,9%. O GloboEsporte.com foi atrás dos comentaristas do SporTV para saber quais são as razões que explicam a péssima fase.

Jorginho e Zinho lamentam derrota para o Fluminense (Foto: André Durão)
Jorginho, técnico do Vasco, e Zinho, seu auxiliar, 
lamentam mais uma derrota (Foto: André Durão)


A falta de planejamento foi apontada por todos os especialistas ouvidos pela reportagem. O comentarista Maurício Noriega reforçou seu discurso citando a falta de organização no modelo administrativo dos clubes.

- O conceito de administração de futebol do clubes do Rio ficou um pouco para trás dos grandes centros. O Flamengo procura encontrar um caminho.O Vasco e o Botafogo estão preocupantes. Não basta só a tradição, como foi há tempos. São Paulo está à frente no Rio por isso. No caso deles, começam com uma preparação muito melhor, em um ritmo muito mais forte. Houve uma evolução muito grande nos times do Sul e Minas. Hoje isso teve um reflexo muito grande nos times do Rio. É a grande decepção do campeonato.

Tabela equipes cariocas (Foto: Reprodução)
O ano de 2012 foi o melhor para o 
Rio (Foto: Reprodução)


O ano de 2011 foi o melhor do futebol carioca nos pontos corridos. Vasco (2º), Fluminense (3º) e Flamengo (4º), se classificaram para a Libertadores. O Botafogo terminou em nono, o que deu ao estado o aproveitamento de 54,6% de aproveitamento. No ano seguinte, em que o Tricolor foi campeão, a média ainda foi alta: 52,6%, a melhor.

No entanto, a queda foi vertiginosa a partir de 2013, temporada em que o Vasco foi rebaixado e Fluminense e Flamengo brigaram para não cair - erros na escalação de André Santos e Héverton salvaram a dupla. Para o comentarista britânicoTim Vickery, cada clube tem sua particularidade.

- Cada caso é um caso. O Fluminense está ligado a perda do patrocínio. Com um elenco mais modesto, iniciou bem a temporada e mostrou uma falsa impressão do que o elenco atual é capaz. O Flamengo a prioridade é outra. É organizar o clube financeiramente, qualquer coisa no campo, seria lucro. De uma certa maneira, não caindo, na verdade é um sucesso, pois a meta estabelecida foi se organizar financeiramente. Já o Vasco teve uma administração ruim no passado. No início do ano estabeleceu como prioridade o Carioca, que não serve para nada, a não ser enganar as pessoas.
Carlos Alberto Torres aproveitou para alfinetar a briga de bastidores entre Fluminense e Vasco pelo lado direito do Maracanã. De acordo com o Capita, a disputa reflete o cenário carioca.

- O Maracanã com aquela briga de um querer o mesmo lado que o outro. Os caras em vez de treinar, trabalhar, melhorar dentro de campo, ficam preocupados em onde vão ser os jogos. Em São Paulo isso não acontece. Não é o principal problema, mas é um problema.

Faltam cinco rodadas para o término do Brasileirão. Flamengo (11º) e Fluminense (12º) estão na zona intermediária da tabela, sem maiores aspirações, com 44 e 43 pontos, respectivamente. O Vasco é o lanterna, com 30 pontos e 96% de possibilidades de ser rebaixado.


*Estagiário sob supervisão de Cauê Rademaker


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/noticia/2015/11/pontos-corridos-futebol-carioca-tem-seu-pior-aproveitamento-no-brasileiro.html

Nenhum comentário: